Sabedoria Canina: Lições Para a Vida

Quem observa os cães talvez não imagine que são animais dotados de grande sabedoria sobre o bem viver. Se você pensar um pouco logo descobrirá que os cães estão sempre buscando formas, mesmo que simples, de levar uma vida melhor. Seja num passeio ou mesmo estando abertos para conhecer novos indivíduos, os cães, estão sempre satisfeitos por algum motivo.

Observando a vida dos cães é possível apreender uma filosofia de vida elaborada pelos nossos amigos de quatro patas. A seguir elaboramos um guia de como ter uma vida mais plena e feliz como os seus amigos cães. Pense em como aplicar cada um desses conselhos no seu dia a dia para se dar melhor com as outras pessoas e ter motivos para estar contente em todos os momentos.

Filosofia Da Sabedoria Canina

Jamais deixe passar a oportunidade de sair para um passeio – Quem tem cachorro sabe que basta acenar com a possibilidade de sair para um pequeno passeio para que o amiguinho de quatro patas se anime e esteja pronto. No dia a dia as pessoas perdem muito tempo com o que não é realmente importante e deixam passar oportunidades de se divertir.

Uma forma bem básica de aplicar esse conhecimento da extensa sabedoria canina é estar sempre pronto e aberto para sair e aproveitar os bons momentos com as pessoas de que você gosta. A próxima vez que um amigo ligar para você e te chamar para sair, mesmo que esteja muito cansado, considere dizer sim e ter mais momentos alegres para recordar no futuro. 

Sinta o ar fresco e o vento no rosto apenas por prazer – Os cães gostam de ficar parados sentindo o ar fresco e o vento no rosto apenas por prazer, que tal tentar levar essa dica para aqueles seus momentos de estresse do dia a dia? Sabe quando parece que as coisas nunca mais darão certo? Então vá a um local tranquilo, pare e apenas sinta o vento te descabelando. A natureza é maravilhosa, os cães sabem disso.

Corra para saudar as pessoas que você ama quando elas chegam – Não se sinta inibido, quando alguém de quem você gosta chega não se intimide e corra para saudar essa pessoa especial. Não nos damos conta de quantas oportunidades de demonstrar carinho perdemos simplesmente porque não queremos demonstrar o que estamos sentindo. 

Se for necessário pratique a obediência – Se tem algo que os cães sabem e podem nos ensinar é a obedecer nos momentos em que isso se mostra necessário. Desejamos fazer tudo o que nos dá vontade e ignorar grande parte das regras, porém, na vida em sociedade as coisas não podem e não são bem assim. No trabalho, por exemplo, é necessário compreender que em alguns momentos você precisará ser obediente. Mesmo na vida passamos por situações em que é mais prudente sermos obedientes do que nos rebelarmos.

Deixe claro quando alguém invadir o seu território – Existem situações em que nos sentimos incomodados porque de alguma maneira alguém invadiu o nosso território, mas quase nunca deixamos isso claro. O melhor a fazer é sempre manifestar que não se está satisfeito com alguma atitude do outro.

O ambiente de trabalho é um dos ambientes em que mais podemos observar essas “invasões” de território. Por exemplo, você está trabalhando há muito tempo num projeto de uma área X da empresa e chega alguém de uma área Y, que não entende nada do assunto, e resolve dar opiniões descabidas e que nada acrescentam para tentar te deixar mal diante dos demais funcionários.

Seja educado, mas deixe bem claro que esse funcionário está invadindo o seu território. Obviamente não estamos dizendo para não ouvir as opiniões dos outros, mas saber distanciar as pessoas que apenas desejam causar mal-estar. 

Quando for possível tire uma soneca e se espreguice antes de levantar – Os cães são animais que estão em grande parte do tempo felizes e satisfeitos, não é mesmo? Em grande parte isso se deve ao fato de que eles dormem quando tem vontade e quando acordam dão aquela espreguiçada para acordar todos os músculos.

Mesmo que você não possa tirar sonecas constantes no seu dia a dia saiba que pode tentar descansar com mais qualidade. Apenas alguns momentos vagos para dormir um pouco já ajudam. Quando despertar seja de um sono logo ou de uma soneca se espreguice com vontade.

Corra, pule e brinque todos os dias – A vida é uma só e por isso mesmo tem a obrigação de ser muito divertida. Então não deixe de fazer de cada dia um momento para ser feliz, corra, pule e brinque. Saia com os seus amigos quando puder, tenha sempre um sorriso para oferecer as pessoas que convivem com você e lembre-se de que somente por estar vivo você tem motivos para ser feliz. 

Aproveite o sabor das refeições, porém, saiba quando parar – Quem já observou um cão comendo pode perceber que eles comem a sua ração com gosto, mas sabem a hora de parar, ou seja, quando se sentem saciados. Quando o assunto é comida muitas pessoas enfrentam problemas exatamente porque não sabem a hora de parar.

A próxima vez que estiver diante daquele seu prato favorito pense que é necessário aproveitar completamente o sabor, mas sem nunca abusar e comer mais do que o necessário.

Seja leal – Um dos principais ensinamentos da sabedoria canina, e que falta a muitas pessoas, é saber ser leal. Muitos não compreendem completamente o que é ser leal, podemos tentar explicar de uma forma bem simples. Ser leal é estar sempre ao lado de alguém, independente da situação dessa pessoa, rica ou pobre, saudável ou doente. Reflita e pense quantas pessoas leais existem na sua vida.

Jamais pretenda ser algo que você não é – Os cães são cães e não tentam ser gatos, por exemplo. Esse conceito é fundamental para o seu dia a dia, não fique focado e preso em ser algo que você não é e nem pode ser. Desejar algo na vida é bom, mas tentar viver por parâmetros que não se aplicam a você é um desperdício de tempo.

Quando alguém estiver passando por um mau dia apenas sente-se ao seu lado e se mostre presente – Muitas vezes as pessoas não querem mil palavras de motivação, apenas desejam sentir que alguém está sentado ao seu lado porque realmente quer estar e que não sairá de lá. 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Caninos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *