Organização Das Formigas: Animais Incríveis

As formigas são um dos insetos mais interessantes e geniais a serem estudados e observados, porque elas conseguem formar níveis avançados de sociedade que se organizem de forma muito inteligente e até civilizada.

O tipo de sociedade das formigas é chamado de eusocialidade. O termo eussocial é dado aos animais que vivem em sociedades mais complexas e que apresentam três características em comum: sobreposição de gerações em um mesmo ninho, cuidado cooperativo com a prole e uma divisão de tarefas (as principais são a de reprodutores e de operárias).

A ordem Hymenoptera é mestre na eusocialidade. Todas as formigas, e mesmo algumas vespas, abelhas, cupins e rato-toperais, são animais eusociais.

Como é o Início De Uma Colônia De Formigas

É muito curioso observar o início de uma nova colônia de formigas. É um evento muito importante para a espécie das formigas. Nessa etapa, só as rainhas e os machos possuem asas. Quando estão prontos, rainhas e machos voam e eles acasalam-se. É chamado de vôo nupcial.

Os espermatozóides dos machos são depositados na espermateca, que é um compartimento interno da fêmea. Depois desse voo nupcial, os machos acabam morrendo pouco tempo depois, mas as fêmeas ainda desfrutam de um longo período de vida.

Elas então caem no chão e perdem as asas (por isso que se você ver uma formiga com asas, é porque ainda não fez o voo nupcial). Porém a jornada não termina aí. Só está no começo: é preciso agora cavar e achar um local seguro e adequado para depositar os seus ovos e cuidar da prole. Quando ela enfim encontra esse local, é o início de um novo formigueiro.

Fundado o formigueiro, os primeiros ovos da rainha são ovos de alimentação e servem apenas para nutri-la no começo. Os próximos ovos, no entanto, são ovos de desenvolvimento e serão postos para formar indivíduos completos.

Esses ovos de desenvolvimento também formarão as fêmeas diplóides, ou seja, possuidores de DNA completo. Os machos, por sua vez, mergirão dos óvulos não fecundados, e serão haplóides, ou seja, possuidores da metade do conjunto de DNA.

Como Uma Formiga Fêmea é Coroada?

Se são criadas tantas formigas fêmeas, o que determina que apenas uma delas, como é o costume das formigas, seja “coroada” e vire rainha?

Essa questão intrigou bastante os primeiros biólogos que estudavam as formigas, mas a resposta hoje é simples, apesar de curiosa.

Na verdade, o que determinará essa diferença é a quantidade de alimento disponível durante a fase larval. O hormônio juvenil é o mediador fisiológico.

Como As Formigas Fazem Seus Ninhos e Formigueiro

Todos os animais são capazes de se instalar em um determinado local e estabelecer habitação ali. Com as formigas seria diferente, mas acontece que no caso delas, a habitação é muito mais complexa se comparada com a de outros animais.

As formigas constróem seus ninhos de uma maneira muito cuidadosa e trabalhosa. Dentro deles elas levam um modo de vida muito organizado e interessante de ser observado.

O ninho das formigas (ou formigueiros, como são mais conhecidos) é formado por várias galerias e câmaras. É um verdadeiro labirinto, como em qualquer sistema de passagens e cavidades que se comunicam entre si e com seu exterior.

Os formigueiros podem ser construídos no chão (superficial ou subterraneamente) e até mesmo em outras partes de plantas, no interior de troncos ou madeiras. Outros tipos de formigas também se adaptam à área urbana e se instalam no interior das residências, sob azulejos e pisos, em batentes, móveis ou aparelhos eletrodomésticos.

 

Os Diversos Departamentos Sociais De Um Formigueiro

Todo o espaço de um formigueiro é muito bem aproveitado. As “câmaras” servem para as formigas armazenarem alimentos, e também são usadas como depósito de lixo ou criadouro de larvas.

A organização num formigueiro pode ser monodômica ou polidômica. Nesta primeira, o grupo se instala completamente em um único ninho. No segundo modelo, o grupo é instalado em vários formigueiros que se comunicam entre si.

Em alguns casos, a “nobreza” é separada das demais castas. Assim, a rainha fica em um local específico no ninho, enquanto as operárias e as crias em outro distinto separado.

Pode haver “guerras” e combates entre as formigas de um formigueiro e as outras de outro. Quando isso acontece, as formigas agem de forma bastante agressiva para disputar território e mesmo alimento.

Divisão De Tarefas No Formigueiro

Num mesmo formigueiro convivem diversos tipos de formigas. Rainhas e operárias convivem de maneira geral em paz, cada uma com suas respectivas tarefas.

Os Machos

Os machos das formigas costumam aparecer bem pouco, às vezes uma vez por ano, e apenas para a função reprodutiva.Por isso, a população fixa de uma colônica de formigas é composta somente por fêmeas.

 

A Rainha

A rainha, por sua vez, é fértil, portanto tem a função de postura de ovos e costuma ser alimentada pelas operárias. Enquanto que em algumas espécies a rainha vive muitos anos, em outras (principalmente as formigas domésticas) ela vive somente de 5 a 12 meses.

Certos formigueiros abrigam somente uma única rainha (são os formigueiros monogínicos) e outros possuem mais de uma rainha (são os formigueiros poligínicos). As rainhas das espécies poligínicas vivem menos do que as demais, porém as rainhas monogínicas produzem sempre novas rainhas com frequência.

 

Operárias

As formigas operárias, ao contrário da rainha, são fêmeas estéreis. São elas que constroem o ninho e o reparam durante sua estadia nele. Elas também são responsáveis pela alimentação e limpeza da rainha.

As operárias ainda buscam água e alimentos, cuidam das crias alimentando-as, transportando-as e limpando-as. Em algumas espécias, as formigas operárias não se diferenciam em nada fisicamente, enquanto que em outras diferem do tamanho.

Em diversas organizações sociais das formigas, as operárias mudam de atividade. Assim, elas servem como amas da cria enquanto são jovens, cuidando da prole que vai formar uma nova geração no futuro. Depois disso, assumem outras tarefas internas no ninho até o dia em que se ocupam de atividades na área externa, buscando água, alimento e explorando ambientes adjacentes.

Soldados

Não podemos omitir o trabalho importante das formigas soldados. As formigas soldados guardam e protegem a entrada do formigueiro, na maior parte das vezes sem descanso. Em alguns casos, elas costumam ser maiores que as operárias, e consecutivamente mais fortes, também.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Insetos e Aranhas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *