Características Dos Insetos

O reino animal, chamado de fauna, é um dos mais amplos quando falamos em setores da natureza e por isso temos classificações grupais e uma delas são insetos. Tais seres, no geral pequenos, são considerados horripilantes por algumas pessoas mas são bem interessantes de se estudar.

Algumas curiosidades podem deixar os insetos mais interessantes de serem estudados. Você sabia que eles não possuem ossos como o corpo humano? Eles são classificados como animais invertebrados porque não têm esqueleto e estão por isso em um grupo específico da natureza, o que os deixa mais interessante. E sabia também que alguns insetos possuem mais de um coração? Esses pequenos bichinhos ficam mais interessante a cada minuto.

E não são poucos insetos no mundo. Caso vá contar manualmente vai perder a conta, pois existem nada menos que 750 mil tipos de insetos diferentes no mundo. Contudo, eles se parecem em algumas coisas e por isso vamos informar algumas características dos insetos.

Divisão Do Corpo Dos insetos

O corpo humano possui uma divisão um pouco simples: cabeça, tronco e membros, e estes são classificados em superiores e inferiores. Já o corpo dos insetos são um pouco diferentes, estes são divididos em cabeça, que é comum a todos os animais mesmo que sejam diferentes, tórax e abdome.

Nem sempre conseguimos distinguir o que são tórax e abdome e isso vai depender um pouco como tais partes estão no inseto. A barata, por exemplo, parece que possui um corpo único mas a parte superior é a cabeça e há em seus órgãos internos uma pequena divisão que podemos encontrar o que é tórax e o que é abdome.

A cabeça como sabemos é onde estão as partes dos sentidos dos insetos. Nela ficam localizados os órgãos sensoriais como os que escutam, a boca ou o correspondente para a alimentação que podem ser bicos também, os ouvidos caso desta força eles ouçam, pois alguns são seres térmicos, ou seja, sentem pelo calor e com isso chegam perto da presa para se alimentar ou da vegetação, caso seja o caso.

Parece estranho mas os insetos possuem um sistema nervoso também. Ele pode não ser como conhecemos mas há um cérebro que coordena as suas atividades e fazem seus membros, sejam patas ou não, funcionarem e se coordenarem. Por menor que seja há uma anatomia completa no inseto, apenas é um pouco difícil de visualizar em alguns casos.

O tórax é onde fica o sistema circulatório do animal. Pode não ser sangue, mas há um fluido que faz com o que corpo funcione que é enviando por vias finíssimas mas existentes. Pode notar que sempre que matar um inseto haverá um liquido saindo por suas vias, comum e que pode não provar que existe “sangue em suas veias”, mas algo existe.

O abdome é uma das partes mais complexas dos insetos. Esta é uma região de seu corpo em que está não apenas o sistema digestivo como reprodutor. Em se tratando de posição dos órgãos de digestão é a mesma do homem mas bem diferente, pois este não possui intestino grosso ou delgado ou estomago, apenas um grande saco digestivo que irá por meio de substancias digerir o que foi ingerido para manter o corpo vivo.

No caso dos insetos hematófagos, que são aqueles que se alimentam de sangue, não há um sistema digestivo complexo formado já que o sangue é ingerido e já transmitido para a circulação do corpo do inseto e o manter vivo. Mas para os que ingerem como formigas há sim não apenas a digestão como formação de excremento. Sim, os insetos defecam mas é tão pequena que não consegue ser vista na maior parte das vezes a olho nu.

Um dos insetos que conseguimos visualizar seu excremento é a mosca que solta seus restos de alimentos e causam bastante mal a saúde. Contudo, a mosca coloca seus restos pelo mesmo espaço o qual se alimenta e não possui órgão de saída, é pela boca mesmo.

O Tamanho Dos Insetos

Determinar que um animal é maior ou menor que o outro exige sempre um comparativo. Contudo, dentre os seres vivos os insetos são os menores e são sempre pequenos. Se compararmos a outros animais eles sempre são pequenos, mesmo que possam ser maiores do que a palma de uma mão como é o caso de algumas aranhas ou tao minúsculos que a visualização a olho nu é difícil, caso de alguns mosquitos.

Os Insetos Podem Mudar De Corpo

Uma das características mais importantes do insetos é que eles podem sofrer metamorfose, ou seja, eles podem mudar de corpo e se tornar seres diferente. Na maior parte das vezes isso acontece na vida inicial para a fase adulta, de maturação e o maior exemplo é a lagarta que se torna borboleta.

Quando nasce a lagarta é um ser pequeno e por um bom tempo se fecha em seu ciclo para se tornar uma linda borboleta. Isso acontece sempre uma vez na sua vida, quando seu corpo se transforma de forma bem natural e ganha vida, corpo e é bem diferente do inicial. A este processo damos de metamorfose e até o momento não se sabe de caso entre os homens ou mamíferos de qualquer espécime, apenas com os insetos.

Possuir Antenas é Uma Das Características Dos Insetos

Uma grande parte dos insetos não possui orelhas como os humanos e eles procuram, ouvem ou sentem as coisas por meio de suas antenas. Alguns não possuem olhos também e usam a antena como guia. O maior exemplo é a barata. Quer deixar uma barata sem sendo de direção? Retire suas antenas e ela com certeza não vai saber o que fazer para se orientar no local e pode se perder ou andar pelo mesmo espaço.

Muitos insetos possuem antenas e esta pode servir como olhos, mas alguns possuem olhos de fato como o caso da mosca. Para quem não sabe as moscas são repletas de olhos em suas costas e por isso é tão difícil pegar este bichinho com as mãos, ele com certeza não apenas sente a aproximação mas os seus mais de vinte olhos não deixam que seja capturado.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Insetos e Aranhas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *