Gambá de Orelha Preta

O gambá-de-orelha-preta é um mamífero (Didelphis aurita), sendo uma entre as diversas espécies de gambás que existem. Ele habita a Argentina, Brasil e Paraguai e é também conhecido como saruê.

Características

Ele pode medir entre 60 e 90 cm de comprimento, seu peso pode chegar à 1,6 kg. Se alimenta de praticamente tudo que vê à sua frente, larvas, insetos, pequenor roedores, frutas, cobras, ovos, etc. Possui pelos em duas camadas, a pelagem interna é de cor ferrugem e apresenta uma lanugem, na parte externa os pelos são longos e podem ser pretos ou cinza.

Ganbá

Sua cabeça e também sua barriga são em tons de ferrugem com marcas bem distintas em ferrugem ou preto. Suas orelhas não possuem pelos, são totalmente desnudas e de cor preta, esta característica foi que deu nome a esta espécie de gambá. Assim como os demais animais desta espécie, o gambá-de-orelha-preta tem uma glândula localizada na região anal que exala um odor muito desagradável.

Reprodução

As fêmeas da espécie possuem uma bolsa em seu ventre e a exemplo dos cangurus elas carregam e alimentam seus filhotes nesta bolsa que possui entre 12 e 14 mamas. A gestação dura em média 13 dias apenas e podem nascer entre 10 e 20 filhotes, estes por sua vez ficam na bolsa se alimentando por cerca de 3 a 4 meses, sendo que uma femêa pode ter 2 gestações ao ano. Muitas vezes devido ao número de mamas ser menor que o de filhotes, nem todos conseguem sobreviver.

Filhote

A exemplo do que ocorre com todos os marsupiais, os filhotes deste gambá nascem como embriões apenas, e medem cerca de 1 cm, sem suas características pubescentes que são as manchas, os pelos, as suas formas, etc. Por meio da pelagem de sua mãe eles se dirigem a bolsa em busca das mamas que formam o desenho de uma ferradura.

Habitat

Seu local preferido são os ocos em árvores, ninhos abandonados por aves, entre folhas e também no forro das residências. Este gambá possui muita capacidade de escalar, especialmente em árvores. São muito úteis no controle de proliferação de outras espécies como, por exemplo os roedores, além disso são considerados como excelentes parceiros na dispersão de sementes ao solo. Habitam em florestas, em regiões de cultivo e também na área urbana na região da Mata Atlântica e na Restinga do Brasil.

Arvores

Podem ser encontrados também ao norte gaúcho e na região da Amazônia. Eles vivem sozinhos e se aproximam somente em períodos de cortejo. Tem hábitos noturnos, caçam à noite e quando habitam em locais próximos as zonas rurais podem atacar galinheiros e também viveiros de várias aves domésticas com bastante facilidade, apesar de serem animais com pouca agilidade e movimentos lentos.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Mamíferos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • que bonitnho

    Daniely 7 de janeiro de 2012 10:52

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *