Lesmas

Lesma é o nome que normalmente é aplicado a qualquer molusco gastrópode que carece de uma concha, tem uma concha muito reduzida, ou tem uma pequena concha interna. Isto está em contraste com o nome do caracol comum, que é aplicado aos gastrópodes que enrolada conchas que são grandes o suficiente para se retratar.

Lesmas

Tipos de Lesma

Todas as lesmas são descendentes de caramujos que, gradualmente têm se perdido ou reduzido suas conchas ao longo do tempo. Os diferentes grupos de lesmas não estão intimamente relacionados, apesar de uma semelhança superficial, sob a forma do corpo em geral.
Há lesmas marinhas e terrestres, mas o nome comum “Lesma” é mais frequentemente utilizado para espécies terrestres de respiração aérea, enquanto as formas marinhas são conhecidos como lesmas do mar. Gastrópodes da terra com uma concha que não é bastante rudimentar, mas é pequeno demais para se retratar (como muitos na família Urocyclidae), são conhecidos como semi lesmas.
Lesmas, como todos os outros gastrópodes, podem sofrer torção (uma torção de 180 º e os órgãos internos) durante o desenvolvimento. Internamente, a anatomia da lesma mostra claramente os efeitos da rotação, mas externamente os corpos de lesmas aparecem e não são simétricos, exceto para o posicionamento da pneumóstomo, que está em um lado do animal, normalmente o lado direito.
Os corpos de lesmas viscosas são propensas à desidratação, o modo de vida das lesmas terrestres estão confinadas a ambientes úmidos e deve recuar para defender esconderijos quando o tempo está seco.

Terrestres

Reprodução

As lesmas são hermafroditas, com ambas tendo órgãos reprodutivos tanto do sexo feminino quanto masculinos. Depois de uma lesma ter localizado um companheiro, elas circundam uma a outra e espermatozóides são trocadas através de seus órgãos genitais. Poucos dias depois, as lesmas colocam cerca de 30 ovos em um buraco no chão, ou sob a cobertura de um objeto, como um tronco caído.

Predadores

Rãs, sapos, cobras, ouriços, salamandras, tartarugas, ratos, humanos e também alguns pássaros e besouros são predadores da lesma.
As lesmas quando atacadas, podem contrair o seu corpo, tornando-se mais e mais compacto, e combinado com o muco escorregadio é mais difícil para muitos animais conseguirem sucesso no ataque. O sabor desagradável do muco também é um impedimento.
Alguns lesmas podem se auto-amputar (autotomia) uma parcela de sua cauda para ajudar a fugir de um predador.

Nocividade

A maioria das lesmas são inofensivas aos seres humanos e aos seus interesses, mas um pequeno número de espécies são pragas de agricultura e horticultura. Elas podem destruir a folhagem mais rápido do que as plantas podem crescer, matando até mesmo plantas bem grandes. Eles também se alimentam de frutas e legumes antes da colheita, fazendo buracos na cultura, que pode fazer itens individuais impróprios para vender, por razões estéticas e que pode tornar a cultura mais vulneráveis à podridão e às doenças.

2 comentários

  1. isso é muito feio sabia?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>