Quais Aranhas Venenosas Brasileiras Apresentam Perigo Para O Homem

Características Gerais Das Aranhas

É possível encontrar as espécies das aranhas no mundo todo, menos nas regiões com baixa temperatura como na Antártida, elas basicamente vivem em todos os habitats da terra, no meio de matos, de arvores e pedras. É considerada um inseto, mas diferente da maioria, as aranhas não contem antenas, apenas oito pernas, um abdômen e cabeça. Na cabeça são encontrados oito olhos articulados, o nariz e a boca. No abdômen são encontradas as oito patas. As queliceras fazem parte da cabeça da aranha também, ficam na frente da boca onde auxilia na captura de alimento. As aranhas produzem um veneno que podem ou não serem mortais, eles são injetados nas presas pelas queliceras. O sistema nervoso das aranhas fica totalmente na cabeça, onde não há nenhum vestígio no abdômen.

Todas as espécies das aranhas se produzem assexuadamente, as aranhas machos tecem as teias onde depositam os espermas e passam os espermas para os pedipalpos. As femeas vão de encontro com os machos e eles colocam o esperam na vagina da femeas que fica no abdomen. As femeas botam cerca de três mil ovos, podendo em algumas espécies, as femeas morrerem depois de botar os ovos. Botam os ovos escondidos nas teias, para ficar num ambiente húmido e favorável.

As aranhas passam períodos longos sem alimentação e quando alimentam, comem muito alimentos o que reduz muito o seu crescimento. Elas comem basicamente outros insetos e as próprias aranhas, mas há também uma espécie de aranha que se alimenta de folhas, mas essa espécie é bem rara.

Elas utilizam a própria teia como uma armadilha, onde os insetos ficam presos e podem ser mais facilmente capturados. As aranhas também têm como seus predadores as vespas e outros insetos que se alimentam delas, então quando se sentem acuadas elas utilizam o veneno que é produzido para a defasa. A camuflagem devido a cor da aranha também serve como uma forma de se defender, devido ao seu local de habitat é muito difícil de se enxergar uma aranha.

Aranhas Brasileiras Venenosas Para Os Seres Humanos

Todas as aranhas possuem venenos, mas há algumas que produzem veneno que podem ser altamente perigosos para os seres humanos. Elas picam quando se sentem ameaçadas, assim como todo animal reage quando se sentem ameaçados, é um comportamento normal, mas que pode ser perigoso. O Brasil é um pais onde se pode encontrar as aranhas mais venosas do mundo e nesse artigo vamos falar quais são e como elas são.

A primeira espécie é a aranha armadeira, essa espécie de aranha é a mais perigosa no mundo todo e pode ser achada nos solos brasileiros. Elas não vivem com outras aranhas, são solitárias. E diferente das outras aranhas, essa espécie não produz teia. Elas geralmente são das cores cinza e marrom o que torna quase imperceptível se estivem num tronco de uma arvore ou até mesmo na terra. Os pelos sãos bem pequenos e as pernas dessa espécie são bem longas. O veneno dessa aranha tem a coloração escura e altamente letal. Elas são consideradas uma das mais agressivas aranhas, e tem o nome de armadeira devido ao fato de se armarem para dar o bote quando vão atacar.

A segunda aranha é a aranha marrom, ela é conhecida por sua picada que dizem ser muito dolorosa. Essa espécie de aranha não costuma ter o habito de atacar, só mesmo quando é extremamente necessário para sua defesa, mas é uma das aranhas que mais picam os humanos e sua picada pode ser difícil de curar. É a espécie mais comum no brasil.

A famosa aranha viúva negra é umas das espécies mais temidas, porem o seu veneno é menos prejudicial, só que a picada dessa aranha é mais dolorosa de todas. Ela é pequena, tem a cor preta no corpo todo e tem uma mancha avermelhada nas costas. Elas são encontradas com mais facilidade no meio do mato, onde fazem suas teias. A distinção se é femea ou macho é devido ao tamanho, onde as femeas são maiores que os machos.

A aranha caranguejeira também é mais conhecida, sendo tão grande quanto a aranha armadeira, essa espécie pode chegar a até vinte e seis centímetros. Ela tem pelos pelo corpo todos, e quando se sentem ameaçadas, além de soltarem o veneno que é dolorido e perigoso para a saúde causando vermelhidão na pele, irritações e outros sintomas, elas soltam os pelos do corpo.

E por fim, a aranha de jardim, ela é pequena quase imperceptível. Ela vive nas gramas em qualquer lugar, seja na mata ou nos centros urbanos. Ela é marrom ou cinza com pelos vermelhos e negros espelhados no corpo. Não são altamente perigosas, mas a sua picada é bastante dolorosa.

Todas essas aranhas, pesar de serem altamente prejudiciais para os seres humanos, tem sua importância no meio ambiente e deve ser respeitada. Elas atacam somente quando se sentem ameaçadas e o soro para a cura das picadas não são muito eficazes, levando algumas picadas meses para a recuperação total, podendo muitas vezes perder o membro ou fazer enxerto de pele no local.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Insetos e Aranhas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *