Tatu Canastra

No Brasil o Tatu é um animal que não pode ser caçado. Os Tatus estão protegidos contra as caças que ocorriam com grande frequência, e elas tinham o objetivo de utilizar a carne do animal para comer e a sua armadura que é muito resistente, para a confecção de diferentes utensílios.

Em cativeiro, esse animal não se adapta muito bem, e por isso é difícil encontrá-lo em zoológicos. É um animal que está entre a lista das 207 espécies de animais que estão ameaçados de extinção, mesmo sendo protegidos pela lei.

Características do Tatu-Canastra

O nome científico do Tatu Canastra é Priodontes Giganteus. Esse animal é um dos mais raros da espécie de tatus vivos e é um dos maiores Tatus de todo o mundo, e pode medir de 0,75 metros até 1 metro de cabeça e corpo, e a cauda pode medir até 50 centímetros de comprimento, seu peso é de aproximadamente 60 kilos.

Raro

O Tatu Canastra possui o corpo maciço, porém flexível, pois apresenta um grande número de cintas móveis. Sua cabeça é alongada, o focinho é cônico e as orelhas são pequenas e ovais. Possui cinco dedos e as unhas das patas posteriores são grandes, largas e arredondadas, já as patas anteriores as unhas são grandes e falciformes, e a unha do terceiro dedo pode chegar a medir até 15 centímetros.

Animal

A carapaça tem coloração escura nas partes superiores e cor amarelada nas partes inferiores. Esse animal possui dificuldades para ouvir e enxergar, mas o olfato é bastante aguçado. É um animal escavador e na sua toca podemos encontrar vários corredores e câmeras.

O Tatu Canastra é um animal terrestre e solitário e possui hábitos noturnos. Alimenta-se principalmente de insetos, mas também pode ingerir outros animais e vegetais. A gestação dessa espécie dura quatro meses e pode nascer um ou dois filhotes. É um mamífero e não possui dentes.

Onde Encontrar Essa Espécie

O Tatu Canastra é um animal que pode ser encontrado em toda a América do Sul, desde a Venezuela e Guianas até a Argentina. No Brasil, eles podem ser encontrados na floresta Amazônica e em alguns trechos do estado do Mato Grosso, vivem em locais que não são povoados.

Habitat

A distribuição desse animal abrange todo o território brasileiro, mas existe uma grande pressão de caça que está conciliada com as transformações dos campos e dos cerrados, e devida a essas transformações em seu habitat natural, o tatu canastra é uma espécie que está ameaçada de extinção e pode ser um dos primeiros animais a desaparecer da fauna.

Por isso, é de extrema importância preservar e respeitar esse animal que é tão importante para a fauna brasileira, pois só com medidas adequadas de preservação, esse animal não será extinto.

Por: Érica Ap. Gomes

2 comentários

  1. a historia do tatu e muito interesante

  2. muito interesante o tatu canastra e um animal muito lindo grande e fofo!!!!!!!!!!! ;)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>