Aranhas Domésticas Inofensivas

Aranha, Características e Descrição

A aranha esta dentro da ordem dos artrópodes, e está inserida na classe dos aracnídeos. Sua distribuição geográfica ocorre em todos os locais do mundo, já que ocorre em quase todos os tipos de habitats, em todos os continentes com exceção de locais inabitáveis como a Antártida. Sua estrutura compreende 8 pernas, quelíceras que são estruturas responsáveis pela injeção de veneno, seu corpo é caracterizado por tagmas, abdômen, cefalotórax ao qual são ligadas pelo pedicelo, que é uma pequena estrutura de elo.

Elas não apresentam em sua estrutura antenas como os insetos, seu sistema nervoso é muito desenvolvido, e se comparado entre outros artrópodes, é o mais centralizado deles. Outro ponto diferenciável são as teias características das aranhas, estas possuem uma vasta variabilidade de formação morfológica, além de sua estrutura e tamanho, estas são formadas por fios de base proteica com grande elasticidade, força e muito leve. É crível que exista mais de 40.000 espécies de aranhas que estão subclassificadas em mais de 100 tipos de famílias. Apesar de haver um grande temor quanto as aranhas e seu risco a vida humano, apenas 30 espécies são consideradas de alto risco a vida humana. Diante disto, para saciar a curiosidade e tranquilizar a mente vamos aqui listar algumas espécies de aranhas inofensivas avistas em domicilio.

Aranhas Domésticas Inofensivas

A famosa Aranha pernuda, ou cientificamente chamada Pholcus phalangioides

São aranhas muito difundidas e encontradas dentro das residências em todo o território brasileiro. Estas aranhas possuem um tipo de comportamento cinantrópico, ou seja, se desenvolvem de acordo com ambientes e condições criadas pela existência local humana. E estas sempre estão escondidas em algum canto e nunca irá se intrometer na vida de algum humano. Sua reprodução atinge de 20 a 30 avos em casulo e os jovens sofrem cerca de 5 a 6 mudas de pele até que alcance a maturidade sexual. Estes pequenos animais possuem uma longevidade de em média 3 anos.

Caso a aranha constate estado de defesa, seu mecanismo é de fuga, mas antes ela começa a balançar sua teia de maneira muito rápida para que não seja possível identificá-la ou avistá-la e depois ela sai em fuga. São úteis já que realizam o controle de insetos dentro de casa, e sua picada é indolor e sua veneno não é ativo.

Aranha de Prata, ou Argiope argentata

Esta é uma espécie muito encontrada em jardins residenciais, é muito mansa, isto é, de indivíduo para indivíduo. A fêmea, como a grande maioria das espécies são maiores do que os machos, e desta forma, estes são como o caso da viúva negra. Após a fertilização das aranhas fêmeas, os machos são mortos, envoltos pela teia e em seguida consumidos como uma presa qualquer. Estas possuem um tempo de vida em torno de dois anos, sendo esta chamada também de aranha X, já que esta fica em forma desta letra em sua teia.

Aranha Vermelha, Nesticodes rufipes

É uma espécie muitíssimo comum dentro de casa, e inofensiva. Muitas pessoas costumam matá-las já que confundem com a aranha marrom, que é uma espécie muito perigosa dado seu veneno com poder necrosante. Esta evita contato com o ser humano, e seu veneno é inativo no homem mas sua picada causa certo desconforto.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Insetos e Aranhas

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *