Classe Dos Mamíferos

Os mamíferos são animais que fazem parte da classe dos vertebrados e são assim chamados, pois possuem mamas ou glândulas mamárias. Porém, essas glândulas só têm eficácia na fêmea, já que nelas há a produção de leite que serve de alimento para os filhotes durante a primeira etapa da vida.

O corpo dos mamíferos tem uma temperatura constante, por isso, são chamados de endotérmicos e o cérebro é o responsável por controlar isso no organismo, mas suas funções vão muito além dessa, também organizando o sistema circulatório e muitos outros.

Há em média 5400 espécies de mamíferos no mundo todo e nelas estão inclusos os seres humanos. Essas espécies são divididas em 1200 gêneros, além de 152 famílias e 46 ordens, tudo de acordo com o estudo realizado em 2005, por Wilson e Reeder. Porém, esse número de espécies nunca será exato, mas estimado, já que todos os anos são feitas novas descobertas de animais em todo o planeta.

Mamíferos Aquáticos

Os mamíferos, em sua grande maioria, habitam a terra, porém há algumas espécies que se deram melhor em água, são os mamíferos aquáticos. Nessas espécies estão inclusas as seguintes ordens: Sirenia (peixe-boi), Than (Morsa e leão-marinho), Corey (Lontra-felina e Lontra-marinha), Cetacea (Golfinho, Baleia e Marsuíno).

Esses animais se adaptaram na água devido a evolução, que fez com que eles fossem capazes de nadar com facilidade, movimentando sua espinha dorsal para baixo e para cima. Além disso, em sua cauda há uma nadadeira horizontal, diferentemente dos peixes que possuem nadadeira vertical.

Os mamíferos aquáticos não conseguem extrair o oxigênio da água, como os demais animais marinhos, por isso, saem até a superfície para respirar o ar, pois possuem pulmões e não guelras. A maioria deles possui uma camada espessa de gordura, principalmente para conseguirem manter a temperatura do corpo e não congelarem. Especialmente aqueles que habitam as regiões polares como as focas, leões-marinhos e outros.

Mamíferos Da Amazônia

A Amazônia é um dos lugares do mundo com maior diversidade animal e vegetal, inclusive com espécies próprias, que não estão presentes em nenhuma outra parte do planeta.

Há animais de diversos tamanhos e características especiais como a Capivara, considerada o maior roedor do planeta, chegando a pesar até 80 quilos. Habita a região Amazônica próxima a leitos de rios, já que passa grande parte do tempo dentro d’água.

Além dela temos a incidência de Cutias, Tatu Canastra, também macacos de diversas espécies como o Macaco da Noite, Macaco Barrigudo. Ainda há na Amazônia, diversos felinos como a Jaguatirica, muito semelhante à onça, mas de porte menor, o Gato Maracajá, a Onça Pintada.

Todos esses animais e ainda muitos outros que não foram citados, correm risco de extinção devido ao desmatamento crescente na região Amazônica, tanto para a venda ilegal de madeira, quanto para a criação de gado e plantação de soja.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Mamíferos

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *