Fotos de Ocapis

Ocapi (Okapia johnstoni)

Ocapi (Okapia johnstoni)

Conhecido popularmente como unicórnio africano, o Ocapi (Okapia johnstoni), parece uma mistura de zebra e girafa – junto com a qual forma a última dupla de representantes da família Giraffidae vivos. Numa breve observação desse espécime curioso podemos identificar algo de girafa no seu pescoço alongado (mas, nem tanto assim) e formato da cabeça assim como a pelagem listrada das zebras nas suas patas.

Esse fascinante animal está se tornando cada vez mais raro devido a iminente ameaça de extinção, atualmente, há entre 10 e 20 mil indivíduos. O habitat dos Ocapis é basicamente as florestas em dossel da República Democrática do Congo, podem ser vistos também em 42 zoológicos. Que tal conhecer mais sobre os Ocapis?

Mapa da República Democrática do Congo

Mapa da República Democrática do Congo

Ocapi: A Lenda do Unicórnio Africano

A Lenda do Unicórnio Africano

A Lenda do Unicórnio Africano

Essa espécie foi desconhecida da humanidade até o século 20, por muito tempo os europeus que passavam pela África ouviam falar a respeito de um animal que não era nem uma zebra e nem uma girava, mas tinha semelhanças com ambos. O fato de raramente serem vistos pelos exploradores rendeu ao Ocapi a alcunha de unicórcio africano.

A primeira descrição feita de um Ocapi foi feita pelo zoólogo inglês Philip Lutley Sclater e data de 1901. Uma curiosidade é que há uma menção aos Ocapis no começo do século 5 a.C., o animal teria sido representado na fabulosa fachada de Apadana em Persépolis (atual Irã) como um tipo de presente de uma procissão etíope.

 Apadana em Persépolis (atual Irã)

Apadana em Persépolis (atual Irã)

Características Físicas do Ocapi

 

Mãe Ocapi e seu filhote

Mãe Ocapi e seu filhote

O visual do Ocapi é o que podemos chamar de peculiar tendo uma cobertura do dorso em cor marrom chocolate e as patas listradas de preto e branco. Sua cabeça tem grande semelhança a uma girada tendo focinho afunilado e orelhas flexíveis. Embora seu pescoço seja bem mais curto que das ‘primas’ girafas é relativamente longo quando comparado com outras espécies semelhantes. Tal qual as girafas, os Ocapis, possuem sete vértebras cervicais.

Os machos da espécie possuem chifres curtos e cobertos de pelos, já as fêmeas apresentam tonalidade avermelhada e sem chifres aparentes. A altura de ombro desse animal é considerada média, cerca de 1,5 metros e seu peso varia entre 200 e 350 kg. Trata-se de um animal com diversas habilidades adaptadas ao seu habitat natural como visão adequada a noite, bolhas auditivas que facilitam sua audição e dentes que possibilitam o corte de folhas secas.

Ocapi

Ocapi Macho

Semelhanças e Diferenças Com as Girafas

 

Estima-se que Girafas e Ocapis tiveram um ancestral comum a 11,5 milhões de anos atrás

Estima-se que Girafas e Ocapis tiveram um ancestral comum a 11,5 milhões de anos atrás

Comparativamente os ocapis são bem menores que as girafas, enquanto na última ambos os sexos possuem chifres nos primeiros apenas os machos. Destacam-se ainda das girafas por contar com seios palatinos, únicos dentre os girafídeos. O andar das girafas e dos ocapis são bastante semelhantes tendo como principal característica o fato de mover a pata dianteira e traseira do mesmo lado para dar um passo. Também é comum as duas espécies uma língua preta longa que ajuda na captura de insetos e na limpeza do corpo.

Comportamento dos Ocapis

 

Ocapi usa sua velocidade para tentar escapar dos predadores

Ocapis usam sua velocidade para tentar escapar dos predadores

Essa espécie tem comportamento quase que majoritariamente diurno, porém, podem se manter ativos com certa facilidade mesmo em meio a escuridão. De maneira geral são animais solitários que se juntam apenas para a reprodução. Os ocapis machos tem comportamento migratório enquanto as fêmeas apresentam características mais sedentárias. Uma forma eficaz dos ocapis machos marcar território é urinar em pontos que consideram chave.

A proteção do território é importante para os ocapis machos, porém, eles permitem que as fêmeas da espécie passem para que possam se alimentar. A higiene é algo muito relevante no dia a dia desses animais sendo que muitos deles esfregam o pescoço em árvores deixando para trás manchas avermelhadas. Embora dificilmente sejam agressivos, os ocapis, podem dar chutes e bater usando a cabeça. Seu principal predador é o leopardo. A expectativa de vida de ocapis na natureza é de 20 anos, em cativeiro 30.

Principal predador do Ocapi

Principal predador do Ocapi

Herbívoro

 

A dieta dos ocapis tem como base mais de 100 espécies vegetais dentre as quais estão gramíneas, folhas, frutas e samambaias. Algumas das plantas que fazem parte da dieta desses animais são consideradas venenosas para o ser humano. O período em que esses animais preferem se alimentar é o intervalo da queda de árvores.

Reprodução

 

Casal Ocapi

Casal Ocapi

A maturidade sexual chega para as fêmeas da espécie com cerca de um ano e meio de idade enquanto que para os machos se dá a partir de dois anos. Há todo um ritual de corte em que o macho faz círculos em torno das fêmeas de ocapi, ambos se cheiram e se lambem. O macho usa seu pescoço para se ‘mostrar’ para a fêmea, joga suas patas dianteiras para frente e para trás.

A gestação dos ocapis dura entre 440 e 450 dias, o filhote da espécie pesa entre 14 e 30 kg. Durante as 3 ou 4 horas de parto a fêmea de ocapi permanece em pé, conforme o trabalho do corpo vai avançando ela pode descansar um pouco. As mamães ocapi cuidam com intensidade dos seus bebês oferecendo-lhes leite rico em proteínas e pouca gordura. Os filhotes conseguem se firmar nas patas ficando em pé cerca de meia hora após terem nascido.

Habitat dos Ocapis

 

Os ocapis são animais endêmicos das florestas de dossel do Congo com altitudes entre 500 e 1.500 metros. Esses animais não habitam florestas de galeria e nem mesmo habitats que tenham presença humana. Apesar de não serem encontrados em florestas de pântano, os ocapis, podem viver em regiões alagadas sazonalmente. Havia ocapis também na Uganda, contudo, nesse país a espécie já está extinta.

Ameaça de Extinção do Ocapi

 

Ossada de Ocapi, o animal se encontra em grande risco de extinção

Ossada de Ocapi, o animal se encontra em grande risco de extinção

A espécie tem o status de ameaçada de extinção e mesmo com uma unidade de conservação no Congo enfrenta dificuldades, pois há uma série de conflitos com rebeldes congoleses que acreditam que os cientistas e tratadores desses animais atrapalham suas atividades que incluem extração de ouro e marfim da região.

Já houve episódios em que os rebeldes mataram ocapis para tentar acabar com a unidade de conservação. Em contrapartida temos que citar iniciativas de proteção que incluem a Okapi Conservation Project que é um projeto de conservação da espécie que trabalha para essa finalidade desde 1987.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Médios

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *