Pet no Ambiente de Trabalho

Os animais de estimação são seres que trazem até as pessoas um mundo melhor, mais leve, engraçado e repleto de amor. O problema é que eles não podem ser levados a todos os lugares. Os pets por serem companheiros e amigos acabam tendo certa propriedade terapêutica na vida de seus donos e ainda atuando de forma positiva a todos de sua volta, por isso, em muitas empresas eles já são extremamente bem-vindos.

Visitinha dos Pets às Empresas

Nos EUA, é bastante habitual que empresas deixem que seus funcionários levem ao ambiente de trabalhos seus animais de estimação, se não o fazem de maneira regular, estabelecem um dia na semana ou na quinzena para que os pets possam visitá-los no trabalho. Em nosso país, ainda que tal procedimento não seja tão aceito, há alguns empresários que carregam seus animaizinhos ao escritório, onde eles acabam se tornando mascotes e fazem o maior sucesso dentre os funcionários.

Exemplos no Brasil

Em diversas empresas brasileiras os pets são bem-vindos como no caso da marmoraria Heitalia, onde sua proprietária leva o border collie Louis, ao menos durantes três vezes na semana para curtir o dia com ela. No início, o cachorro se mostrava um tanto arredio, entretanto, depois de um tempo se mostra a vontade com os funcionários e ainda com os clientes que visitam a empresa. O animal se tornou tão essencial, que todos perguntam por ele quando ele não está.

Essa forma de interação é bastante eficiente para o dono e para o animal, e ainda a todos que o circundam. Geralmente, todos gostam de animais, e isso torna o ambiente de trabalho mais leve e harmonioso.

Empresas Grandes Que Aceitam Pets

O Google é uma das grandes empresas famosas por sua companhia dog-friendly, possuindo ainda uma política própria quanto os animais de estimação no trabalho. A regra da empresa informa que o carinho do Google pelos cachorros é um lado da cultura corporativa da firma.

Apesar de gostarem de gatos, são uma empresa essencialmente canina, em razão disso, como norma geral, acreditam que os bichanos que fizerem visitas aos escritórios podem acabar ficando um tanto estressados.

Mais Exemplos

Para os donos de Pet Shops a ida de bichos de estimação ao trabalho é bem simples, já que o negócio deles gira em torno disso, e os clientes se sentem mais à vontade quando o dono do estabelecimento também tem um pet e gosta dele de verdade.

Mas, a tendência atual é que as empresas, de qualquer ramo, passem a permitir a ida de pets de estimação ao trabalho. Até porque isso já vem sendo permitido em diversos países, em asilos e ambientes hospitalares. O amor e carinhos que os animais têm por seus donos é tão forte, verdadeiro e desinteressado, que acaba ajudando a lidar com os problemas do dia a dia, além de tornar o cotidiano mais feliz e leve.

Mas não são somente os gatos e cães que aparecem no trabalho de seus donos. Há animais diferentes que fazem muito sucesso nesses ambientes, como por exemplo, a Calopsita, que é bastante dócil, sendo capaz de interagir bastante com todos ao seu lado.

Os animais são bem-vindos, pois acabam fazendo com que os problemas sejam esquecidos e a imaginação evolua de forma simples e criativa, já que os animais agem sem nenhum interesse, apenas amam e pronto.

Como Permitir Animais Dentro da Empresa

A visita de animais às empresas requer, entretanto, regras predeterminadas. Muitas delas são listadas pelo movimento americano conhecido como #PetsAtWork, ou seja, animais de estimação no ambiente de trabalho, veja logo abaixo algumas delas:

  • -Ambiente adequado aos animais;
  • -Diminuição de estresses aos pets.

Nos dias atuais, nos EUA, uma a cada cinco firmas permitem a visita dos animais, de acordo com a APPMA, ou seja, Associação Americana de Fabricantes de Produtos para Animais, garantindo que 75 milhões dos norte-americanos creem que a presença dos animais no trabalho deixa as pessoas bem mais felizes e outros 70 milhões creem que os mesmos diminuem o estresse dos funcionários. Empresas como a Amazon.com e o Google se autodenominam amigos dos pets.

Desde a década de 90, nos Estados Unidos, a campanha chamada de “Take Your Dog To Work Day”, que pode ser acessada através do site http://www.takeyourdog.com/ promove a a aceitação de pets de estimação no ambiente de trabalho e, para isso todo o dia 20, do mês de junho, várias empresas dos EUA permitem que seus funcionários levem seus cães consigo ao trabalho.

Aqui no Brasil muitas empresas também permitem que seus funcionários levem seus animais ao trabalho, já que isso faz com que o ambiente de trabalho se torne mais tranquilo e familiar, fazendo com que seus funcionários tenham um rendimento muito maior e trabalhem com muito mais alegria.

Mas está enganado quem pensa que somente os animais convencionais podem trazer alegria ao ambiente, as galinhas e porquinhos também são muito bem-vindos, pois encantam as pessoas logo de cara e ainda quem nem todos os funcionários se sintam a vontade trazendo seu animal, se apenas um deles resolver trazê-los, já fará a diversão dos demais.

Animais Como Estratégias de Marketing 

Para muitos donos de empresas, ter um animal de estimação do trabalho é bem mais que partilhar experiências e trocar carinho. Esses pequeninos acabam se tornando referência por onde passam. Muitas lojas acabam se tornando conhecidas entre seus frequentadores por apresentarem um animal de estimação: Ah! Na loja do gatinho! Em muitos casos os animais ficam por ali, pela frente perambulando e as pessoas que passam pela rua acabam entrando somente por causa deles, e acabam se tornando clientes do estabelecimento.

Os animais são capazes de chamar muito mais a atenção que uma vitrine decorada ou uma promoção interessante. Além do mais, todos aqueles que gostam de animais passam a ter confiança naquele estabelecimento, pois percebem que o dono do lugar tambpém é amante dos animais.

Por isso, é importante cultivar o amor pelos animais, inclusive no ambiente de trabalho, fazendo com que os funcionários possam ficar mais relaxados e alegres, tendo prazer com o que fazem e em sintonia com a empresa.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Informações

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *