Quem detesta pernilongo, e vê no zumbido irritante do mesmo um impedimento para se conseguir ter uma noite tranquila, não sabe com certeza, fazer a distinção entre pernilongo e borrachudo. A única coisa que a maioria sabe é que ambos incomodam demais, especialmente durante o verão.
Pernilongos e Borrachudos
Grande parte das pessoas faz tremenda confusão, entre pernilongos e borrachudos, mas é importante frisar que esses dois insetos são bem diferentes.
[nggallery id=5721]
Características
Os borrachudos são menores que os pernilongos, sendo que os borrachudos são parecidos com as moscas, mas com tamanho menor. São chamados por Pernilongos, popularmente, o inseto que pertence à família dos Culicidae, e o mais conhecido deles é aquele que transmite a Dengue, o Aedes aegypti, e ainda o Anopheles SP, que transmite a Malária, como também o Culex SP, conhecido habitualmente como “pernilongo caseiro”, daqueles que frequentam diariamente nosso santo lar.
Os pernilongos sejam quais forem, estão sempre dentro das residências ou próximos a elas, enquanto que os temíveis borrachudos são encontrados próximos a córregos, cachoeiras, rios, enfim, onde haja água corrente, por isso, é neles lugares que precisam ser combatidos.
O borrachudo, conhecido cientificamente como Simulium sp., que na Amazônia é chamado de pium, pertence à família Simulidae.
[nggallery id=5722]
A única coisa em comum que há nas duas espécies é que ambos são hematófagos, pois se alimentam de sangue. Em razão disso, não perdem a menor oportunidade de ‘picar’ os seres humanos, para que através dos gestos possam transmitir inúmeras doenças.
Transmissão De Doenças
Além da malária e da dengue, os pernilongos também são capazes de transmitir outras doenças, como a elefantíase, cuja principal característica é a de causar inchaço nas pernas e ainda de outras partes. O borrachudo é vetor da oncocercose, que pode ocasionar a cegueira, em determinados casos.
Pernilongo: As larvas que pertencem ao gênero Culex precisam de água para crescer, são aquáticas e possuem sifão respiratório, responsável por retirar o ar da superfície, deixando-as perpendicularmente à água, diferentemente das demais espécies.
[nggallery id=5723]
Possui obrigatoriamente hábitos noturnos e não aparece somente no verão, mas em todas as épocas do ano. Costumam postar seus ovos em água suja e escura ou ainda aquela que contenha bastante matéria orgânica em decomposição. Pode ser transmissor da filariose bancroftiana.
Diferenças Estruturais
Além do pernilongo ser bem maior que o borrachudo, ainda possui o corpo bem mais delgado e cor mais clara. O borrachudo mede cerca de 6 milímetros e tem o corpo mais forte que o pernilongo, tendo coloração quase preta. As antenas e pernas do pernilongo são bastante compridas, especialmente se comparadas de perto às antenas e pernas curtinhas que possui o borrachudo.
Mordida x Agulhada
O aparelho bucal do pernilongo é usado para sugar o sangue, sendo formado por algo muito semelhante a uma tromba de elefante. Enquanto que o borrachudo possui um aparelho bucal mastigador, que morde a pele antes de começar a chupar o sangue.
[nggallery id=5724]
As Asas
Os pernilongos possuem asas com várias escamas e através delas são formados desenhos, já as asas do borrachudo são transparentes e lisas.
Os Nomes
No Rio Grande do Norte, na cidade de Natal, o borrachudo é chamado de Muriçoca, enquanto que na cidade de Joinville-SC tem o mesmo nome, borrachudo.
Como Se Proteger e Tratar Picadas De Pernilongos Ou Borrachudos
As picadas de insetos são sempre um grande problema, especialmente se você for alérgico a elas. Então, para buscar uma solução melhor para o problema, há duas formas: evitar que seja picado ou tratar as picadas depois que elas já aconteceram.
[nggallery id=5725]
O Uso De Repelentes
Para passar no corpo:
Os melhores são aqueles que possuem DEET, pois protegem mais; mas verifique antes se não possui alguma substância que possa causar alergia.
Para ser usado no ambiente (deve ser usado em ambientes fechados, para que seja de fato eficiente):
Algumas velas podem ser bastante eficientes, especialmente aquelas que possuem em sua composição substâncias que espantam os mosquitos, dentre elas as melhores são a de andiroba, erva-cidreira, capim-limão, menta, tomilho, lavanda e ainda a de citronela, que também é bastante utilizada;
Spray de permetrina: são usados para passar nas roupas.
[nggallery id=5726]
Mais Dicas
- Use sempre roupas mais claras
- Procure não usar perfume ou não use aqueles muito fortes, pois o odor pode vir a atrair os mosquitos e pernilongos.
- Outra dica importante é que, se for fazer uma trilha ou caminhar em lugares de mata, cubra muito bem o corpo, o que inclui braços, pernas e pés, pois são os lugares preferidos para o ataque dos pernilongos e borrachudos.
- Logo que chegar da praia ou de alguma brincadeira, especialmente durante o verão, tome logo um bom banho e passe um hidratante, pois, se sofreu alguma picada com o passeio, o banho e o creme ajudarão a evitar maiores coceiras.
Para a Casa:
- Coloque vasos de citronela e arruda espalhados e locais estratégicos da casa;
- Não deixe água suja parada, especialmente aquelas de lavagem de quintal, de roupa e ainda aquela que se acumula no lixo quando cai a chuva. Os pernilongos mais comuns são atraídos pela água suja, enquanto que o mosquito da dengue sente atração pela água limpa.
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=RoOwkNVgVaM[/youtube]
Possíveis Formas De Tratamento
Como sabemos, é impossível evitar de maneira total que as picadas aconteçam totalmente, pois sempre estamos em lugares com bastante insetos. Por isso, o ideal é que se tenha em mãos alguns tratamentos para serem usados depois das picadas.
- As substâncias mais indicadas nesses casos são o anestésico local ou o anti-histamínico.
- Há também a pomada Verutex B, que ajuda a passar o incômodo das coceiras, mas antes de passar a usar, pergunte de sua eficácia e possível alergia com um médico de confiança.
- cebola: pode até parecer bobagem, mas funciona sim, para isso basta cortá-la ao meio e esfregar com cuidado sobre a picada.
- compressas geladas: elas também são importantes para evitar que a coceira aumente ou que aconteça algum machucado devido ao contato da unha com a ferida.
Enfim, não dá para deixar de viver em razão das picadas, mas ficar longe de focos de pernilongos e borrachudos ajuda bastante.
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=0SV4wAg3u4I[/youtube]