Bufalos

Animais Domésticos

Os búfalos são animais domésticos, que produzem carne e leite que são muito bem aproveitados para o consumo humano. Mas também podemos aproveitar no trabalho do campo, por sua exuberância e força. De temperamento dócil, de fácil criação e manejo, adapta-se muito bem em quaisquer condições ambientais. É bom lembrar que o búfalo doméstico não tem nada a ver com o bisão americano e muito menos com o búfalo africano, que tem por principal característica a selvageria de seus gênios nada amigáveis.

  Video

O búfalo foi trazido ao Brasil no inal do século 20 na Ilha de Marajó, no estado do Pará.Com sua grande importância de produtor de carne e leite, o rebanho brasileiro se tornou o maior rebanho das américas, girando em torno de milhões de cabeças sendo criadas no território brasileiro. Como a criação de bubalinos é rústica, eles são criados em várias condições climáticas, e geralmente são aproveitados nas áreas nas quais o rebanho bovino não consegue se adaptar para a criação. É uma espécie que se adapta melhor nas regiões pantanosas e alagadas, pois se caracterizam  pela constante busca de água para se refrescar, acabam também se protegendo do ataque de insetos e de parasitas.

Fotos

Alimentação

Também não demonstram seletividade quando o assunto é alimentação, pois só comem o mesmo tipo de vegetal, conseguem transformar qualquer alimento de baixo teor nutritivo em alimentos em que os componentes se tornam fonte energéticas e vitais para que seu metabolismo energético possa funcionar adequadamente. Sem sobra de dúvidas os búfalos são animais mais resistentes que os bovinos. As doenças que costumam acometer essas espécies são as mesmas, porém o que se verifica é um número maior da taxa de mortalidade para o lado dos bovinos, percebendo claramente que os bovinos são mais suscetíveis às infecções, como a Toxocara Virtulorum, que ataca animais pequenos levando ao óbito. Por outro lado, uma das doenças que mais matam búfalos são os parasitas gastrointestinais.

Bufalos

Incidências

A incidência da Brucelose é comum em várias regiões. A tuberculose é também foco em algumas regiões, mas interessantemente tem a ver com o convívio com a espécie bovina. Parece até que há um enfraquecimento dos bubalinos quando do convívio com os bovinos. O principal diferencial da cultuação ao búfalo é quanto à sua nutritividade em relação à carne bovina, pois possui menos gordura, mais componentes protéicos e menos colesterol e caloria, até mesmo isso em comparação à outras carnes que consumimos.O leite então é um espetáculo à parte, pois apresenta uma maior propriedade de proteína, mais sabor e tendem a ser menos gordurosos que seus similares tradicionais, visto que são mais rígidos e quebradiços.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Médios

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *