Aranha Marrom

Tamanho e características

A aranha marrom é o segunda espécie de aranha mais venenosa e a primeira que contém mais mortes por todo o mundo. Ela possui cerca de sete a 15 mm de comprimento, incluindo o tamanho de suas patas. Possui um veneno necrosante, que além de matar todas as células que ficam perto de onde sua picada foi dada, é bastante perigoso sendo 15% das vezes fatal se não for procurado cuidados médicos, número baixo, porém preocupante.

Habitat da Aranha Marrom

É uma aranha que não tem uma região específica de vivência, habitando praticamente todo o globo. Sua ação é realizada na parte noturna, mantendo-se escondida sobre folhas, tijolos, galhos, ou qualquer outro ambiente escuro que lhe possa oferecer abrigo durante o dia e à noite, sai para caçada. É mais encontrada na época de verão. É um inseto que não é agressivo, atacando somente para defender-se.

Aranha Marrom

Aranha Marrom

A Picada e o Veneno da Aranha Marrom

A aranha marrom é extremamente venenosa, e é conhecida por que tem uma picada que é capaz de matar o local onde o veneno atingiu, fazendo a pele apodrecer (necrose). Elas possuem seis olhos de cor branca, e podem medir até 12 centímetros, e obviamente, como o nome diz, todas tem a cor marrom. Normalmente elas são encontradas na natureza e são prejudiciais até para os animais que entram em contato com essa perigosa aranha, alguns Insetos e Aranhas até podem conviver com certa harmonia.Essa aranha pode se alimentar de pequenos insetos como grilos ou louva-a-deus, por exemplo.

Inofensividade aparente

Seu tamanho pequeno não amedronta, fazendo muitas pessoas com pouco conhecimento sobre as aranhas, pensarem que a cuja não é venenosa, assim acabam entrando em contato com a aranha e sendo picados. A aranha marrom se caracteriza também por não atacar, não é um aracnídeo nada agressivo, muito pelo contrário, na área doméstica elas costumam passar os dias escondidas atrás de móveis ou em peças da casa que não sejam muito frequentadas, e só saem dos seus “esconderijos” á noite.

Segue um vídeo que mostra um reportagem que fala com propriedade sobre os perigos da aranha marrom.

A aranha marrom ataca seres humanos?

Elas praticamente nunca atacam as pessoas, apenas se defendem quando encostamos nelas sem intenção, o caso mais comum é durante o sono de noite exatamente no horário em que elas perambulam pelas casas, as pessoas – inconscientes enquanto dormem – podem acabar deitando em cima da aranha, se ela estiver em cima da cama, ou também, outro caso muito popular é quando calçamos os sapatos, muitas vezes colocamos os calçados sem olhar dentro, e é exatamente lá que elas se escondem. A picada da aranha marrom não costuma doer como a picada de uma Abelha, aliás não se sente nada, porém, cerca 14 horas depois o local da picada começa a ficar inchado e a vítima começa a sofrer de fortes dores de cabeça e febre, pode ocorrer também escurecimento na urina. Por incrível que pareça, comparado com o tamanho do animal, 1,5% dos casos em relação a picadas com a aranha marrom resultaram na morte do paciente. Este é um dado importante, portanto não esqueça de tomar mais cuidado.

Como evitar acidentes com a aranha marrom

Segue um vídeo extremamente interessante que mostra como se prevenir contra acidentes com este animal.

Tratamento em caso de picada

Logo depois que você perceber a picada a coisa mais indicada é ir correndo procurar um médico, pois sem tratamento, o efeito do veneno vai ficando cada vez mais forte. Não se pode esquecer também que a quantidade que veneno que a aranha libera é variável e isso diferencia muito na seriedade da picada, por exemplo, se a aranha liberar pouco veneno o seu risco é bem menor e pode não demorar a ser curado, porém, se a aranha marrom tiver liberado muito veneno o caso é bem mais complicado e corre sérios riscos, inclusive de vida. Devemos tomar muito cuidado com essas aranhas, não só as aranhas-marrons mas todo o tipo delas, muitas são enormes e horríveis como a Tarantula e aparentam ser muito perigosas, e muitas vezes são as que quase não tem veneno, já as pequenas, a maioria das vezes ignoramos, então tome cuidado, pois elas podem ser as mais perigosas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Insetos e Aranhas

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • TEM APARECIDO COM ALGUMA FREQUENCIA UM TIPO DE ARANHA NO BANHEIRO DE CASA ELAS NORMAMNETE MEDEM NO MAXIMO 3 CENTIMETRO E SÃO MARRONS O QUE FAZER JÁ ENCONTREI VARIAS SEMPRE EU AS MATO MAIS TENHO A IMPRESSAO DE SEREM VENENOZAS

    ROSEMBERG 2 de Abril de 2011 12:01
  • adorei essas aranhas
    mais da muito medo de
    olhar pra elas.
    eu vi uma delas no meu
    banheiro quase pisei nela
    bjoOss..

    luana 3 de Maio de 2011 21:47
  • Noo banheiro daqui de casa tbn
    são semelhantes a segunda imagem não sei exatamente se sao
    as mesmas , a anos elas ficam nos cantos das paredes e só fui saber
    do risco hoje :z vou tomar mais cuidado e vou mata-las sempre qe puder (:

    Annddy 23 de Maio de 2011 23:30
  • encontrei a aranha identica a da segunda foto no jardim proximo a piscina tenho dois cachorros e uma irmã pequena . de que forma posso elimina – las. aguardo resposta

    luiz 12 de junho de 2011 14:47
  • a um ano fui picada pela aranha na minha casa minha mão ficou com um enorme ferida era horrível ver minha mão apodrecendo..temos que tomar cuidado ainda hoje sinto dores forte na mão jamais imaginei que um bichinho deste pode-se fazer o que fez

    odara 14 de junho de 2011 11:30
  • Desde quando aranha é inseto? iiihhhh…

    Raquel 19 de junho de 2011 1:56
  • topp mais e assustador, bom que com esses sites aprendemos muitas coisas. bjssssssssssssssssss

    mara 30 de junho de 2011 17:26
  • Hoge eu e minha amiga entramos na piscina para pegar uma aranha
    tem perigo? depois ficamos muito preocupada!!

    Mariana 6 de agosto de 2011 17:30
  • nossa que medo eu tava fazendo meu trabalho sobre essa aranha eu ja fui picada mas logo tomei vacina e fiquei melhor mas esse trabalho e o que me deu mais arrepio……
    bjOOOOOOOS

    aline 21 de setembro de 2011 10:34
  • eu tenho uma aranha marrom, q achei, e coloquei ela dentro de um vidro, ela tah viva ainda, agr ela é minha aranha de estimação….tenho mto medo de q ela me pique… @luiza_borges

    luiza 28 de setembro de 2011 14:07
  • aparece uma aranha de cor marrom com uma lista preta em cima dela tenho pavor toda vez que vejo o que posso fazer para acabar com elas

    flavia 1 de outubro de 2011 16:17
  • Amigo aranha não é INSETO é ARACNIDEO como o escorpeão e o carrapota.

    Anderson 16 de outubro de 2011 9:22
  • Hoje à alguns minutos matei um aranha dessas, igual a da segunda foto.
    Temos que tomar cuidado porque em casa é o lugar onde elas mais preferem pra ficar.
    Em cantos escuros, guarda-roupas, sapatos e etc.

    renn fabricio 17 de outubro de 2011 20:18
  • Venho a anos estudando esta aranha.Nunca tinha visto.Só por fotos e vídeos. E hoje dia17-10-2011 encontrei uma já adulta junto a pedras de construção.Estava escondida atrás de um pedaço de pedra de mármore bem atrás com sua bolsa de ovos.Agora vou ter que olhar todo o terreno e dentro de casa.Onde tem uma tem várias. Abraços e muito cuidado

    Cleber 17 de outubro de 2011 21:29
  • caramba ja vi varias e nem sabia vo tomar mais cuidado

    julio 24 de novembro de 2011 20:11
  • eu estou com uma aranha venenosa dentro de casa e estou com a porta do meu quarto fechada e a aranha esta na sala como posso acabar com a aranha?

    willian 30 de novembro de 2011 19:45
  • Digamos que é o tipo de aranha que convivi por vários anos dentro de casa, mas nunca tinha levado ela muito a sério até que soube do que o veneno dela era capaz de fazer. De aranha marrom já fui picado três vezes, mas nunca tive grandes complicações por procurar auxílio médico em tempo. Ela se torna mortal quando as pessoas ignoram os efeitos de sua picada, que em princípio pode coçar.

    Outro detalhe: aranha não é inseto, como foi dito no texto. Insetos possuem antenas e apenas três pares de patas e o corpo é divido em três partes. Aranhas, bem como escorpiões, opiliões, ácaros e carrapatos são desprovidos de antenas, tem o corpo dividido em apenas duas partes e possuem quatro pares de patas.

    Mario Bourges 9 de dezembro de 2011 13:18
  • tem pessoas q tem horror a esse tipo d bicho

    juliana 21 de Janeiro de 2012 0:41
  • essa aranha pode durar mais de um mes para sua cura

    sandra 14 de Fevereiro de 2012 18:32
  • eu tenho pavor desse bicho e a onde eu moro tem muita aranha marrom moro em curitiba paraná

    thayse 17 de Fevereiro de 2012 7:18
  • isso nao basta de uma tonguise seu pau no cu eu tenho uma arranha marrom e ela nunca me mordeu
    porra mesmo mais ja que ta na internet nao posso faze nada mesmo

    jhonathan 2 de Março de 2012 15:37
  • codorninha pierre filho da kelli e do joilso morro no lindouro em pinha parana
    estudo na expressao

    jhonathan 2 de Março de 2012 15:39
  • Se aranha marrom ou armadinha picada alguns meu corpo ai pode ser acabou morta hora?Pois hospital não tem salva sua vida.

    Juliana 13 de Março de 2012 15:02
  • eu ja vi uma na faculdade onde estudo biologia dentro de um pote que o professor trouce para mostrar os perigos dessa aranha

    valeria 20 de Março de 2012 14:55
  • Meu filho foi picado e está demorando muito a cicatrização

    debora 27 de Março de 2012 12:28
  • eu moro de medo eles podiao mata todas as aranhas do mundo

    nnnnnnn 14 de Abril de 2012 20:45
  • Acabo de capturar um exemplar no meu banheiro dentro da hidromassagem, bem onde deixo minha toalha quando vou tomar banho, caraca, esse bicho poderia me ferrar. Meu filho foi picado há 01 mes nas costas, só não complicou porque ele me mostrou a picada e eu o encaminhei imediatamente ao hospital. Tomou antibiótico pois já estava com início de necrose no tecido, felizmente deu tudo certo.
    Amanhã mesmo vou mandar uma empresa realizar dedetização dentro e fora da casa.
    Pessoal, não marquem bobeira com esse bicho…………………………………

    MARCELO GRATAO 18 de Abril de 2012 21:45
  • fui picada por uma aranha marrom ja fais um meis e meu pe ainda esta em face de cicatrisaçao mais meus dedos nao mexe ainda gostaria de saber quando tempo demora para se curar da picada de aranha nao encontrei nem uma resposta na internet

    juliana 26 de Abril de 2012 8:32
  • mais é claro que a aranha não é um aracnidio ela é um inseto seus bobos

    ruben 3 de Maio de 2012 13:16
  • o Rubem você ta no 1 ano é?parece que é porque a aranha é um aracnidio não um inseto. buuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuurrrrrrrrroooooooooo

    khauê 3 de Maio de 2012 13:21
  • aranhas infensivas são legais mas as venenosas me dão medo pricipalmente a marom

    julia 27 de Maio de 2012 12:18
  • um dia desses uma arãnha deceu do lustri prcuri outras e encontrei e elas aimda não foram imbora

    julia 28 de Maio de 2012 20:02
  • vish O.o

    André R 12 de junho de 2012 15:45
  • Aqui no banheiro de casa tem essas aranhas pequenas parece marrom ou um pouco avermelhadas!!

    Nicolas 14 de junho de 2012 9:27
  • minha cunhada esta enternada a quase uma semana, foipicada por uma aranha bem pequena e esta necrosando o lugar.nao deixe desapercebido, tem casos q amputão o membro

    marcelo barros 20 de junho de 2012 11:20
  • Capturei uma aranha desse tipo no meu banheiro e coloquei num vidro herméticamente fechado. Isso aconteceu há 3 dias e ela ainda continua viva. Como isso pode acontecer, já que ela tb precisa de oxigênio para sobreviver?

    Nomedailce 20 de junho de 2012 22:47
  • a aranha marrom é extremamente venenosa, e é conhecida por que tem uma picada que é capaz de matar,e se vc ou alguem for picado.deve tomar um antibiotico 36 horas depois da picada,ou vc pode morrer…tendeu…caso vcs não saibão..e esse antibiotico ou soro é meio que feito por cavalo..por que alguns cientistas aplicaram o veneno em cavalos e os anti-corpos produziram um soro especifico para esse caso

    wesley 25 de junho de 2012 21:26
  • a aranha marrom é extremamente venenosa, e é conhecida por que tem uma picada que é capaz de matar,e se vc ou alguem for picado.deve tomar um antibiotico 36 horas depois da picada,ou vc pode morrer…tendeu…caso vcs não saibão..e esse antibiotico ou soro é meio que feito por cavalo..por que alguns cientistas aplicaram o veneno em cavalos e os anti-corpos produziram um soro especifico para esse caso onde ela fica….de baixo de telhas..tijolos..roupas..papeis..armario..e em lugares escuros

    wesley 25 de junho de 2012 21:29
  • a aranha marrom é extremamente venenosa, e é capaz de matar,e se vc ou alguem for picado.deve tomar um antibiotico 36 horas depois da picada,ou vc pode morrer…tendeu…caso vcs não saibão..e esse antibiotico ou soro é meio que feito por cavalo..por que alguns cientistas aplicaram o veneno em cavalos e os anti-corpos produziram um soro especifico para esse caso onde ela fica….de baixo de telhas..tijolos..roupas..papeis..armario..e em lugares escuros

    pedro 25 de junho de 2012 21:30
  • Fui picada por uma quando era criança e até hj tenho a cicatriz na perna na parte que necrosou.

    Nome Quilla 24 de julho de 2012 9:09
  • na minha casa começaram apecer varias aranhas marrom,eu queria ter serteza, por favor mande mais fotos.

    claudiney 15 de agosto de 2012 1:32
  • acabei d ser picada por uma aranha a aparencia delaq é marrom mas ainda num tive nem um efeito,sera q devo ir a um ospital

    Nome léia 10 de setembro de 2012 11:57
  • essas arnhas se encontra em lugares escuo como sotão ou em caixas velhas por isso que vcs encontram aranha saindo do banheiro ta a minha dica

    gabriel 11 de setembro de 2012 21:11
  • Cara eu AXO q eu Fui picado por uma desas aranhas Anoite por q quando eu tava na Lan Hause com 2 amigos meus meu pescoço começou a doer e me deu um poco de febra mas nada de Dor de cabeça, bom hoje eu vo no medico pra ver o que eu tenho, Me desejem Sorte e torção para que eu não morra :-).

    Arthur 2 de dezembro de 2012 9:25
  • Agora que li este site tive noçao de quanto essa aranha e perigosa principalmente as crianças pois como elas nao tem muito juizo e facil a picada da arnha dependente do ambiente

    Sarah Barros 15 de Março de 2013 14:38
  • cara peguei uma dessas para meu trabalho mais mudei de ideia

    Nomesantiago 21 de Março de 2013 17:18
  • qew-nojo-mann-é-taaao-nojento-para-de-posta-isso-so´-retardado-quew-osot-disso-seus-troxaaaaaaaaaw

    maria-luiza 27 de Março de 2013 19:41
  • q-zikka-mann-e-tao-realista-mann-possta-mais-ja-vi-uma-dessas-na-mina-escola-mademoiselle-perillieer-<3

    isabela 27 de Março de 2013 19:45
  • meu-deussssssssss-deus-abençoe-todos-vcs

    nilta 27 de Março de 2013 19:46
  • muitos estão comentando que a aranha n~é inseto eles estão certos as aranhas são aracnídeos

    larissa 22 de setembro de 2013 19:00

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *