Inseto – As Temidas Lacraias

Lacraia. Esse nome pode ter uma conotação totalmente negativa se dada a uma pessoa mas na verdade não ofende no reio da fauna. Pouca gente sabe, mas o termo “lacraia” é nome de um inseto que tem várias ações benéficas para os seres humanos, mas que passam invisíveis por não serem animais domésticos e não poderem ser vistos ao menos comumente em casas urbanas.

A origem do nome negativo da lacraia vem do aspecto dela, que muitas pessoas acham que é repugnante por não ser dos insetos mais belos de se ver, ao menos não como a borboleta. Por isso, ela é muito pisada pelas pessoas que acham que o bichinho não é das melhores companhias em casa mas não é bem assim. Ela faz bem a saúde de certa forma.

Inseto - As Temidas Lacraias

Inseto – As Temidas Lacraias

O Que e Uma Lacraia?

Na verdade, a lacraia é uma espécie de centopéia, ou seja, um inseto que como locomoção se rasteja através de vários pares de patas peludas que dão origem ao nome “centopéia”, de “cem”. Não são maiores que uma palma de mão e são vistas rastejando, não costumam aparecer nas paredes, mas é possível pois suas patas permitem que se apregoe a superfícies inclinadas.

Características Das Lacraias

Inseto - As Temidas Lacraias

Inseto – As Temidas Lacraias

As lacraias possuem o corpo dividido em cabeça e tronco. Na cabeça elas tem duas antenas e dois olhos. Já o tronco é formado por um monte de segmentos, cada um com um par de pernas. Então, para as diferentes pernas de centopeia há um tronco, ou um pedaço de tronco. Embora se pense que as patas se movem de forma repetida, isso não é verdade, cada uma funciona num sistema integrado, que faz com que a pata de trás de o empurrão para a pata da frente, e assim a centopeias se move.

Não é uma coordenação de movimentos, e sim um sistema. As centopeias vivem até 6 anos e elas vivem mais em ambientes úmidos, com muito; água, como lodo e troncos podres. Elas gostam de ficar sobre pedras, cascos, vasos velhos, folhas, sempre cobertas da chuva, pois elas não se dão bem com muita água.

Inseto - As Temidas Lacraias

Inseto – As Temidas Lacraias

Além disso, elas constroem um sistema de câmeras por debaixo da terra meio pela qual as lacraias saem se rastejando para se esconder da luz do sol e não as artificiais, pois esta faz mal a seu corpo já que a lacraia é extremamente sensível aos raios ultra violetas. Em resumo, as lacraias vivem nos ambientes úmidos e com pouca luz do sol, de preferência com terra e folhas.

Como já foi citado, as lacrais são importantes para nós porque elas se alimentam de filhotes de baratas e de mosquitos, diminuindo a população desses insetos que incomodam a população de uma forma geral, principalmente no verão.

4 comentários

  1. Gostei do esclarecimento sobre a lacraia que, confesso, tenho muito medo. Elas estão saindo pelo ralo do box do chuveiro. Imagina o susto!! Tudo bem, elas são importantes para diminuir a população das baratas e mosquitos mas, bem que poderia não existir nenhum deles, não é mesmo?

  2. Boa noite.
    Você cometeu um erro terrível! As lacraias NÃO SÃO INSETOS!
    São artrópodes chamados de QUILÓPODES!
    Corrija a informação, porque é como chamar cachorros de gatos!
    Vinny!

  3. as lacraias nao sao insetos sao astropodes
    nao de falsas informaçoes po favor
    obg.

  4. meu DEUS que medo!!!!!!!!!!!! Quem está com medo comente que arrepiante!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    klymene

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>