Castração de Animais Domésticos

A castração de animais é um assunto que causa muitas divergências entre pessoas que defendem a castração e outras que a consideram uma agressão aos animais. No entanto, mesmo a par das divergências existentes sobre o assunto, muitos veterinários aconselham a castração dos animais, por diversos motivos que podem incluir a própria proteção dos animais e também dos seres humanos. Neste artigo nós vamos falar sobre a reprodução e a castração de animais domésticos, quais suas indicações e como o procedimento é realizado.

Reprodução de Animais Domésticos

Cães e gatos são os animais domésticos mais comuns, criados tanto nas zonas rurais como nas zonas urbanas, inclusive em condomínios e apartamentos. As estatísticas informam que em capitais como São Paulo há cerca de 1 cachorro para cada 7 habitantes e 1 gato para cada 46 pessoas. Além disso outro fator que torna esse problema ainda mais grave é o alto nível de reprodução desses animais ocasionando uma superpopulação que gera o abandono e o sofrimento dos pequenos bichos.

Filhotes

Segundo os médicos veterinários, apenas uma cadela pode gerar até 100 descendentes em apenas 6 anos – seu período reprodutivo, enquanto uma gata pode gerar até 200 descendentes em apenas 2 anos, uma incrível superpopulação de cães e gatos em muito pouco tempo.

Estatísticas, Situação e Destino dos Animais

Ainda segundo as estatísticas realizadas na cidade de São Paulo, 20% dos cães e gatos são domiciliados, 70% são semidomiciliados, ou seja, tem dono mas vivem nas ruas e 10% são animais abandonados. Os animais abandonados assim como os semidomiciliados são uma grande preocupação, pois sofrem fome, frio e até maus-tratos, além de oferecer risco de transmissão de doenças.

Abandonados

Assim, ainda dentro das estatísticas apresentadas, em São Paulo são recolhidos cerca de 30 mil animais anualmente, destes somente 1,5 mil são adotados, enquanto cerca de 20 mil são sacrificados. Essas situações relatadas na cidade de São Paulo se repetem com poucas variações na maioria das cidades brasileiras.

Castração: Indicação e Procedimento

O real problema não é tão somente o número de animais existentes, mas principalmente o perigo de disseminação de várias doenças. Para buscar evitar estes problemas a castração é o procedimento mais indicado, através de uma operação cirurgia realizada por médico veterinário. A castração é um procedimento relativamente simples em que os pacientes se recuperam em poucos dias, como mínimo de desconforto e poucos riscos, evitando as ninhadas que não são desejadas e também a proliferação de doenças.

Operação

Além disso, os médicos veterinários garantem que os animais domésticos que são submetidos a procedimentos cirúrgicos de castração têm uma vida mais saudável, com riscos menores de desenvolver qualquer problema de saúde, infecções e tumores nos órgãos reprodutivos. Outro benefício da castração nos machos se refere ao seu comportamento, sendo que estes animais se tornam mais calmos e comportados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>