Obesidade Em Cães e Gatos

Dar banho, tosar, cortar as unhas, dar de comer e água são as principais preocupações dos donos de cães e gatos. Mas você sabia que a alimentação do seu pet é crucial para a sua saúde? Comendo adequadamente, cães e gatos terão uma vida mais longa e cheia de energia e saúde. Com a obesidade, a expectativa de vida (assim como nos humanos) pode diminuir em mais de 50% em número de anos.

O Que é Obesidade Em Cães e Gatos?

Assim como nos humanos, a obesidade em animal é baseada em sua massa corporal, uma relação entre peso, altura e porte físico. Cada raça pode alcançar um máximo de peso até ser considerada obesa, que varia bastante. Um cachorro da laça labrador, por exemplo, pode ter até 50 quilos e está perfeitamente saudável. Já um gato deve chegar até no máximo 20 quilos.

Assim como nos humanos, os médicos também detectam se o animal está obeso por meio de sua pesagem constante. Em visitas ao veterinário, o animal deve ser pesado sempre com uma balança específica. Em casa, o dono pode controlar o peso avaliando com a diferença entre o dono e seu animal. Primeiro ele se pesa e depois ele se pesa com o pet nos braços, tirando a diferença para encontrar o peso correto do animal. Esta pesagem não é muito eficiente, mas funciona bem.

Os Problemas Da Obesidade Em Cães e Gatos

O sobrepeso em animais podem causar diversos problemas de saúde, tão ou mais graves que nos humanos. Um dos maiores problemas são danos à sua estrutura óssea. Algumas raças evoluem de acordo com seu porte, e carregar um peso extra pode danificar as articulações, causando dores e problemas no desenvolvimento. Você pode ter um gato muito quieto porque ele simplesmente não consegue se mexer.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=hZtxS4DjEMs[/youtube]

Locomoção é um dos problemas menos graves que um cachorro ou gato obeso vai ter. Um dos maiores problemas é enfrentar a diabetes mellitus, diabetes com necessidade de controle de insulina que vai diminuir bastante a qualidade de vida do bicho. Ele pode ter cegueira, amputação dos membros e necessitar de cuidados especiais graves e caros ao longo dos anos. O animal terá uma vida limitada também, com graves problemas de cicatrização de feridas ao longo dos anos.

Com o aumento da gordura corporal, o animal pode ainda sofrer um infarto ou sofrer bastante com a sobrecarga cardíaca. Isso acontece porque sua pressão arterial irá aumentar e, com seu porte bem menor, será preciso uma intervenção cardíaca para o fluxo sanguíneo se normalizar.

Com o aumento do peso e aumento da pressão arterial, pode surgir ainda a dificuldade respiratória, causando a necessidade de uma intervenção cirúrgica para desobstruir vidas e melhorar a circulação.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=xVU2Vl0q_k0[/youtube]

Como Evitar a Obesidade Em Cães e Gatos

Uma das formas mais seguras de evitar a obesidade é controlando não apenas a alimentação dos bichos, mas a qualidade dela. Para cães, uma alimentação diária e com hora marcada é a melhor forma de manter a dieta do bicho sobre controle, bem eficiente. Veterinários, criadores e treinadores indicam este adestramento para garantir a quantidade correta de consumo diário de alimento.

Os animais também devem comer apenas alimentos próprios para eles, e não comida para humanos. Sabemos: muita gente alimenta cães e gatos com pratinhos de almoço, mas não é o correto. A ração é um alimento balanceado ideal para a sua dieta, por isso um prato de almoço igual ao que comemos pode trazer problemas a seu sistema digestivo. Nosso sal é mais do que ele pode suportar normalmente, bem como nosso açúcar e nosso tempero. Nada disso está contido na ração. Tudo o que é feito para os humanos é excesso para eles.

A famosa “beliscadinha” também não deve exigir entre os animais. Eles não devem receber docinhos, salgados de seja qual for o tamanho. A tentação dos donos é grande de premiar seus pets com um biscoito recheado, mas a glicose contida em tais alimentos faz um extremo mal ao animal.

Dicas Para Evitar a Obesidade Em Animais

Além de cuidar da alimentação, outros cuidados são necessários em sua rotina diária para evitar o problema. Alguns dicas práticas podem ajudar, como:

  • Não deixar alimentos humanos ao alcance do animal. Algumas raças de cachorro como a Beagle comem tudo o que tiver pela frente, fazendo bem ou mal ao seu organismo. Pode-se ter um animal obeso em casa apenas por deixar um saco de pão aberto. E gatos, por natureza, são ladrões de comida.
  • Leia as instruções da embalagem de ração sobre a dose diária indicada de acordo com sua raça em casa. Se você compra em quilo, busque o site do fabricante. Cada ração indica a porção adequada de nutrientes de acordo com o porte do animal e obedecer garante uma boa nutrição.

Meu Animal Está Obeso, e Agora?

Se seu animal já está com o peso elevado, os cuidados devem ser tomados como nos adultos. Fazer regime é um deles. Mas em cachorro e gato? Isso mesmo! O regime é cortar os excessos e diminuir um pouco as rações. Seu animal vai sentir fome, como todo bom humano de dieta, mas irá se acostumar muito em breve em sua nova dieta de alimentos e, com o tempo, não vai comer tanto como antes.

Exercícios físicos também são indicados. Os animais também queimam calorias e podem voltar ao normal com uma boa base de exercícios diários. Você também vai aproveitar o gancho e ficar em forma com uma caminhada ou corrida, para os animais que já se dão bem com uma guia e se comportam bem na rua.

Não quer caminhar com ele? Estimule os exercícios então com brinquedos em casa como bolas, discos ou tudo que ele possa correr atrás. Ter dois animais é bacana para que eles possam brincar entre si e manter a atividade física. A obesidade torna os animais preguiçosos, e estimular o movimento em combinação com uma dieta balanceada pode fazer a queima se tornar mais rápido e aumentar a qualidade de vida de cães e gatos.


Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Informações

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *