Dicas para a Alimentação de Seu Cavalo

Cada pessoa tem o animal de estimação que quer ou que pode criar, dentre eles, um dos mais queridos são os cavalos, que claro, não são criados somente como animais de estimação, mas também como rentável negócio que faz circular milhares de reais no comércio equino. Exemplo disso, são as famosas feiras de agro negócios, presentes em todas as regiões do país e que atraem investidores internacionais.

O cavalo representa uma grande evolução de milhões de anos, e através deles desenvolveu inúmeras habilidades e características, até chegar ao que é hoje, inclusive seus hábitos alimentares sofreram grande modificação, pois pelo seu porte, poderia ser predador, no entanto, era presa, por isso foi obrigado a ser herbívoro e conseguir alimento em qualquer parte.

Alimentação

Daí decorre a ideia de que a alimentação equina tem que ser em pequenas quantidades e em várias vezes, pois o cavalo precisava sair de um lugar para outro, para não se tornar caça de algum animal.

A criação dos cavalos é quase sempre de confinamento, ficam presos em baias, em celeiros, totalmente contra sua forma natural, que é a de ser livre, correr pelos pastos e campinas.

Para a alimentação do cavalo, assim como para todos os demais animais, o mais importante é a água, que representa 60% do peso do animal e mantém suas principais funções. A falta de água pode levar o animal ao óbito muito mais rápido do que a falta de alimentação, por isso ela deve ser oferecida sempre e deve ser fresca e limpa, porém, não deve ser dada logo após a atividade física intensa, mas depois.

Cavalo

Quando for alimentá-lo com ração, além dos outros importantes alimentos como feno, forragem e legumes, lembre-se que o cavalo precisa de 0,5 a 1,5 por cento do total de seus quilos em ração, levando-se em consideração o tipo de atividade que ele exerce e seu estado geral de saúde. Porém, o alimento não pode ser dado todo em uma só refeição, mas fracionado em várias porções ao longo do dia e cada uma não pode passar de 3 kg, pois pode vir a ocasionar problemas gástricos no animal, principalmente cólicas.

Outro dado importante, é que o cavalo seja alimentado de acordo com sua faixa etária, já que existem rações apropriadas para cada uma delas, que suprem suas necessidades nutricionais.

Dentre as rações, temos as de potros, que são balanceadas, próprias para animais com até 01 ano de idade, contém aminoácidos, leveduras e cromos orgânicos. Também a Hipus, ideal para cavalos que trabalham moderadamente e para aqueles que estão em período reprodutivo, composta dos mesmos ingredientes que a anterior. Ainda há a Atleta, para aqueles animais atletas, que possuem um alto treinamento e desgaste físico por conta de seus exercícios regulares.

Pasto

Porém, antes de fornecer qualquer alimento ao seu cavalo, observe as condições de armazenamento do produto, para que os animais não sofram nenhuma intoxicação alimentar.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Grandes

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *