Falsa-Aranha

Quem se depara com uma Galeodes, nome científico da falsa-aranha, pode se assustar acreditando que está diante de uma aranha superdesenvolvida. Embora não seja o caso é bom ficar atento, pois essa espécie que faz parte do filo Arthropoda (o mesmo das aranhas) é o animal com as mandíbulas mais desenvolvidas do planeta.

A falsa-aranha é maior que uma aranha comum e possui grande quantidade de pelos no corpo. As mandíbulas, que são enormes, se apresentam sob a forma de duas pinças bem desenvolvidas e cortantes que possuem bordos dentados distribuídos verticalmente. Encontrar uma falsa-aranha certamente não é uma experiência agradável.

O Corpo da Falsa-Aranha

Esse animal apresenta o cefalotórax dividido em três partes que são o segmento da frente onde estão duas patas e as mandíbulas e os outros dois segmentos posteriores cada um com o seu par de patas. Seu corpo é todo coberto de pelos e os seus olhos são muito próximos. Para segurar as presas a falsa-aranha conta com ventosas em sua parte da frente.

[nggallery id=8516]

Estilo de Vida

Geralmente esses animais têm hábitos noturnos e um apetite voraz que auxiliado pelas suas mandíbulas poderosas devoram animais pequeninos com grande facilidade. As fêmeas botam seus ovos em tocas e ficam cuidando deles até a eclosão. Depois disso alimentam os filhotes até que eles se tornem independentes.

[nggallery id=8517]

Variedade de Falsas-Aranhas

Atualmente, estão listadas mais de 600 espécies de falsas-aranhas que podem ser encontradas principalmente em regiões de deserto. Na Flórida (EUA) e na Índia podem ser encontradas também em regiões úmidas. No continente europeu só se registrou esse tipo de artrópode no sul da Espanha.
[nggallery id=8518]

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Insetos e Aranhas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *