Onça Do Pantanal

A onça-pintada, esta que também pode ser considerada como jaguar, é uma espécie de animal mamífero carnívoro, ou seja, quando nasce, tem todas as qualidades de um mamífero, se alimentando de sua mãe, que produz leite, mas no decorrer de seu crescimento passa a ser alimentada com carne de animais de outras espécies, sendo também ensinada a caçar por sua mãe.

É considerada como o terceiro maior felino do mundo, perdendo espaço apenas para o tigre e para o leão. É mais encontrada no continente americano, porém, sua raça, assim como muitas outras, sofre de extinção. A onça, que é bastante parecida com o leopardo, pode ser diferenciada pelo fato de possuir maior quantidade de pelos e manchas em sua pele.

Onça Do Pantanal

Onça Do Pantanal

Ela também pode ser conhecida como onça-pintada do Pantanal, já que o habitat natural é relacionado a locais onde haja água e animais em abundância, sendo assim, de acordo com diversos estudos, o local onde há maior concentração de sua espécie é no Pantanal e regiões da Amazônia.

A caça deste animal, justamente pelo fato de estar em extinção, é considerada altamente proibida, ou seja, a venda de pele ou até mesmo da carne da onça é considerada crime em qualquer região que este seja feita, tanto no Brasil como nos Estados Unidos e Argentina, onde há maior concentração do animal.

Onça Do Pantanal

Onça Do Pantanal

A onça-pintada do Pantanal trouxe ao Brasil diversos curiosos que obtinham desejo de estudar um pouco mais sobre sua espécie, sobre a forma com a qual se relaciona com os seus familiares, forma de sobrevivência e de caça. É possível encontrar diversos vídeos na internet sobre como ela procede ao atacar um outro animal para se alimentar.

Também é possível dizer que tem se tornado um grande atrativo para aqueles que têm o desejo de apenas apreciar a beleza deste, fazendo assim com que haja inclusive turistas que venham ao Brasil, mais especificamente ao Pantanal, para conhecer um pouco mais sobre ela.

Onça Do Pantanal

Onça Do Pantanal

Mas, para os moradores da região, ela não é apenas um objeto de apreciação, e sim de ameaça, afinal, no Pantanal também há diversos fazendeiros, que acabam por se ver obrigados a matar os animais, que muitas vezes se perdem da reserva que é destinada a eles e acabam invadindo fazendas, colocando em risco a vida das famílias e do gado que é criado. A forma de proteção encontrada por essas pessoas infelizmente é matar os animais.

Hoje é possível dizer que no Pantanal localiza-se cerca de 70% de toda a população existente de onças-pintadas no mundo, sendo assim, a única forma de procriação garantida é fazer com que elas vivam de forma segura, mesmo que uma ou outra acabe buscando a preferência pelo gado doméstico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>