Aranha Huntsman Gigante

Membro da família Sparassidae, a aranha Huntsman, é conhecida por seu grande porte podendo chegar a medir até 30,4 centímetros de comprimento e mesmo não representando uma ameaça ao ser humano é difícil não se assustar ao dar de cara com ela. Seu nome Huntsman (caçador) se deve a sua habilidade de caça que é reforçada devido as suas patas retorcidas como as de um caranguejo.

Aranhas Australianas

É bastante comum que as pessoas se refiram as aranhas Huntsman como aranhas caçadoras australianas pelo fato de que os membros da Sparassidae são encontrados em sua maioria na Austrália ou na Ásia. Por sua aparência e tamanho demasiado pode ser chamada ainda de aranha caranguejo. Vale o adendo de que é até comum encontrar essa espécie também nos Estados Unidos em regiões como da Flórida, Texas e Califórnia. Acredita-se que a difusão da espécie pelo mundo se deu através de aranhas Huntsman escondidas em caixas que saíram dos habitats originais para outros lugares do mundo.

O Visual das Aranhas Huntsman

O tamanho gigante é a principal característica dessas aranhas sendo que suas patas são as responsáveis por seu porte exagerado. A coloração do corpo desses animais é geralmente marrom ou cinza. Como elas precisam ter condições de viver em locais estreitos como fendas de rochas tem corpo achatado. Como tem juntas torcidas as pernas dessas aranhas se espalham pelas laterais do seu corpo e não verticalmente, motivo pelo qual podem lembrar um caranguejo.

Base Alimentar das Aranhas Huntsman

De maneira geral essa aranha é uma aliada do ser humano, pois nas regiões tropicais em que habita contribui para a redução de pragas como insetos. Sua alimentação inclui grilos e baratas variando de local para local. Seu método de caça é um pouco diferente de outras aranhas, a Huntsman usa a sua agilidade e o seu veneno para imobilizar a presa. Com seus maxilares (chelicerae) se alimenta.

Cuidado com a Aranha Huntsman

Embora não seja considerada necessariamente perigosa para o ser humano essa aranha pode ter uma mordida bastante dolorosa e com alguns efeitos colaterais. O local afetado costuma apresentar inchaço e o indivíduo pode ter dores de cabeça, náuseas e arritmia. Os especialistas já observaram que essas aranhas não atacam o ser humano se não se sentirem ameaçadas. As fêmeas podem atacar como uma forma de proteger os seus sacos de ovos.

Aranha que Faz ‘Reféns’

Para quem vive no Brasil e nunca viu de perto uma aranha Huntsman deve ser difícil imaginar o susto de ter uma dessas na sua casa. Essa experiência foi vivida por um casal australiano que mora em Queensland. Numa noite tranquila enquanto preparavam o jantar na cozinha os dois observaram que uma aranha gigantesca os observava da porta.

A primeira reação foi tentar espantar a aranha que eles apelidaram de Aragog, contudo, isso não deu certo e o animal pareceu se irritar com as tentativas. O casal ficou assustado e se sentindo reféns em sua própria cozinha. Após deixar a porta da cozinha do casal, Aragog, não foi mais vista, contudo, eles acreditam que a aranha Huntsman vive seu jardim. Por eles tudo bem desde que ela não faça outra dessas visitas inesperadas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Insetos e Aranhas

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *