Deinopis Subrufa

A curiosa Aranha de Carcaça de Rede (Deinopis subrufa) é encontrada na região leste da Austrália e na Tasmânia tendo preferência por áreas secas. O seu nome popular é uma referência à capacidade que esse aracnídeo tem de lançar rede sobre as suas presas. Sua aparência é um tanto assustadora quando ela é percebida como uma aranha, em boa parte do dia o animal se mantém numa posição camuflada como se fosse um pedaço de madeira. Que tal conhecer mais sobre esse fascinante espécime?

A Rede da Deinopis subrufa

O estilo de vida e as adaptações dessa espécie se desenvolveram em torno da sua capacidade de lançamento de rede. Trata-se de uma aranha cujo corpo e pernas são bastante longos permitindo então que a sua rede seja lançada. Suas dimensões e visual delgado tornam mais fácil para essa espécie se manter camuflada ao longo do dia como se fosse um mero pedaço de madeira desviando a atenção dos potenciais predadores.

Seda Especial

Famosa por seu lançamento de rede essa aranha produz sua armadilha com seda especial. A maior parte das aranhas produz teias pegajosas, a Deinopis subrufa, por sua vez produz uma rede com textura semelhante à lã que torna mais fácil enredar insetos e outras presas que possuam patas peludas. Além disso, essa rede possui grande elasticidade.

Visão para Caça

A rede que a Deinopis subrufa lança tem grande importância para a sua sobrevivência uma vez que permite envolver as suas presas, no entanto, a visão também tem grande relevância para o seu sucesso nesse campo. Conhecida popularmente também como aranha-ruiva essa espécie se destaca por ter dois grandes olhos com bordas vermelhas que facilitam seu trabalho de caça noturna.

Os olhos da Deinopis subrufa se mostram com melhor capacidade de uso da luz do que os olhos de um gato ou de uma coruja, algo que tem muito valor na hora de caçar a luz da lua. Uma curiosidade sobre essa espécie é que a luz é focada numa membrana descartável situada na retina, assim que o dia amanhece essa membrana é eliminada e a noite já está reposta com total eficiência.

Como a Deinopis subrufa Caça

As aranhas dessa espécie caçam a noite e geralmente se posicionam acima de um tronco de árvore ou folha. A ideia é pegar um inseto desavisado que esteja passando pelo local. A armadilha começa a ser preparada com a confecção de uma teia com fio bem fino e em alguns pontos ela faz demarcação com pequeninas manchas brancas de fezes, esses são os pontos de mira que o espécime cria.

Quando a rede está pronta a Deinopis subrufa segura a mesma entre as suas pernas da frente que são bastante alongadas. O passo seguinte do ritual de caça é aguardar até que um inseto caia na armadilha. Ao avistar um inseto num dos seus pontos de mira (as manchas brancas) a aranha se lança sobre o mesmo esticando a rede de tal maneira que ela passa a ter cercado do triplo do tamanho. Assim que a rede pousa sobre o inseto ele acaba ficando preso, essa aranha baseia a sua caça na sua capacidade de gerar e envolver os insetos com sua rede.


Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Insetos e Aranhas

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *