O Gato Norueguês da Floresta

Conhecido popularmente como um animal bastante bonito e de aparência diferenciada, o Gato Norueguês da Floresta, ou como é também chamado, Gato dos Bosques da Noruega, nacionalidade originária do felino, apresenta uma grossa e longa pelagem que era capaz de protegê-lo durante as temperaturas rigorosas havidas em seu país, tornando-o desta forma, muito resistente às baixas temperaturas. Seu feitio nos faz lembrar o de um lince e ainda que seja um gato se mostra bastante reservado com pessoas estranhas.

Esse felino é bastante interessante e perfeito para termos em casa. Relaciona-se com outros bichos e com pessoas de forma harmoniosa. Este gato costuma ser bastante ágil com seus donos, além de se mostrar com habilidade grande na flexibilidade.

Veja logo abaixo mais características e informações sobre este maravilhoso animal que encanta a cada dia mais os criadores e quem pretende contar com um diferenciado bichinho de estimação em casa.

A Origem

A árvore genealógica referente ao gato Norueguês da Floresta possivelmente deve ser constituída de uma mistura de vários gatos de pelo longo e de pelo curto originários da Inglaterra. Os antepassados dos gatos Noruegueses da Floresta habituavam-se a frequentar os navios Vikings da Idade Média, ultrapassando o continente europeu caçando pequenos pássaros e ratos, protegendo ainda os alimentos e os grãos dos insistentes roedores. Em determinados portos da Noruega passaram a cruzar naturalmente com outras espécies de gatos.

O gato do Bosque da Noruega teve sua raça reconhecida na Noruega apenas depois da década de 30 e foi pela primeira vez apresentada numa exposição em 1938. Aproximadamente 100 anos antes, em torno de 1830 determinados criadores da Noruega começaram a seleção de modo à preservação da raça e juntar à beleza e rusticidade de sua pelagem.

Até 1970 a raça restou quase que totalmente esquecida quando ocorreram programas sérios para promover a reprodução da espécie. A partir de então a FIFE adotou o Norueguês da Floresta começando do ano de 77. A partir disso foi descrito um padrão oficial que depois haveria de ser alterado para impedir qualquer forma de confusão com a raça Maine Coon, bastante parecida a ele.

Atualmente é admissível o encontro de animais desta espécie em estado de selvageria em florestas da Dinamarca, Suécia, e ainda na Noruega. Conforme as histórias descritas na mitologia escandinava, há lendas que promovem a descrição desse animal, como um grande felino, de cauda espessa e longa, que nem mesmo o mais forte dos deuses, Thor, teria capacidade de erguê-lo do chão. E a deusa da fecundidade e do amor, Freya, levava uma carruagem que era levada por esses animais.

Não se tem a certeza quanto a origem do felino, com uma exuberante a alta beleza e cercado por uma enormidade de histórias em sua terra originária. Até mesmo alguns acreditam ainda que determinadas tribos da Ásia e da Europa Central talvez tenham introduzido estes felinos na região escandinava.

Em meados da década de 70 foi quando chegaram os exemplares primeiros nos Estados Unidos e na Alemanha. Já na década de 80 aportaram na Inglaterra e em 1982 chegaram à França.

Características

O gato Norueguês da Floresta é constituído fortemente e bastante maior a que um gato normal. A raça tende a possuir um corpo robusto e longo, longas pernas e também uma espessa cauda.

Geralmente apresente uma cabeça longa, com uma aparência bastante parecida a de um triângulo equilátero, um forte queixo que, e um comprimento médio de focinho, uma cabeça que seja redonda ou quadrada em forma sendo tida como um defeito na genética. Apresenta os olhos oblíquos e amendoados sendo de qualquer coloração.

Tem grandes orelhas, de base larga, além de pontiagudas e altas, na parte de cima interna de suas orelhas evoluem grandes quantidade de pelo, e na expansão do triângulo formado por sua cabeça culminam um tufo de pelo.

Os felinos desta espécie tendem a viver até os 16 anos, e já que contam com uma forte ossatura e são considerados com uma grande altura, pedem uma alimentação mais reforçada do outras raças de gatos domésticos. Os indivíduos machos costumam apresentar um peso maior e ainda os ossos maiores que aqueles das fêmeas.

A Pelagem

O gato Norueguês da Floresta conta com aproximadamente sessenta cores nas mais variadas opções encontradas, como, por exemplo, Torties, que são manchados,  Smokes, que são esfumaçados, Tabby, tigrados, os sólidos que não contam com uma marcação, cálicos que apresentam cores tricolores com branco, bicolores sem ou com marcação com branco, arlequins e vans que são bicolores ou tricolores e com bastante incidência da cor branca.

Uma interessante particularidade desta raça é que o felino quando apresenta idade menor que dois anos tem características físicas habituais dos demais gatos domésticos. Antes de atingir os dois anos de idade seus pelos são semilongos ou curtos aos poucos tende ao crescimento, ainda que o volume dos sub pelos seja grande.

Atinge a maturidade sexual por volta dos sete meses até um ano de vida. Depois dos 02 anos é provável que se note toda sua beleza que estará completamente definida até que atinja os 05 anos de idade.

Estes são os felinos de pelo semilongo ou longo mais fáceis de serem cuidados, desta forma é recomendado apenas uma vez na semana, fazer uso de tratamentos de pelos para retirada de pelagem morta, como limpar, pentear, dentre outros. Como é natural esta espécie, acabou desenvolvendo diversas habilidades para que se tenha um cuidado com sua pelagem.

Sua pelagem é parte de um ciclo sazonal. Durante o decorrer de um ano a camada inferior do pelo e a cauda são permanentes, ainda assim, nos meses de temperatura mais baixa, aparece uma 2ª camada com a pelagem longa e sendo impermeáveis e ásperos fazendo sua proteção, além disso, nos meses quentes cai esta camada. Quando cresce sua pelagem nos meses de frio geram a famosa juba em volta de seu pescoço, sendo esta uma das mais marcantes imagens da espécie.

Temperamento

Esse gato apresenta um temperamento excelente, bastante meigo com seus cuidadores, muito dócil e depende ainda de bastante atenção e de carinho de seus donos. Esses animais tendem a se comunicar bem com todos os frequentadores da residência através de sons e gestos para cativar e chamar a atenção das pessoas.

Os animais têm vários tipos de raças e espécies, e nos encantam com seu visual sempre diferente e bonitos.

Os gatos também fazem parte das belas espécies, e sempre estão presentes em nossos lares, trazendo alegria e nos fazendo companhia. Algumas raças desses alegres felinos são diferentes, como o gato Norueguês da Floresta.

Essa raça é de animais muito peludos, com pelos longos e rajados, o que dá a impressão de serem fofos, como aqueles gatos de brinquedos que vimos em parques.

Os Noruegueses da Floresta são uma raça muito antiga, há relatos de já existirem na época viking, são animais dóceis e carinhosos. A média de vida desses felinos é de até 18 anos, quando bem cuidado.

No trato com esse gato é necessário que se escove bem seus pelos, por serem longos, mas pela beleza que por necessidade, pois seus fios não embaraçam com facilidade.

A característica mais marcante desse bichano é a habilidade de descer das árvores, em espiral e ainda de cabeça para baixo.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Felinos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *