Abelhas (Ordem Hymenoptera)

As abelhas são seres vivos pertencentes ao reino animal da classe dos insetos. Elas são bastante conhecidas e populares pelo fato de realizarem a produção de mel, que se constitui como um dos alimentos mais ricos em nutrientes que existe.

As abelhas se destacam pelo seu modo de vida, pois elas vivem em sociedade (nas colmeias) onde cada um dos insetos possui uma função definida para ser executada em prol de toda a colmeia, o que acaba sendo um grande exemplo para toda a humanidade.

As abelhas são animais que fazem parte da ordem Hymenoptera, que é um dos maiores grupos de insetos existentes no reino animal, pois agrupa as abelhas, as formigas e as vespas.

Em todo o mundo, foram identificadas em torno de 20.000 diferentes espécies de abelhas, sendo que apenas no Brasil encontramos cerca de 1.500 espécies diferentes. No entanto, os especialistas acreditam que existem inúmeras espécies de abelhas que ainda não foram identificadas cientificamente.

As abelhas se caracterizam por serem animais que apresentam grande importância no processo de polinização, que é um tipo de reprodução sexuada das espécies vegetais. Devido a essa importância, as abelhas acabam sendo uteis na agricultura, pois existem arvores frutíferas (exemplo: a macieira) que dependem desses insetos para se reproduzirem.

Entre as curiosidades das abelhas estão o fato de uma única colmeia (é o local construído para pelas abelhas para que elas possam habitar em forma de colônia de abelhas) chegar a ter cerca de 60.000 abelhas.

A criação de abelhas é considerada uma atividade rentável, e muitas pessoas criam as abelhas com o intuito de produzir mel e própolis. Esse cultivo é denominado de apicultura.

A Ordem Hymenoptera

Essa ordem abriga em torno 115.000 diferentes espécies de insetos, que estão divididos em 99 famílias taxonômicas.

O nome dessa ordem é oriundo do grego, devido ao fato dessas espécies apresentarem asas com membranas (Hymem – membrana e ptera – asas). Contudo, devido a evolução algumas espécies perderam as asas (é a situação das formigas).

As fêmeas dessa ordem se destacam por apresentarem um ovopositor, órgão típico dos artrópodes para colocar os seus ovos, típico e diferenciado. O desenvolvimento desses animais é do tipo metamorfose, possuindo os seguintes estágios: ovo, larva, pupa e adulto.

A ordem Hymenoptera apresenta vários tipos de formas, tamanhos e hábitos de vida.

As Abelhas e o Processo De Polinização

O processo de polinização consiste no transporte dos polens que foram produzidos e estão nos estames das flores masculinas de uma espécie vegetal até a antera de uma outra flor, do sexo feminino da mesma espécie. Através da polinização consegue se obter as sementes que irão gerar novas plantas daquela espécie vegetal.

As abelhas são instrumentos de fundamental importância para a reprodução de inúmeras espécies vegetais através da polinização. Esses insetos são muito importantes, que no caso de uma extinção das abelhas, poderia causar um grande problema no reino vegetal, e inclusive a extinção de inúmeras espécies vegetais, que não iam mais conseguir se reproduzir.

As abelhas costumam visitar as flores para se alimentar do néctar produzido, e nessas visitas o seu corpo acaba ficando repleto de pólen, e quando a abelha visita uma nova flor que no caso seja feminina, o pólen se solta e poliniza a nova flor.

O néctar produzido pelas flores se constitui na principal fonte de alimento das abelhas.

As Características Das Abelhas

As abelhas são pequeninos insetos que apresentam um comprimento médio de 2,00 centímetros quando atingem a fase adulta. Esses animais normalmente apresentam a sua coloração listrada em amarelo e preto.

As abelhas tem como habitat natural as colmeias que elas fazem na arvores, embaixo da terra, cavernas, na parte de dentro de telhados.

As colmeias sempre possuem uma abelha rainha, esta se caracteriza por ser a maior abelha do local e são responsáveis unicamente pela reprodução – existem abelhas rainhas que conseguem colocar 1.000 ovos em um único dia.

As abelhas rainhas chegam a conseguir viver um período de 25 anos e nesse período elas reinam absolutas.

Além da abelha rainha, as colmeias possuem abelhas operarias e os zangões. As abelhas operarias são responsáveis pelo alimento (pólen e néctar), pela limpeza e pela vigilância da colmeia. Os zangões apresentam a função de acasalar com a abelha rainha e garantir a reprodução.

As abelhas são animais que possuem uma grande sensibilidade e facilmente sentem as mudanças que acontecem no seu habitat e no meio ambiente. Devido a isso, as abelhas podem ser consideradas como indicadores da qualidade do ambiente em que elas habitam.

http://www.youtube.com/watch?v=6LQ00njFY6k

As abelhas apresentam 05 (cinco) olhos, 02 (dois) pares de asas, 03 (três) pares de patas e antenas que são bastante sensíveis. Contudo, entre as próprias espécies de abelhas existem diferenças, por isso podemos encontrar abelhas de diferentes formas, cores e tamanhos.

Outra característica das abelhas é a existência de um ferrão, no entanto são encontradas espécies que não possuem tal aparato. O ferrão é utilizado para picar quando as abelhas se sentirem ameaçadas, no entanto, apesar de conter veneno, a ferroada da abelha é inofensiva a grande maioria dos seres humanos.

A ferroada de uma abelha será letal em pessoas alérgicas, ou no caso de uma pessoa ser atacada por um enxame de abelhas, e acabar sofrendo um grande numero de ferroadas, que fazem a pessoa sofrer um choque anafilático que pode vir a ser fatal.

Uma abelha consegue produzir em torno de 05 (cinco) gramas de mel todos os dias, e o seu ciclo de vida não é muito longo, durando aproximadamente 02 (dois) meses.

As abelhas fabricam o mel dentro da própria colmeia, e esse produto serve de alimentos para as abelhas. Elas também produzem a geleia real, que irá servir de alimento para a abelha-rainha.

A Reprodução Das Abelhas

As abelhas machos normalmente nascem antes das abelhas fêmeas. Os machos aguardam as fêmeas eclodirem para que possam fecundar as mesmas.

As fêmeas após serem fecundadas procuram um lugar para fazer seu ninho (exemplo: árvores ocas ou debaixo da terra). Após a construção do ninho, elas buscam alimento e colocam os seus ovos, para terem seu ciclo de vida concluído. As abelhas fêmeas morrem antes do nascimento (eclosão) dos seus filhos.

Quando do nascimento dos filhotes de abelha, podem nascer mais de uma abelha rainha, e elas irão brigar para quem assumir a missão de reproduzir da colmeia.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Insetos e Aranhas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *