Fotos Orca

As orcas, também conhecidas como baleias assassinas, são a maior espécie da família dos golfinhos e um dos predadores mais poderosos do mundo. Elas se alimentam de mamíferos marinhos, como focas, leões marinhos e, até mesmo, baleias, usando seus dentes, que podem chegar a 10 cm, para capturá-los. Também comem peixe, lulas, e aves marinhas.

São reconhecidas pela sua coloração em preto, branco e cinza. A cabeça é arredondada, e existem manchas brancas localizadas nos olhos, como se fosse uma máscara. Logo atrás da barbatana dorsal, há uma mancha na cor cinza. O ventre da baleia orca, a mandíbula inferior e a parte inferior da cauda são brancos. O resto do corpo é preto.

A nadadeira dorsal é curvada para trás nas fêmeas e é mais ereta nos machos. As nadadeiras peitorais possuem formato de pá. Além de dimorfismo sexual, os apêndices das orcas do sexo masculino são desproporcionalmente maiores do que nas fêmeas.

Embora grupos de até várias centenas de orcas já tenham sido vistos, o tamanho dos grupos é geralmente inferior a 30 baleias. Estudos feitos nas águas australianas constataram que lá existem grupos com menos de 10.

Fora do sul da Austrália, existem grupos com até 52 indivíduos. Estudos feitos durante vários anos no Pacífico norte ocidental mostraram que a composição dos grupos parece manter-se a mesma por muito tempo. Eles geralmente são formados por cerca de 20% de orcas machos adultos, 40 a 50% de fêmeas adultas e de 30 a 40% de filhotes. Existe uma hierarquia social dentro destes grupos.

Ficha Técnica das Orcas

  • Tipo: Mamífero
  • Dieta: Carnívora
  • Tempo de Vida: 50 a 80 anos
  • Tamanho: 7 a 9,7 m
  • Peso: 5.443 kg
  • Classe: Mammalia
  • Espécie: Orcinus orca
  • Família: Delphinidae
  • Filo: Chordata
  • Gênero: Orcinus
  • Ordem: Cetacea
  • Reino: Animalia
  • Subordem: Odontoceti

Comportamento das Orcas

Orcas são animais altamente sociais que viajam em grupos. O mais comum é encontrar grupos com 5 a 30 baleias, embora alguns possam ter 100 ou mais. As baleias estabelecem hierarquias sociais, e os grupos são sempre liderados por fêmeas. Cada grupo tem uma forma diferente de se comunicar entre si.

As baleias emitem uma grande variedade de sons para se comunicar, cada grupo tem ruídos característicos que os seus membros reconhecem mesmo à distância. Elas usam a ecolocalização para se comunicar e caçar, fazendo sons que viajam debaixo d’água e revelam a localização, o tamanho e a forma da presa.

Reprodução das Orcas

A gestação da orca dura de 13 a 16 meses. Os filhotes nascem pesando cerca de 400 quilos e medindo até sete metros de comprimento. Eles permanecem com suas mães até completar, pelo menos, dois anos.

As Orcas no Mundo

A Orca é, provavelmente, o mais cosmopolita de todos os cetáceos e pode ser encontrada em qualquer região marítima do mundo. Elas são vistas em todos os oceanos e mares adjacentes, desde regiões equatoriais até zonas polares. No entanto, elas são mais numerosas nas águas costeiras e regiões mais frias.

A natureza generalizada de distribuição das orcas não permite uma estimativa global do tamanho da população. Por esse motivo, as estimativas são feitas apenas tomando como base certas regiões. Acredita-se que a população mundial de orcas seja inferior a 50 mil animais .

Curiosidades Sobre as Orcas

Orcas São Mesmo Assassinas?

Ao longo da história, as orcas foram inadequadamente consideradas como baleias assassinas. Se referir a elas dessa maneira é resultado da falta de conhecimento sobre o animal, bem como por causa de mitos que são passados por gerações. Isso fez com que elas fossem tratadas como monstros marinhos, inimigos de todas as espécies aquáticas.

Essa crença vem de há muito tempo. Seu nome científico é Orcinus orca, a palavra Orcinus, do latim, significa “do reino dos mortos”, uma referência a Orco, o deus do submundo. Mais tarde, por causa de traduções mal feitas traduções, a baleia acabou sendo chamada de assassina. Por isso, grupos de conservação estão tentando erradicar esse nome, baleia assassina, e substituí-lo simplesmente por orca.

As Orcas São Inteligentes?

Não é novidade para ninguém que os golfinhos são considerados animais inteligentes, o que poucos sabem é que as orcas pertencem a mesma família que eles e compartilham da mesma inteligência. Há evidências que comprovam que elas são criaturas altamente inteligentes, como o fato de elas possuírem componentes cerebrais semelhantes aos de grandes macacos, elefantes e até seres humanos.

Os seres humanos e os cetáceos estão no topo da lista de quociente de capacidade encefálica. As orcas estão em terceiro lugar na lista, ficando atrás apenas dos seres humanos e dos golfinhos.

As Orcas Estão Ameaçadas de Extinção?

Infelizmente, as orcas não estão livres das ameaças causadas pela natureza e pelo homem. Fungos, parasitas e bactérias podem se alojar dentro delas e reduzir a sua qualidade de vida. Além disso, há também a Doença de Hodgkin, que faz com que surjam úlceras no estômago, tumores e doenças na pele, esta tem sido a causa da morte de algumas orcas ao redor do mundo. As baleias podem adquirir essas infecções no seu habitat natural, e, por várias razões, acabam sendo inevitáveis.

Por outro lado, as ameaças vêm também de atividades humanas, que incluem a caça comercial, resíduos tóxicos liberados no mar, poluição sonora, o aquecimento global e a captura para a exibição em parques aquáticos em todo o mundo.

As orcas não são classificadas como ameaçadas de extinção, mas sua população precisa é desconhecida. Entretanto, em algumas áreas com atividades humanas intensas, algumas sub populações foram declaradas ameaçadas.

Todos os animais são importantes para o equilíbrio ecológico, e as orcas, como predadores, desempenham um papel importante no equilíbrio do ecossistema. Por isso os projetos de preservação do animal são tão importantes.

Por Que Existem Orcas em Cativeiro?

Manter orcas em cativeiro é uma atividade que se iniciou nos anos 60. Muitas orcas foram capturadas em seu habitat natural e, em seguida, foram transportadas para parques, outras já nasceram em cativeiro. Atualmente, estima-se que existam mais de 40 orcas em cativeiro.

Elas são animais altamente inteligentes e sociais e têm a capacidade de aprender rapidamente. Por causa dessa facilidade em imitar os outros, elas executam movimentos coordenados em parques aquáticos e atrai a atenção de muitas pessoas.

Informações mais detalhadas sobre esse incrível animal aqui.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Grandes

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *