Rato-do-Cacau

Com nome científico de Callistomys pictus, o rato-do-cacau é um roedor muito encontrado no estado brasileiro da Bahia. Recebeu esse nome popular por se adaptar muito bem nas plantações de cacau. O animal pesa em média 450 gramas, pode chegar a medir até 62 centímetros possui pelos brancos em seu corpo e uma mancha escura que vai da cauda até a cabeça, se alimenta principalmente de folhas e frutas.

O Rato-do-Cacau

Rato-do-Cacau

Rato-do-Cacau

O rato-do-cacau é um animal onívoro, ou seja, se alimenta tanto de produtos de origem animal quanto de vegetal, e tem hábitos noturnos. Ele pertence à família dos Echimyidae, que constitui alguns tipos de roedores da América do Sul. Esse tipo de roedor já foi considerando como sendo parte dos Isothrix, mas muitos estudiosos consideram a espécie muito distinta dos outros animais que compõem esse gênero.

A classificação científica do animal é a seguinte: ele pertence ao reino Animalia, do filo Chordata, é da classe Mammalia, da ordem Rodentia, da família Echimyidae e finalmente, do gênero Callistomys. A família Echimyidae constitui os roedores encontrados na América do Sul que possuem o nome popular de ratos-de-espinho.

Os Roedores

Espécie

Espécie

Os roedores são os animais que possuem um maior número de mamíferos com placenta, pois possui mais de duas mil espécies, correspondendo assim a 40% das espécies de animais mamíferos.

Grande parte dos roedores é de pequeno porte, o menor deles é o camundongo-pigmeu da África, que possui seis centímetros de comprimento e pesa apenas sete gramas. Já o maior roedor que existe é a capivara, que é um animal de grande porte que atinge até 45 quilos. Alguns estudiosos afirmam que o extinto roedor Phoberomys pattersoni chegava a pesar até 700 quilos.

São animais encontrados na maioria dos continentes do mundo, com exceção da Antártida, normalmente eles são encontrados em grande parte das ilhas e diversos outros habitats.

Características Comuns Aos Roedores

Mamífero

Mamífero

Apesar de existirem tantas espécies de roedores e cada um deles possuir suas características próprias, existem algumas que são comuns a todas as espécies. Como é o caso da dentição, como são roedores, eles precisam de dentes próprios para poder roer seu alimento e para isso possuem os dois dentes da frente bastante desenvolvidos, são dois na parte superior e outros dois na parte inferior da boca.

Os dentes dos roedores não param nunca de crescer, pois como são muito usados, eles acaba tendo um desgaste muito grande. E sem os dentes eles não conseguiriam se alimentar. Os roedores não possuem dentes caninos, as presas, pois não precisam delas para se alimentar, eles usam seus dentes molares para triturar o alimento. Os roedores mais conhecidos são: a capivara, o castor, a marmota, o esquilo, todas as variações de ratos, entre outras espécies.

Por Heloisa Prado

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Mamíferos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *