O Javali Europeu

O Javali Europeu é um animal que tem o nome cientifico de Sus Scrofa. Ele é um paquiderme (ordem de mamíferos) que é oriundo dos continentes africano e asiático, sendo considerado o pai dos porcos domésticos, tão conhecidos por todos nós. Apesar de serem animais originados da Ásia e da África, os Javalis estão distribuídos por todo o mundo, porém devido a alguns danos que eles podem causas (principalmente as plantações), eles estão extintos em alguns países.

Características Do Javali

Os Javalis são suínos, e são animais que pertencem a mesma família dos porcos (suídeos), eles são animais que possuem o seu corpo coberto de pelos alongados e grossos, e que são da cor marrom escura, cinza escura, parda ou preta. Seus pelos são ralos no verão e espessos no inverno, devido a grande adaptação que os Javalis possuem aos meios onde vivem.

Os Javalis são animais que possuem olhos pequenos, o que torna a sua visão debilitada. Porém, em compensação, eles possuem a audição e o olfato muito desenvolvidos, o que gera um instinto muito aguçado.

Os javalis vivem em grupos (manadas), que são compostas pelos javalis jovens e pelas fêmeas, enquanto os javalis machos vivem sozinhos durante a maior parte do tempo, e só se juntam a manada no momento em que vão acasalar. Eles podem chegar a viver entre 20 (vinte) a 25 (vinte e cinco) anos.

Os Javalis são animais de temperamento calmo, mas como os animais selvagens, quando são ameaçados, acuados, feridos, ou estão com suas crias, eles acabam ficando agitados e bravos, se tornando animais violentos e perigosos, podendo chegar a atacar os seres humanos.

Os Javalis são animais que possuem hábitos noturnos, e são vistos com maior frequência ao nascer do dia e ao fim do dia.

Nos últimos tempos a população de javalis sofreu um grande aumento, sendo avistados esses animais por países como a Suécia, onde ele já se encontrava extinto em tempos anteriores. Este aumento é resultado das mudanças existentes nas regiões agrícolas da Europa, além do Javali ter uma grande capacidade de se adaptar a novas condições climáticas e a redução dos seus principais predadores, que são: o lobo (canis lúpus), o lince (lynxsp) e a águia real (aquilla chrysaetos).

A Alimentação Dos Javalis

Os javalis são animais onívoros (animais que se alimentam tanto de animais como de vegetais, possuem características de animais carnívoros e herbívoros). Eles se alimentam de plantas, frutos, raízes, insetos, moluscos, algumas espécies de vegetais e pequenos animais (aves, mamíferos). As fontes vegetais são a base principal de sua dieta alimentar, porém as fontes animais complementam as fontes vegetais, pois são ricas em proteínas.

De uma maneira geral, o Javali se alimenta com a comida que estiver disponível, isto é, se alimenta com o que o meio em que ele vive lhe oferecer, dando preferência aos alimentos ricos em nutrientes (frutos e plantas). A sua alimentação varia de acordo com o tempo e o local de habitat, e a disponibilidade de alimentos acaba influenciando de forma direta no fator reprodutivo dos javalis, pois ela é responsável pelo estado físico dos animais.

Devido os Javalis se alimentarem de plantas, eles são responsáveis por causar danos na produção agrícola. Os estragos acontecem devido aos Javalis desenterrarem as plantas para se alimentarem delas e das raízes e por destruírem as plantações pelos deslocamentos. Normalmente as plantações atacadas são: a de milho, a de cereais, as vinhas e os arrozais.

Para a prevenção de possíveis danos, podem ser utilizados avisos sonoros, visuais e odoríferos; obstáculos físicos e redes elétricas.

Tipos De Javali

Existem várias espécies de Javali, como por exemplo:

  • Javali das Índias (Sus cristatus) – Que exibe uma crina negra, eriçada, ao longo da espinha dorsal. É a origem dos porcos da Índia;
  • Javali Raiado (Sus vittatus) – é caracterizado pela faixa que orna os flancos. Normalmente habita as ilhas de Java, Samatra e Bornéu;
  • Javali de bigodes branco (Sus scrofa leucomystax) – é a subespécie japonesa, apresenta uma linha esbranquiçada que liga o olho ao canto da boca. É considerado o ancestral dos porcos domésticos da China;
  • Javali Verrugodo (Sus verrucosus) – apresenta verrugas sob os olhos;
  • Javali Barbado (Sus barbatus) – é maior que os outros javalis e possui uma barba abundante;
  • Javali Anão (Sus Salvanius) – Não cresce mais que 28 cm e a fêmea é dotada 03 pares de mamas. Habita as florestas úmidas da Ásia;

A Caçada De Javalis

O Javali é um animal bastante apreciado pelos caçadores, e atualmente, devido ao aumento populacional de suas espécies, é a principal espécie caçada na Europa, constituindo como uma boa fonte de renda para os caçadores.

Existem muitas formas de se realizar a caça de Javalis, no entanto, as mais usuais e utilizadas são: a de espera e a com cães.

Na modalidade de caça de espera, o caçador identifica os barreiros onde os Javalis costumam se banhar, e no caso, ele monta uma tocaia, ficando na espera do animal em cima de uma árvore ou armação própria, ficando o mais camuflado possível, esperando chegar à noite quando os animais costumam se deslocar. O caçador deve escolher um macho adulto com dentes grandes (que são os troféus da caçada), para assim preservar a espécie.

Na modalidade de caça com perseguição de cães, o caçador solta os cães em locais onde se identificou sinais da presença de Javalis. Os cães, quando encontram o animal, uivam e alertam os caçadores e outros cães para que se inicie a perseguição ao Javali. Neste tipo de caçada, não tem como o caçador selecionar o Javali, pois os cães perseguem qualquer Javali, sem fazer distinção.

Ressaltamos que cuidados devem ser tomados no momento de realizar caçadas de Javali, pois como citamos acima, eles são animais selvagens e nesses momentos se tornam muito violentos, e mesmo que estejam feridos, não é recomendado se perseguir um Javali no mato durante a noite, pois mesmo assim eles serão perigosos.

Em vários países europeus (Bélgica, Itália, Alemanha, França e Espanha), a caçada de Javalis é tratada como esporte, pois lá os animais não são considerados nocivos ou pragas, como no Brasil e no Uruguai.

Carne De Javali e Suas Propriedades

A carne de Javali é uma iguaria que está ficando conhecida e apreciada pelas pessoas, pois ela é uma carne muito saborosa e que possui menos gordura e menores taxas de colesterol, que as carnes de outros animais, além de serem carnes ricas em proteínas e sais minerais.

A criação de Javalis para serem abatidos para consumo alimentício e até mesmo para caça controlada é um negócio que está em franca ascensão em todo o mundo. Pois, em termos econômicos, a criação de Javalis tem retorno financeiro garantido, sendo mais lucrativa que outras criações de animais.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Mamíferos

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *