Pequeno Bulldog Inglês

As raças vão sofrendo “modificações” quando passa por uma mistura intencional, como aconteceu com a raça do buldogue inglês. Para criar uma raça menos feroz foi feita essa seleção. Na verdade mesmo o buldogue inglês não é exatamente aquele cão feroz mostrado nos desenhos animados. Pelo contrário, eles costumam gostar de brincar muito e são amáveis.

Também chamado de bulldog, que por muito tempo foi considerado um “cão de briga”, já é visto com outros olhos e entrou na lista das raças amáveis. Pode ser um ótimo companheiro, amigo, assim como outros cães dóceis, de raças que essa característica é mais forte.

As Características Físicas do Bulldog

Como todos os cães, o bulldog tem as suas características básicas, como a altura, o peso e a expectativa de vida, que varia de acordo com a raça.

O bulldog é sempre de uma única cor, mas com o focinho preto. Por isso é classificado como fuligem ou unicolor. Já a cor dos olhos é sempre castanha e ele possui pelagem curta. Não é um cão muito agitado, pois a sua energia é considerada baixa. Normalmente, vive entre 8 a 10 anos.

A altura do bulldog não ultrapassa os 38 centímetros na fase adulta e a menor fica em 30 centímetros. Já o peso varia do macho para a fêmea, o primeiro chega a pesar 25 quilos e a fêmea não ultrapassa os 23 quilos.

Falando das suas características de humor, o bulldog é pacífico e meigo.

Características de Comportamento do Bulldog

O bulldog é muito apegado ao seu dono e em uma família ele escolherá o seu, uma única pessoa.

O que não quer dizer que o bulldog terá problema com a família, pelo contrário, ele será amável, porém, com o dono terá um apego muito maior. Com estranhos a sua simpatia é considerada moderada.

O cão bulldog costuma ser muito teimoso, adora brincar e por ser carente quer sempre ter muita atenção voltada para ele, principalmente da pessoa elegida por ele como dono.

Uma característica importante desse cão que deve ser respeita é em relação ao seu passeio. Ele não suporta o sol forte, nem mesmo calor. Forçá-lo a sair com temperatura alta, o deixará irritado e ele pode até mesmo passar mal.

O horário de passear com o cão bulldog é no momento do dia em que a temperatura estiver mais amena, preferencialmente no fim de tarde ou lodo cedo. Porém, o problema não é somente com o calor muito forte, mas o bulldog também não tolera as temperaturas baixas demais.

Com o pelo curto é necessário protegê-los durante os dias muito frios. Isso pode ser feito com as roupinhas de cão.

A Relação d Bulldog Com as Crianças

O bulldog adora crianças, pode ser um ótimo companheiro para elas, até porque paciência é uma das suas principais características. Sem falar que o bulldog é muito carinhoso.

O que atrai o bulldog são as brincadeiras e o jeito doce das crianças e jovens também. Eles adoram ficar perto dessas pessoas. Além disso, normalmente, as crianças tiram a paciência do cachorro, no caso do bulldog isso é impossível de acontecer.

O bulldog, em geral, quando o assunto é convivência, se trata de uma das melhores raças. Ele elege o dono, com quem tem mais apego, mas se dá bem com todos os membros da família. Se entre as pessoas tiverem crianças ou jovens, eles se encantam e os tratam bem e especialmente são pacientes com as crianças. Para completar, recebem bem as pessoas estranhas que vão até a casa do dono, assim como reagem bem quando estão passeando.

Cuidados Com os Bulldogs

Esse cão precisa de atenção especial, principalmente, nas dobrinhas, que devem ser higienizadas todos os dias.

Ele adora a vida ao ar livre, mas não gosta de jeito nenhum de lugares úmidos. Falando nisso, o dono de um bulldog deve ficar atento aos lugares com lagos ou piscinas, pois o bulldog não é um bom nadador e cair em um ou em outro pode significar um grande problema.

Além de fazer a limpeza diária nas dobrinhas, o cão merece uma atenção especial no que diz respeito a higiene, na pele. É preciso mantê-la limpa e seca para evitar que o cão sofra com dermatites. Comuns quando a higiene não é feita como se deve.

Atividades Físicas São Importantes Para o Bulldog

Todos cães precisam de atividades físicas e não seria diferente para o bulldog. No caso dessa raça com um “agravante”, ele adora comer e tem tendência para obesidade. Quando estão muito acima do peso, a qualidade de vida acaba diminuindo muito. Por isso, a obesidade deve ser evitada de qualquer jeito, pois ao contrário, o cachorro poderá sofrer com problemas graves de saúde.

O bulldog deve sair de casa todos os dias para passear, lembrando que isso não pode acontecer nos horários de muito calor. Ele deve brincar, praticar atividades físicas, mas nada exagerado. Basta um passeio tranquilo todos os dias para colocar a saúde dele em dia.

Sobre a Saúde do Pequeno Bulldog Inglês

Um dos problemas de saúde que é mais frequente na vida de um cão bulldog é nas articulações e em segundo lugar, as dermatites.

Entre todos, os cães da raça bulldog inglês são aqueles que têm a saúde mais frágil e por isso, a sua expectativa de vida pode ser inferior a da média. O problema na pele, por exemplo, a dermatite que aparece na dobrinha é muito mais comum nos bulldogs ingleses do que nos demais. O que não quer dizer que os outros cães da raça não sofram do problema.

Para evitar basta manter essas dobrinhas da pele do bulldog sempre limpas e bem secas.

Também é muito comum que o cão da raça bulldog tenha problema na articulação coxofemoral, ataque normalmente os joelhos. Problemas esses que estão relacionados ao fato do cão está acima do peso. A obesidade deve ser evitada, como foi dito anteriormente.

Os demais cuidados com os cães da raça bulldog são aqueles que devemos ter com qualquer animal. Alimentação adequada, em primeiro lugar, assistência veterinária periódica, abrigo adequado. Não espere que o seu cão fique doente para levá-lo no veterinário. Ele deve ser acompanhado sempre.

Além disso, eles precisam um pouco mais de atenção do que qualquer outro cão, pois são carentes.

Sem dúvida um dos mais procurados animais para serem domesticados, os cachorros tem um charme todo especial, principalmente quando eles vêm de uma raça bonita. O Bulldog é desse tipo, uma raça que muitos gostariam de ter para criar. A seguir veremos um pequeno vídeo onde um Bulldog Inglês está se divertindo, andando pela grama e encarando outros cachorros bem maiores do que ele. Veja só:

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Caninos

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *