Alpaca: A Fibra Do Inverno

Um animal bastante curioso é a alpaca (Vicugna pacos), sempre de cara feia e cuspindo não passa exatamente uma boa impressão. Seja como for esse animal é uma das principais fontes de renda de países como Peru, Chile e Bolívia. Conheça mais sobre a Alpaca que não é muito simpática, mas é muito importante para os países da América Latina.

Alpaca

Alpaca

Alpaca, Um Mamífero

Esse animal que é um parente distante de animais como o guanaco e a lhama é um mamífero sul-americano. Essa espécie pertence a família dos camelídeos, um animal menor que a lhama possui um pelo mais longo e macio.

Exatamente o pelo da alpaca é que o a torna tão importante para países como Chile, Bolívia e Peru. A lã (fibra de alpaca) faz bastante sucesso na produção de peças para aquecer no frio dos Andes.

A alpaca está quase que o tempo todo cuspindo e se utiliza de muita agressividade para se defender, mas no fundo se trata de um animal dócil que está na defensiva. O nome alpaca vem do quíchua paco, “vermelho” uma referência ao seu pelo.

Características Da Alpaca

Um animal que possui um porte menor do que as lhamas e assim como elas tem diferentes tonalidades de cores em seu pelo. É possível encontrar 22 cores diferentes de alpaca.

Em relação a tamanho a alpaca pode medir 1,20 a 1,50 (a espécie Ivana pacos pode chegar a medir 1,65 metros). Essa referência de tamanho é a estatura do pés a cabeça, o peso pode variar de 45 a 90 kg.

A Gestação Da Alpaca

O período de gestação da alpaca é de 335 dias, um pouco menos de um ano, o filhote nasce com um peso aproximado de 7 kg. A fêmea sempre dá uma cria por ano e são bem raros os casos em que nascem dois filhotes de uma única vez. Geralmente o parto da alpaca acontece no período da manhã.

O Habitat Das Alpacas

Esses animais são ruminantes e pertencem a mesma família que as vicunhas e lhamas, a dos camelídeos. Um animal nativo da Cordilheira dos Andes, mas que também pode ser encontrado nos Estados Unidos, Canadá, Austrália e Nova Zelândia.

No Peru é possível encontrar a maior população de alpacas do mundo, aproximadamente 3 milhões de cabelos. Isso soma mais de 87% da população mundial de alpacas. As alpacas e as lhamas se diferenciam das vicunhas pelo fato de serem animais domésticos.

Característica Da Fibra De Alpaca

A fibra de alpaca, um tipo de lã, é a principal fonte de renda de alguns países como já citamos. Mas, afinal o que essa fibra tem de tão especial? O pelo da alpaca é parecido com o pelo do camelo, porém, mais áspero.

As fibras fornecidas pelas alpacas são melhores que as fibras oferecidas pelas lhamas. O comprimento do pelo desse animal varia entre 8 e 20 cm. O pelo considerado como pelo fundamental tem o tamanho variando entre 8 e 12 cm, é fino, macio e possui pouca ondulação além de um brilho sedoso.

O crescimento anual da fibra varia entre 9 e 12 cm, o pelo da alpaca é encontrado em duas variedades, a Huacaya e a Suri.

O Pelo Das Alpacas Huacaya e Suri

Alpaca Huacaya

Esse animal possui fibras densas e esponjosas que cobrem todo o seu corpo, apenas a cara e as patas do animal ficam de fira, pois são cobertas por um pelo curto. O crescimento do seu pelo é perpendicular ao corpo e possui um frizo bem definido em toda a sua área.

Essa alpaca é a mais encontrada no Peru, mais ou menos 93% da criação é dessa variedade.

Alpaca Suri

Essa variedade de alpacas possui fibras lisas, compridas e sedosas. O crescimento das suas fibras acontece de forma paralela ao corpo do animal. No mundo a população dessa variedade de alpaca é estimada em algo em torno de 150.000. Exatamente por ser um animal mais raro a sua fibra é altamente valorizada no mercado.

A Tosquia Da Alpaca

A tosquia da alpaca é feita uma vez por ano, sempre acontece no mês de novembro, pois é quando o verão está chegando. Além de a tosquia ser feita para a obtenção da fibra também é um processo importante para a higiene e conforto da alpaca no verão.

Podemos estimar que numa tosquia é possível obter algo em torno de 1,5 kg de fibra por alpaca. Antes de a tosa da alpaca começar ela passa por um processo de limpeza que visa tirar a poeira, possíveis gravetos ou então outras sujeiras que ficam no animal.

Quanto mais limpa é a fibra da alpaca menos se perde e maior é o aproveitamento da tosquia. Após a tosa o pelo da alpaca é classificado e depois pode ser vendido.

Corte Transversal

Uma forma de conhecer mais a fundo qualquer coisa é fazer um corte transversal para observar a sua estrutura. No caso do pelo de alpaca esse corte transversal permute observar que a fibra é oca. Existem algumas fibras que não são ocas, em geral as mais finas e novas.

A Fibra De Alpaca e a Produção De Roupas

Produtos Que Podem Ser Feitos

Falamos bastante sobre a importância da criação de alpacas em alguns países andinos e sobre a sua fibra que permite a confecção de roupas para aquecer no frio.

Dentre os produtos que podem ser feitos com a fibra de alpaca estão roupas como japonas, jaquetas e blusas em geral, gorros, boinas, cachecóis, meias, pelúcias, sapatos, tapetes e mais uma infinidade de produtos.

Trata-se de uma matéria-prima de qualidade que apresenta resistência e que pode ser uma grande diferença nos dias mais frios.

Os Principais Consumidores Dos Produtos De Fibra De Alpaca

Os países que mais consomem os produtos de fibra de alpaca são aqueles em que o inverno é rigoroso como, por exemplo, os da América do Norte, Japão, Inglaterra e a Europa em geral.

As peças que são feitas com a fibra de alpaca são ótimos isolantes térmicos mantendo as baixas temperaturas bem distantes do corpo. Além disso, as peças feitas com essa fibra tem também um charme diferenciado.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Mamíferos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *