Heteropoda Máxima: Qual o Tamanho?

Quem sofre de aracnofobia (fobia de aranhas) deve ficar bem longe das cavernas do Laos, país asiático localizado na Indochina, habitat da monstruosa Heteropoda máxima. A maior aranha do planeta atende pelo ‘simpático’ nome popular de Aranha-Caçadora-Gigante e pode medir até 30 cm (envergadura garantida por suas patas gigantescas). Ficou curioso para saber mais sobre esse animal que parece invenção de filme de terror B? Então continue a leitura…

Quem é a Heteropoda Máxima?

O motivo pelo qual poucas pessoas sabem da existência dessa aranha gigante é que ela só pode ser encontrada na província de Khammouane, no Laos, e tem hábitos cavernícolas, isto é, dificilmente sai da ‘toca’ dela. Ela se tornou conhecida como a maior aranha do mundo por sua envergadura de patas que pode chegar a 30 cm. Seu corpo possui cerca de 46 mm e a primeira vez que foi descrita foi em 2001 pelo biólogo da Universidade de Mainz, Alemanha, Peter Jaeger.

Embora pertença à família Sparassidae, a Heteropoda máxima, se diferencia das outras espécies também pelo tamanho dos genitais do macho e da fêmea. O macho dessa espécie é menor do que a fêmea e apresenta como genital um pedipalpo bastante longo que é proporcionalmente 3 vezes maior do que tegulum. Já a fêmea dessa espécie possui um epígino cujas faixas são orientadas para frente. As cores oficiais dessa aranha são amarelo e preto.

Por que Caçadora?

A palavra caçadora que está presente no nome popular dessa espécie de aranha se refere aos insetos que fazem parte da sua base alimentar. Por seu tamanho avantajado essa aranha pode se alimentar também de rãs. E para quem se preocupou em se deparar com essa aranha gigante a notícia é boa, além de ser restrita as cavernas do Laos*, essa espécie não costuma aparecer com frequência. O fato de ser um animal gigante não significa necessariamente a espécie seja fácil de ser vista.


Vale ressaltar que essa aranha foi avistada em outros pontos do planeta especialmente devido ao tráfico de espécimes de Heteropoda máxima, entenda melhor abaixo.

Animal de Estimação

Desde que a Heteropoda máxima foi descoberta vem chamando atenção de pessoas que desejam ter um ‘pet’ de estimação exótico. Mesmo sendo difícil de encontrar a aranha se tornou um dos animais mais contrabandeados do mercado negro, algo que entristeceu o seu descobridor, Peter Jaegar.

O biólogo ressalta que para cada cem aranhas que chegam as casas dos apreciadores pelo menos mil morreram por terem sido arrancadas do seu habitat natural. A esperança desse biólogo é que por ter uma expectativa de vida curta a aranha saia rapidamente do radar dos contrabandistas e colecionadores. É importante ressaltar que nenhuma espécie que vive especificamente num habitat deve ser retirado do mesmo porque pode causar desequilíbrio e também resultar na proliferação de pragas.

Uma espécie não-nativa de um lugar que se prolifera sem controle pode se tornar uma praga dizimando outras espécies essenciais para esse local bem como pode trazer inconvenientes para plantações e afins. Uma aranha de proporções gigantescas pode ser o bastante para despertar o medo em boa parte de uma população.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Insetos e Aranhas

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *