Importância Dos Insetos

Os insetos constituem o maior grupo de animais na face da Terra, e por mais que muitas pessoas não gostem deles é necessário admitir que eles são essenciais para a manutenção do ciclo equilibrado da vida. Saiba um pouco mais sobre a importância dos insetos e tente ficar menos reticente quando eles invadem a sua casa e acabam com o seu sossêgo.

A grandiosidade dos insetos pode começar a ser observada pelo fato que eles conseguem sobreviver em todas as condições e tipos de habitats. Nos lugares mais inóspitos é possível encontrar grande concentração de insetos. Com toda essa resistência, eles demonstram que têm força, apesar de em grande parte serem bem pequenos.

Diversas espécies de insetos são muito valiosas para a humanidade, pois muitos deles ajudaram a tornar a sociedade e o planeta o que ele é hoje. Um bom exemplo disso é a polinização que alguns insetos realizam, o que ajuda a possibilitar a produção agrícola e mesmo o surgimento de muitas plantas.

Podemos inclusive dividir as explicações da importância dos insetos em duas visões distintas, que partem do ponto de vista do homem e a do ponto de vista da manutenção do ecossistema do planeta.

A Importância Dos Insetos Para o Homem

Se você é do tipo que não suporta insetos, saiba que a estimativa em dólares do trabalho de polinização que eles realizam gira em torno de US$ 19 bilhões, somente quando pensamos nos Estados Unidos. Além disso, também existe a produção desses animais, que é comercializada e gera um lucro de mais ou menos US$ 300 milhões por ano.

Outra função muito importante é a dos insetos entomófagos, que são aqueles que ajudam a controlar as populações de outros insetos, ou seja, trata-se de um controle natural de pragas. Alguns insetos são utilizados em pesquisas e desenvolvimento de medicamentos para tratar e prevenir doenças dos seres humanos.

Ainda podemos falar sobre a questão de alguns insetos serem parte importante da cadeia trófica de animais que interessam ao ser humano. Muitos insetos são o alimento de aves e demais animais que podem ser utilizados pelo homem como alimento ou para outras atividades.

A Importância Dos Insetos Para o Ecossistema

Além de trazer grandes benefícios e vantagens para o homem, os insetos também são muito importantes para os mais variados ecossistemas de que fazem parte. Um dos principais destaques dessa importância dos insetos é a sua ação de polinização, pois muitas angiospermas conseguem se reproduzir de forma sexuada, devido a ajuda desses insetos.

Uma função que também pode ser exercida pelos insetos é a de controlar naturalmente as populações de outros insetos, por exemplo. Dessa forma o equilíbrio é mantido e o ecossistema se beneficia da ação desses animais, que despertam amor e ódio.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Insetos e Aranhas

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • nunca dei muita importancia ao estudo de ecologia,hoje faço faculdade de gestão ambiental,e na minha grade curricular tem ecologia aplicada a gestao da biodverdidade! hoe dou tremenda importancia e vejo o tamanho da importancia pra nossa vida! todos deviam da mais importancia,assim o ambiente com certeza seria mais equilibrado!

    cintia barreto 16 de fevereiro de 2013 14:52
  • eu gostei muito das fotos e dos comentarios

    ana clara 16 de setembro de 2013 10:32

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *