Características das Vacas

A vaca é a fêmea da espécie Bos taurus cujo macho pode ser chamado de boi ou touro. Esses animais estão classificados na Ordem Artiodactyla e tem como principal característica ser mamíferos grandes ruminantes (confira abaixo uma explicação). Trata-se de um mamífero de grande porte que tem grande relevância nas indústrias de carne e leite do Brasil.

O Que Significa Ruminante?

Ser ruminante é uma das principais características das vacas e agora você vai entender o que isso quer dizer. Animais ruminantes possuem mais de um estômago e por isso mesmo fazem a ingestão e digestão dos alimentos de maneiras diferentes. As vacas ingerem alimentos em duas fases sendo que a primeira delas é engolir sem mastigar. Ao fazer isso a comida cai numa das cavidades do estômago.

Esse alimento irá permanecer nessa cavidade do estômago por algumas horas. Em seguida o alimento retorna para a boca do animal no processo que é conhecido como regurgitação. Novamente a vaca irá mastigar aquele alimento e somente então irá fazer a sua digestão. A palavra ruminante se refere em especial a esse processo de retorno do alimento do estômago para a boca.

Características das Vacas

Como já dissemos a vaca é um mamífero ruminante de porte médio e cuja pelagem é curta. Sua causa é longa, um animal desses pode apresentar em média 1 metro e meio e pesar em torno de 900 kg. O tempo de vida das vacas costuma girar de 10 a 15 anos, a curiosidade a respeito da nomenclatura é que antes de ter o primeiro filhote a vaca é chamada de novilha.

A vaca é um exemplo de bovino domesticado e se caracteriza também por contar com cascos e apenas dois dedos em cada pata. No caso de animais como a vaca os dedos podem ser chamados de dígitos. Para a indústria os rebanhos são divididos em basicamente dois: de corte e de leite.

Alimentação

Geralmente quando se fala em vaca é natural fazer uma associação com a pastagem, isso porque as vacas podem passar até seis horas do dia comendo e outras oito horas do dia somente regurgitando. O alimento preferido das vacas é grama e feno, um animal de médio porte pode chegar a comer em torno de 45 kg por dia. As vacas são animais essencialmente herbívoros.

Gado Leiteiro

A pecuária de leite é a atividade da indústria que tem como objetivo criar gado com foco na extração de leite. O estado do Paraná é o que mais se destaca nesse setor especialmente na região conhecida como Campos Gerais. Porém, o Brasil não está no topo da produção de leite no mundo.

Uma característica que impede o Brasil de se destacar no setor é que a sua produção se concentra nos estados do Sul e Sudeste que ficam mais próximos dos grandes centros consumidores que são Rio de Janeiro e São Paulo. Como o leite não deve ser produzido com grande distância de seus centros consumidores acaba que o país não desenvolveu esse potencial em outras regiões.

Gado de Corte

A chamada pecuária de corte é aquela em que o foco está na produção de carne do animal. A pecuária de corte pode ser subdividida em grupos de acordo com a forma como os animais são abatidos e também com o tipo de rebanho que pode ser bovino, caprino ou ovino. Uma das indústrias de maior destaque do país, o Brasil teve alguns problemas com exportação devido a doença da vaca louca, mas já está se destacando novamente.

O Que é Doença da Vaca Louca?

Uma das grandes ameaças que paira sobre os países em que a exportação de gado tem grande participação na economia é a doença da vaca louca cujo nome científico é Encefalopatia Espongiforme Bovina. O primeiro registro dessa enfermidade se deu no ano de 1986 no Reino Unido. O nome popular da doença se deve ao seu principal sintoma que é a descoordenação motora da vaca.

Isso acontece porque a doença causa lesões no cérebro do animal doente de maneira que ele perde de forma gradativa a sua capacidade motora ficando com o aspecto de louco. O grande risco é que a doença da vaca louca pode ser transmitida ao homem por meio da ingestão de carne contaminada. No ser humano a doença causa também problemas de degeneração cerebral com desequilíbrio, perda da coordenação e ansiedade.

Por Que a Vaca é Sagrada na Índia?

Todo mundo já ouviu falar que a vaca é um animal sagrado na Índia e que manadas inteiras podem invadir centros urbanos sem serem incomodados podendo até mesmo comer os alimentos que estão sendo comercializados nas ruas. A ideia de que vacas são sagradas está ligada ao hinduísmo, religião que predomina na Índia. Existem passagens nos Vedas (conjunto de textos religiosos que datam de 1.500 a.C) em que é citada a fertilidade das vacas e são feitas associações do animal com divindades. Na escritura sagrada Manusmriti de I a.C está descrita a importância da vaca para o homem.

Com essas citações nas escrituras sagradas o animal foi aos poucos se tornando muito admirado pelo povo indiano e então no correr dos séculos passou a ter o status de sagrado de maneira que passou a ser protegido por lei. Para se ter uma ideia a vaca é entendida como mais sagrada que os brâmanes que compõem a casta mais pura e respeitada da sociedade. Existem alguns estudiosos que sustentam a tese que os hinduístas de tempos remotos se alimentavam de carne de vaca e que o animal não devia ter o status de sagrado. Um assunto bastante polêmico.

Cow Parede – Uma Exposição de Vacas

Talvez a Cow Parede já tenha passado pela sua cidade, trata-se de uma exposição em que são criadas esculturas em forma do animal para posterior decoração de artistas. As peças que compõem essa exposição são distribuídas por pontos das cidades participantes e depois podem ser vendidas arrecadando dinheiro para ações de caridade. Os criadores da exposição de vacas escolheram esse animal porque ele representa algo diferente para cada cultura, mas tem sempre em comum o fato de despertar simpatia.

Vacas Assassinas

Uma curiosidade interessante a respeito de vacas é que elas matam mais seres humanos do que tubarões. A proporção é de em torno de 10 pessoas mortas por tubarões a cada ano contra mais ou menos 100 pisoteadas por vacas.

A História da Domesticação do Gado

Os animais que hoje chamados de gado tem descendência do gauro (origem asiática) e do auroque (origem europeia). O processo de domesticação desse animal se deu em cerca de 5 e 6 mil anos atrás. Durante o início da domesticação desses animais pelo homem ele foi bastante usado para carregar cargas assim como cavalos e cabras.

O homem passou com o tempo a também aproveitar o leite das vacas assim como a sua carne ou o seu couro do gado como um todo depois que os animais morriam. Uma curiosidade é que não era comum a criação de gado para alimentação. Esse costume foi sendo adquirido com o tempo.

Fotos das Raças de Vaca

ABERDEEN ANGUS

ABERDEEN ANGUS

ABERDEEN ANGUS

BELGIAN BLUE

BELGIAN BLUE

BELGIAN BLUE

BLONDE DAQUITAINE

BLONDE DAQUITAINE

BLONDE DAQUITAINE

BONSMARA

BONSMARA

BONSMARA

BRAFORD

BRAFORD

BRAFORD

BRAHMAN

BRAHMAN

BRAHMAN

BRANGUS

BRANGUS

BRANGUS

BRAVON

BRAVON

BRAVON

 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Grandes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *