Evolução Dos Insetos

Aprenda Hoje Um Pouco Mais Sobre a Evolução Dos Insetos

Os insetos são animais que estão em nosso íntimo convívio e muitas vezes não damos o determinado valor que estes desempenham na história da biodiversidade e fauna mundial. Porém, este grupo de animais não se restringe aos famosos insetos que vemos todos os dias em locais próximos ou até dentro de nossas casas, mas representam muitos animais que também estão localizados em florestas e outras partes do mundo, inclusive em todos os continentes. Aqui em nosso artigo você saberá um pouco mais sobre a evolução dos insetos com nossas dicas para ficar bem mais informado. Confira a seguir.

O Começo Da História Da Evolução Dos Insetos

Na Era Paleozóica, há aproximadamente 440 milhões de anos, algum tipo de vida no meio terrestre já havia se desenvolvido. Também chamado de período Siluriano, incluía a presença de artrópodes, que são seres bem mais simples que os seres humanos e que não são propriamente insetos. Porém, os verdadeiros insetos só  foram surgir no período Devoniano, há mais ou menos 410 milhões de anos.

A ciência que estuda os insetos e sua evolução é chamada Paleoentomologia e analisa a evolução desses animais ao longo de seu período de existência no planeta. Em outros planetas não há indícios de vida, sendo assim, não existem insetos por lá.

Evolução Dos Insetos

Evolução Dos Insetos

Estudos dizem que muitos insetos são insensíveis a mutações e estão em sua forma original há muitos milhões de anos, o que é perfeitamente aceitável, já que indícios mostram que as baratas existem nesta tal forma que se apresentam hoje há muito tempo. Hoje no mundo existem nada menos que 997 famílias de insetos, sendo que 7 em cada 10 são iguais aos fósseis encontrados. Logo, são animais super resistentes e talvez depois da saída do ser humano da Terra eles continuem sobrevivendo e tomando conta daqui. Antigamente, o contrário era esperado: achava-se que os insetos eram seres novos e que não tinham muita interferência quanto a evolução das espécies.

Local De Estudo Sobre a Evolução Dos Insetos

O Museu de História Natural em Washington faz muitos estudos à parte sobre a evolução dos insetos e diz exatamente alguns aspectos e parâmetros que até então não se sabia, dando a humanidade muito mais conhecimento a respeito destas espécies de animais que geralmente causam nojo a todos.

Os insetos geralmente não são venenosos e nem trazem muitos problemas para o ser humano, mas isso não quer dizer que o contato com o homem não cause malefícios. As alergias podem acontecer pela presença destes animais e consequência de seu metabolismo, prejudicando algumas pessoas alérgicas se tiverem contato em ambientes que abriguem os insetos. Vale a pena saber mais sobre isso através de livros.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Insetos e Aranhas

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *