Aranha Preta com Patas Vermelhas

A grande maioria das aranhas que conhecemos possuem veneno, no entanto, todas elas apresentam presas, pois, as que não têm veneno acabam utilizando de outras estratégias para matar suas presas em prol de sua alimentação. Embora a maioria apresente veneno, a maioria desses venenos não são nocivos para os seres humanos, apenas para os animais dos quais elas se alimentam, que são geralmente os insetos.

A característica do veneno geralmente é a neurotoxicidade, isto é, que provoca alterações no sistema nervoso da presa, para que ela principalmente fique imóvel, dando tempo para a aranha se alimentar. Outras apresentam o veneno mais forte, que não só têm a propriedade de imobilização, mas sim de matar a vítima. Quando esse veneno é muito forte e potente, ele pode inclusive causar efeitos nos seres humanos, como dor ou danos neurais que podem evoluir com graves consequências.

As aranhas de cor preta nem sempre representam um perigo a nós, seres humanos. No entanto, além da aranha marrom, a chamada viúva negra também se enquadra no grupo das aranhas que apresentam os venenos mais fortes em todo o mundo.

Já as aranhas chamadas de armadeiras podem serem encontradas tanto na cor cinza quanto na cor castanha, que pode apresentar variações de tonalidade. Sendo assim, uma aranha armadeira pode ser percebida na cor preta. Elas são caracterizadas por apresentarem pequenos pelos em seu corpo e em suas pernas também. A espécie Phoneutria sp. é considerada venenosa e pode chegar a até cerca de 17 centímetros de comprimento, medida essa que leva em conta as suas pernas. O seu corpo em si apresenta entre 4 e 5 centímetros de comprimento e elas geralmente são bastante agressivas, dando “botes”, característica que deu origem a seu apelido de “armadeira”.

A chamada aranha viúva negra é preta e apresenta algumas manchas vermelhas, mas essas manchas geralmente são em seu abdômen. No entanto, algumas vezes essas manchas podem se estender para algumas de suas patas, fazendo com que ela tenha um aspecto preto com patas vermelhas. Seu nome científico é Latrodectus sp. e seu porte é pequeno, com no máximo 3 centímetros de comprimento, considerando as suas patas, sendo que seu corpo mede cerca da metade disso, ou seja, entre um centímetro e um centímetro e meio de comprimento.

Quando picam as pessoas, a aranha viúva negra pode gerar acidentes considerados de pequeno e também de médio porte. No entanto, os acidentes com esse tipo de aranha são bastante raros, uma vez que elas geralmente se encontram em vegetações, como plantas rasteiras, arbustos, barrancos e até mesmo plantas de praia, onde elas produzem suas teias e botam seus ovos.

Outro tipo de aranha preta, mas que não apresenta necessariamente as patas na cor vermelha é a tarântula, que geralmente vive em regiões de jardins ou em locais que contenham gramado. Os acidentes gerados pela tarântula podem causar inclusive necrose no local, dependendo da quantidade de veneno que foi inoculado pela aranha, o que acaba pondo em risco o membro afetado. Apesar disso, o que é mais comum de ocorrer é apenas uma dor local que pode passar com a ajuda de analgésicos.

Sempre que possível, após um acidente com aranhas, é ideal procurar auxílio médico, juntamente com um exemplar da aranha, se possível captura-la, para a identificação e melhor idealização de prognóstico e conduta para a pessoa que foi picada.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Insetos e Aranhas

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *