Veado Catinguero

As Espécies

Não somente no nosso país, mas em todo o mundo existem inúmeras espécies de animais que nem sequer fazemos idéia que possam existir. São espécies de animais de todos os tipos e gêneros. Só tomamos conhecimentos muitas vezes da existência de tais, através de noticiários, documentários e pela Internet.

A verdade, é que o mundo animal é repleto de mistérios e curiosidades que atraem os pesquisadores, biólogos e curiosos. Muitos viajam para países distantes no intuito da descoberta de novas espécies de animais e por incrível que pareça, acabam descobrindo um mundo animal fantástico e instigante, trazendo ao conhecimento de todos e revelando curiosidades acerca dos animais.

Não raro, um só animal possui várias espécies com características marcantes e individuais que o fazem diferente das demais. É o caso dos veados, que possuem espécies distintas, cada qual com sua própria identidade.

Veado Catingueiro

O veado catingueiro é um exemplo. Pertencente a família Cervidae, essa é uma denominação de um tipo de veado, existindo outras denominações para espécies da mesma família. O veado catingueiro é um tipo de veado e pode ser encontrado no mundo inteiro, com exceção da Austrália.

Veado

No Brasil, ainda podem-se encontrar algumas espécies que habitam a região do Pantanal. Seu habitat concentra-se nas áreas de cerrado, florestas, campos abertos e matas. O veado catingueiro é menor que o veado mateiro e tem chifres que medem entre 9 e 12 cm de comprimento. Sua pelagem é marrom acinzentada, clareando no ventre e um pouco mais escura no meio do dorso.

Classificação Científica

Reino: Animália
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Artiodactyla
Família: Cervidade

Características, Alimentação e Reprodução

A fêmea do veado catingueiro tem apenas uma elevação ao invés do chifre e sua pelagem é um pouco mais clara que a da espécie masculina. Em demasia, as espécies possuem uma pinta branca acima do olho, que não existe nas outras espécies. O comprimento da espécie adulta pode chegar de 902 cm a 1,25m. O peso varia entre 11 e 25 kg.

Espécie

A alimentação do veado catingueiro é herbívora. Alimentam-se geralmente de flores e frutos, pois o estomago deles não digere vegetação fibrosa como uma erva, por exemplo.

Quando eles são assustados ou perseguidos, na maioria das vezes se atiram na água, pois sabem nadar muito bem. Quando estão cansados, costumam se abrigar em meio à vegetação.
A reprodução dos veados acontece todos os meses e eles tem o poder de sentir a fêmea a uma grande distância. Permanecem juntos por uma ou duas semanas e a gestação dura mais ou menos 206 dias e o filhote pesa cerca de 500 kg. Para a disputa da fêmea, acontecem combates entre os veados catingueiros, nos quais eles se utilizam dos chifres para agredir e perfurarem o adversário.

Filhote

São animais pouco sociais, mas ainda assim, é possível vê-los em grupos com até três indivíduos da mesma espécie.

Por: Renata Reis

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Grandes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *