Saiba Como Manter a Boa Forma De Seu Cãozinho

A caminhada é uma ótima forma para perder uns quilinhos e exercitar-se, sem gastar muito dinheiro. Com um par de tênis e roupas adequadas, podemos chegar à boa forma de maneira prática e rápida. Hidratar-se e alimentar-se bem também são formas saudáveis e eficazes de deixar a saúde em dia.

Quando estamos fora de forma, sabemos exatamente como proceder, tanto para melhorar o peso, quanto para melhorar a saúde – e caso tenhamos dúvidas, existem diversos profissionais que podem nos auxiliar na prática de exercícios, controle de peso, aumento de energia, entre outros.

Como Será Que Podemos Melhorar, Ou Manter, a Forma De Nossos Cãezinhos?

Ter um cão é como ter um filho, porque temos de pensar por eles, quando o assunto é alimentação e cuidados. Se seu peludo está com a circunferência abdominal maior do que deveria, veja agora como ajudá-lo a perder os quilos extras, ou apenas manter o bom peso adquirido.

Como na saúde dos humanos, hidratar-se é fundamental. É muito importante que os animais sejam estimulados a beber água, principalmente quando praticarem exercícios físicos, como caminhadas, e passeios ao ar livre. Deixar sempre uma garrafinha de água para você, e para o seu animal, quando forem dar um passeio, é uma ótima forma de manter o corpo de ambos com boas condições de hidratação.

Cuidados Especiais Com Os Cães

O que é novidade para muitos donos é que cães de pele e pelos claros, ou mucosas rosadas, devem passar protetor solar com frequência, evitando queimaduras, quando estiverem em contato com o sol.

Também é importante que, ao passear com seu cãozinho no asfalto, verifique-se se o solo não está quente demais, para não queimar as “almofadinhas” das patas do cachorro. Uma boa saída são os sapatinhos para animais, fáceis de encontrar nas lojas que vendem produtos especiais para cães.

Uma boa aquisição são as fraldinhas para animais. Assim, além de seguir a lei, você protege os próximos animais que passarem por aquele local. Se todos fizerem o mesmo, seu cãozinho também estará protegido nos próximos passeios.

Alimentação Adequada

Outro fator muito importante para cuidar bem da saúde e boa forma dos cães é evitar que eles consumam alimentos feitos para seres humanos. Muitos destes podem até intoxicar os animais, como o caso do chocolate, que dependendo da quantidade, pode até matar. Quando você ou sua família estiverem se alimentando, evite deixar seu animal ao redor da mesa. Caso seja necessário que o cãozinho esteja por perto, seja firme, e não permita que pedacinhos sejam distribuídos para seu animalzinho de estimação.

Uma boa saída é alimentá-lo minutos antes de iniciar a sua refeição, assim você terá a certeza que o animal está satisfeito. O que nos faz bem, não é o que fará bem a eles. Além disso, respeite a quantidade diária de ração para cada raça.

Se você possuir mais de um animal e estimação, evite que um “roube” a comida do outro. Desse modo você tem o controle da quantidade de comida que cada um consumiu. Se forem de raças diferentes, ou seja, consumirem diferentes tipos e quantidades de ração, é fundamental que as vasilhas sejam colocadas distantes umas das outras.

Um bom hábito a criar nos cães é que eles também possuem hora certa para se alimentar. Deixe a ração por 30 minutos na parte da manhã, e mais 30 na parte da noite, até se adaptarem. Quando estiverem acostumados a comer nestes horários, passe a deixar por 15 minutos. Assim você cria o costume de que eles não podem “beliscar” durante o dia, e devem se alimentar nos horários pré-definidos se não quiserem sentir fome no restante do dia.

 

O Mimo Em Excesso

Assim como a vovó com as crianças, mimar um animal de estimação é algo fácil e natural para quase todas as pessoas, por isso é importante explicar para toda a família, amigos ou pessoas que convivam com seu cão o porquê as regras devem ser seguidas à risca, afinal, você está cuidando da saúde de seu animal.

Cuidados Com a Saúde

Se você gosta de caminhar, ou correr, seu cão é uma ótima companhia. Mas se para nós é importante verificar se o coração e a pressão arterial estão em dia, para nossos animais de estimação também. Animais idosos ou com problemas de saúde, como diabetes ou problemas venosos, devem visitar um veterinário e fazer exames.

Outros fatores externos, como pulgas e carrapatos, também estão presentes nas ruas – Isso sem mencionar as doenças que podem ser contraídas. Por isso, as vacinas devem estar sempre em dia, possibilitando uma vida longa e saudável ao seu animal. Vermífugos também devem ser administrados de seis em seis meses, evitando vermes intestinais.

Por mais dócil que seja seu cão, lembre-se que ele tem instintos, por isso é importante levar a coleira, e no caso de cães maiores, a focinheira, evitando confusões e preservando a possibilidade de fazerem exercícios juntos.

Brincar Gasta Energia e Calorias

Brincar com seu animal também é uma ótima maneira de estimulá-lo a praticar exercícios físicos. Jogar a bolinha, colocar um petisco sempre a frente dele para estimular a corrida, colocar pequenos cones, para alterar as passadas dos cães, são maneiras divertidas e simples de manter a boa forma dos caninos.

Lembre-se que a intenção é fazer com que seu cão perca peso, ou ao menos, mantenha a boa forma, por isso, para as recompensas das brincadeiras, use petiscos leves, como pequenas barras, que são vendidas em pet shops e lojas de animais, com preços acessíveis.

Existem dezenas de maneiras de proteger e manter a saúde de seu animal em dia. A forma do seu cãozinho não influencia apenas no físico, mas principalmente na saúde dele. Uma boa rotina de alimentação, combinada com exercícios semanais, são a fórmula ideal para mantê-los em forma e com disposição para brincar e descansar, nos horários adequados.

Um cãozinho estressado não pode ir ao médico e se queixar, por isso, é muito importante que tenhamos a sabedoria para identificar quais os problemas ou soluções para casos específicos de cada animal e criá-los com carinho, mas também com o “pulso firme”, para ter atitudes adequadas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Caninos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *