Os Animais mais Raros do Mundo

As ações inconsequentes do ser humano visando ao lucro nos últimos séculos já levaram à extinção centenas de espécies em todo o mundo, e a lista não para de crescer. Alguns dos animais mais raros do mundo são:

Tartaruga-das-galápagos-de-pinta (Geochelone nigra abingdoni): mas pode chamá-lo de George. Sim, “chamá-lo”, pois ele é o último ser dessa espécie. George, o solitário, como é chamado, é a última tartaruga gigante de sua subespécie, habitante das ilhas Galápagos, dizem que há a possibilidade de o grandalhão de aproximados 130 anos ter “conhecido” ninguém menos que Charles Darwin, quando esse visitou o arquipélago, que mais tarde daria origem à Teoria da Evolução das Espécies, também conhecida como Darwinismo.

Gigante

Baiji ou Golfinho Branco (Lipotes vexillifer): conhecido ainda como Golfinho-lacustre-chinês, Golfinho do Yang-Tsé, até 2007 a espécie era considerada já extinta, quando moradores de uma região afastada da China avistaram um. Ainda assim, a espécie é um dos mamíferos mais próximos da extinção, pois estima-se que existam apenas 10 indivíduos. Sua quase extinção foi causada pela caça predatória, porque na região ele é comido, como tantos outros cetáceos (ordem de classificação de espécies que inclui também as baleias), e pela destruição do habitat natural dele para construção de hidrelétricas.

Lince-ibérico (Lynx pardinus): pode se dizer que é um “gatão”, por sua aparência muito semelhante a do gato doméstico, porém um tamanho muito, muito maior. A pelagem, contudo se assemelha a do leopardo. O bichano é espanhol, chega em média a 70 cm e é considerado o único grande felino em risco de extinção atualmente. A ameaça de extinção se deu devido ao fato de os linces caírem em armadilhas de caça para, vejam só, coelhos. O número atual de indivíduos é de 103, sendo que os 3 últimos são a esperança da espécie, pois nasceram em cativeiro.

Gato

Coelho asiático (Caprolagus hispidus): um bichinho das alturas, encontrado no Himalaia, especialmente na parte nepalesa. Esse coelhinho pode não parecer um coelho, já que tem pernas e orelhas curtas, e uma cara que lembra um esquilo. Assim como o Golfinho Branco, até 1964, a espécie era considerada extinta. A quantidade de espécies existentes é de 100 indivíduos, com o agravanto que eles não se reproduzem em cativeiro. A causa da quase extinção foi, provavelmente, a caça para consumo.

Búfalo-da-água ou Búfalo-anão de Minoro (Bubalus mindorensis): é diferente da maioria das espécies de búfalos, pois esse chega apenas a 1 m de altura e tem como característica os chifres em forma de tesoura. Mas, não pense que por ser baixinho ele não é forte. Nas Filipinas, seu país de origem, eram usados para puxar carroças e arados. A principal causa da dizimação da espécie foi a malária, e hoje acredita-se que existam no máximo 200 indivíduos.

Bufalo Anão

Rinoceronte de Java (Rhinoceros sondaicus): original das ilhas de Java e Sumatra, o rinoceronte é uma das espécies mais ameaçadas do mundo, devido a total destruição de seu habitat natural. Hoje existem menos de 100 indivíduos, e sua quase extinção se deve principalmente ao uso de seus chifres na medicina chinesa.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Informações

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *