Lâmpada Anti-Inseto

Num país tropical como o Brasil, o que não faltam são mosquitos e pernilongos. Por isso, a todo o momento estamos buscando meios de nos livrarmos deles, especialmente daqueles que causam doenças como o Aedes Aegypti.

Há inúmeras maneiras de se conseguir ficar longe desses tormentos e uma delas é usar repelentes, inseticidas que podem colocar em risco a saúde da família e também dos animais domésticos ou, investir na tecnologia, como usando as Lâmpadas Anti-inseto.

As Lâmpadas Anti-inseto

Durante a noite, os insetos sentem-se atraídos por inúmeras luzes brancas dispostas pela cidade. Quanto mais a luz for brilhante, maior será a reunião de insetos, fator que é um problema durante as reuniões no tempo aberto. Então, descobriu-se que o uso de lâmpadas amarelas em volta de quintal ou do pátio auxilia na redução dessa população grande de insetos. Diversos fabricantes fabricam lâmpadas feitas especialmente para este fim.

Verdade e Mitos

Contrariamente ao que se pensa, a atração dos insetos se dá pelo aquecimento das lâmpadas, caso fosse, eles se jogariam nas fogueiras e inclusive nos fogões. Por isso, vamos acabar com essa desordem.

Os insetos hematófagos podem encontrar no escuro aqueles animais que possuem sangue quente pelo envio de calor de seus organismos, entretanto isso não está ligado ás luzes ou a luz e sim a outro fator.

Ainda falando sobre o assunto, a atração dos insetos se dá pela luz colorida ou luz branca, com exceção pela cor que emana do fogo. Os tons nas luminosas frequências do alaranjado, amarelo e vermelho tem o poder de repelir aos insetos. Por isso, a luz amarela é utilizada como um repelente eficiente dos insetos.

Além disso, você sabe por que os insetos agem assim? Os insetos se norteiam através da luz solar e ainda por meio da luz advinda das estrelas e da Lua. Costumam voar à noite, pois estão mais abrigados de possíveis predadores e ainda porque no período noturno não sofrem desidratação e nem queimaduras solares.

Formigas e cupins voadores são fêmeas repletas de ovos que buscam atingir atitudes altas de forma a serem levados pelos ventos e acabarem por disseminar seus descendentes para lugares afastados do local onde nasceram. As lâmpadas têm o poder de o iludirem, pois  tem o plano de voar seguindo as luzes do firmamento e se equivocam com nossas luzes artificiais.

Já se desenvolve com eles esse instinto, até porque grande parte desses insetos voa ao redor das luzes, e são denominados efemerópteros, que na livre interpretação significa asas efêmeras, pois nascem,  se desenvolvem, se reproduzem e acabam morrendo em somente apenas dois ou três dias.

Como Funciona a Lâmpada Anti-inseto

A lâmpada anti-inseto atua como qualquer outro tipo de lâmpada, entretanto conta com um especial revestimento do bulbo deixando que passe apenas a radiação amarela, por isso, não é capaz de atrair os insetos.

Função

O principal foco de uma lâmpada anti-insetos é deixa-los bem longe, especialmente aqueles voadores de pátios, quintais, deques ou ainda qualquer área externa de convivência. Ao invés de acabar com os insetos, elas apenas se tornam praticamente invisíveis para eles, sem deixar de fornecer a luz para iluminar o ambiente para as pessoas.

Diferenças na percepção

Como seres humanos que somos, costumamos enxergar as colorações com comprimento longo de onda, indo do mais profundo azul até o vermelho escuro. Em contrapartida, aqueles insetos que voam não possuem essa capacidade de enxergar toda essa série de comprimentos de onda coloridas, conforme a GE Iluminação ou “GE Lighting”.

Ao contrário disso, tais insetos enxergam os comprimentos mais curtos de onda, luz negra ou ultravioleta e azul. Desta forma eles se juntam em volta de toda forma de luz que sejam capazes de ver, como as luzes brancas ou a  luz negra.

Uso

Opte por utilizar a lâmpada anti-inseto em lugares onde fiquem as luzes acesas durante muitas horas durante a noite, como nas varandas, na parte de fora da garagem, e ainda na parte dos fundos da residência.

Tipos

As luzes amarelas incandescentes, fabricadas especialmente para promover o afastamento dos insetos, são comercializadas como sendo lâmpadas regulares indo dos 25, até os 100 watts. Além disso, ainda são fabricadas seguindo o padrão compacto fluorescente, opção de muitos, por ser bem mais econômica.

Benefícios

Quando se troca as lâmpadas brancas por aquelas amarelas, com certeza se terá uma redução no número de insetos, mariposas, besouros, e mosquitos se juntando nas varandas de trás e da frente. Além do mais, sua utilização resultará em menor quantidade de teias de aranhas buscando conseguir uma mais saborosa refeição, pois suas oportunidades de alimentos terão uma significativa redução.

Onde Comprar

No mercado há inúmeros tipos de lâmpadas amarelas à disposição, contando com várias marcas e preços, podendo ser encontradas tanto em lojas físicas quanto virtuais. Por isso, antes de comprar alguma delas é importante pesquisar especialmente as marcas, a capacidade de iluminação, duração e preço. Desta forma é mais fácil de se conseguir um produto de qualidade a um preço justo e com maior durabilidade.

C&C – Casa e Construção: Site com link para acesso –

http://www.cec.com.br/iluminacao/lampadas/incadescente/110v/lampada-anti-inseto-7w-127v?produto=1077199

Produto: Lâmpada Anti-Inseto 7w 127vTaschibra – Valor: 19,90

Luz e Tec: Lâmpada Repelux Anti-Inseto Amarela 100w 127v E-27 IL-55 – Sadokim

Link para acesso de maiores informações:

http://www.luzetc.com.br/loja/lampada-repelux-anti-inseto-amarela-sadokim_1012527651.html

Induspar: Lâmpada econômica compacta 21W – anti-inseto 3U (ROSCA E-27)

Link para acesso de maiores informações:

http://www.induspar.com/lampadas/incandescentes/anti-insetos/lampada-economica-compacta-fluor-21w-anti-inseto-3u-rosca-e-27

Aproveite as dicas acima e adquira hoje mesmo uma lâmpada anti-inseto para proteger você e sua família desses invasores indesejáveis. O melhor dessas lâmpadas  é que além de economizarem energia ainda afugentam os insetos, e assim você poderá ter noites mais tranquilas, sem que seja perturbado por eles.

Os valores das lâmpadas podem variar bastante de uma loja para outra, portanto pesquise bem, tanto em lojas físicas quanto nas virtuais. Não se esquecendo de dar importância à capacidade de iluminação das mesmas, pois se comprar uma lâmpada fraca demais, ela poderá até espantar os insetos, mas não iluminará o ambiente de maneira adequada, deixando-o sombrio e estranho.

Esses itens são perfeitos para serem colocados ao lado de fora das áreas próximas à sala e dos quartos.

Ao contrário de que muitas pessoas acham, os insetos não são atraídos pelo calor das lâmpadas. Já pensou se isso fosse mesmo verdade? Eles iam acabar de mergulhando em fogueiras e até mesmo em fogões.

Vamos Entender o Que Realmente Acontece

Os mosquitos hematófagos podem localizar os animais de sangue quente, no escuro, pela emissão de calor de seus corpos,  porém isso não está relacionado à luzes ou luz.

Os insetos são atraídos pela luz brando ou de outras cores, menos pela cor do fogo.  A luz amarela é usada como repelente de insetos. As cores alaranjadas e vermelhas também os repelem.

Os insetos fazem isso porque ele se orientam pela luz do Sol e também pela luz provenientes das estrelas e da Lua. Voam de noite porque estão mais protegidos de queimaduras solares e desidratação e estão também protegidos dos predadores.

A lâmpada anti-inseto funciona como qualquer outra lâmpada, mas o seu revestimento é especial é de bulbo, que deixa passar somente a radiação amarela, que é a que não atrai insetos.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Insetos e Aranhas

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Por favor criem um texto propio, poi este foi tira de uma resposta no br.answers.yahoo.com em 2006!

    NomeJosé 9 de Janeiro de 2013 9:48
  • Bom dia

    e verdadeiro que exisatem lambadas contra insetos….

    Nomefabiano Jose 15 de junho de 2013 11:23
  • mutcho legal a lampida amarila mutcho bonita

    Gumercindo 9 de Março de 2014 12:08

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *