Filhotes de Poodle

Os Cães Poodles

O Poodle é uma das mais famosas raças de cães franceses. De acordo com especialistas, é uma das mais inteligentes também. Uma de suas características mais interessantes está a de procurar imitar muito bem o que vê os demais fazerem, especialmente seu dono, tendo facilidade para aprender os mais diversos exercícios, por isso acaba sendo a raça mais escolhida para as apresentações circenses.

Filhotes de Poodle

Filhotes de Poodle

A História dos Poodles

Infelizmente não há informações certas sobre a raça. Os franceses afirmam categoricamente que a raça surgiu em suas terras, mas, os alemães dizem que, na verdade, a mesma tem origem num autóctone cão nórdico. Ademais, outros pesquisadores sugerem que o poodle tenha vindo da região do Piemonte, localizada na porção norte italiana.

Esse levantamento considera o fato de que já existiam na Itália cachorros da raça Poodle muito belos, que os turistas da Inglaterra estavam habituados a comprar e levar para casa esse animais.

Entretanto, a hipótese mais aceita, é aquela sustentada pelos franceses, para os quais os animais modernos, o Caniche, teria tido origem por meio do Barbet, um cão raro de mostra francês caracterizado pelo seu lanoso e crespo pelo. Do Barbet, o atual Poodle deve ter herdado seu instinto pela caça.

Temperamento dos Poodles

Esta raça é conhecida por sua extrema fidelidade, facilidade de ser adestrada e grande obediência, o que acaba fazendo dessa espécie, um animal muito agradável para companhia. Como tem grande facilidade de aprendizado, acabou o tornando famoso ao redor do mundo.

É um animal bastante ativo e de grande energia, mas ainda pode se cansar com muita facilidade. Com caráter bastante amigável, o Poodle fica muito à vontade em família, especialmente quando o dono está por perto. É um cão amável, carinhoso, e com extremo apego ao dono.

Além disso, se mostra instintivo e sensível, e muitos dos animais podem demonstrar uma maior agressividade, do que os demais, principalmente frente a pessoas estranhas. Mas, em contrapartida, gosta bastante da companhia de outros cães e demais animais domésticos. Ainda assim se torna fundamental que os poodles sejam colocados juntos a outros animais desde cedo, para evitar comportamento potencialmente agressivo ou exagerado na possessividade.

Como é raça inteligente, o Poodle necessita de frequentes estímulos, tantos mentais quanto físicos para evitar desvios em seu comportamento. A regularidade de brincadeiras, exercícios e jogos, caminhadas, e adestramento de obediência básico são importantes para que o animal dessa raça se mantenha mental e fisicamente saudável.

Aparência dos Cães Poodle

Além das qualidades citadas acima é necessário levar em consideração sua originalidade e beleza, sendo um cão bem constituído anatomicamente e bastante gracioso também, distinguindo-se pela tosa típica, que o pode diferenciar das demais raças. Seu tronco é proporcional à cabeça, apresentando um bom aspecto do focinho, bem marcado e com cor branca nos animais pretos, cinzas ou brancos.

Seus olhos amendoados apresentam cor amarronzada, preta ou âmbar escuro. As orelhas são compridas, levemente arredondadas, e pendem na face. Sua cauda é alta, alinhando-se à parte superior. A pelagem desses animais por ser encordoada ou cacheada.

A pelagem cacheada, conhecida ainda por crespa, é bastante fina, abundante, crespa, lanosa, resistente quando puxada e elástica. É uma pelagem farta, espessa, de uniforme comprimento, com cachos de tamanhos iguais. No caso dos pelos encordoados também se mostra abundante, com fina textura, fechada e lanosa, formando cordões longos e típicos, menores que 20 cm.

Tamanho dos animais dessa raça

Conforme o tamanho a raça apresenta ainda 4 variedades:

  • Poodle Grande: chamado ainda como Poodle Gigante tem o tamanho que vai de 45 a 60 cm, podendo ter alterações de dois centímetros a mais, contando com as mesmas características presentes nos Poodles médios;
  • Poodle Anão: com tamanho que pode variar entre os 28 aos 35 cm, exibem a mesma aparência dos Poodles Médios, mas em tamanho menor, sem conter características de anão.
  • Poodle Médio: com tamanho que vai dos 35 até os 45 cm;
  • Poodle Toy: seu tamanho fofo não ultrapassa os 28 cm, sendo que a altura perfeita gira em torno dos 24 ou 25 cm. Estes animais conservam a aparência geral do Poodle Anão, sem apresentarem nanismo.

Filhotes de Poddle

Para conseguir cuidar de seu animal e tê-lo saudável sempre é necessário que se tome determinados cuidados, exigindo que se tenha um tempo diário para isso. Um deles está relacionado à pelagem, pois a mesma embaraça com grande facilidade, já que, caso não seja cuidado a contento, leva o animal a uma tosa para resolver o problema. Para não acarretar a tosa o dono precisa escovar diariamente o pelo do animal, procurando desembaraçá-lo.

As cores de filhote dessa raça são: chocolate, preto, champanhe ou abricó, branco (mais comum), e cinza (o mais difícil de ser encontrado).

Cuidados

É necessário que o animal faça periódicas visitas ao veterinário, mantendo atualizadas suas vacinas, e a vermifugação. O combate e controle de carrapatos e pulgas precisam ser efetuados com intervalo máximo de três meses, especialmente em razão de o animal contar com uma longa pelagem.

No tocante à alimentação o cuidado é o habitual, ou seja, o animal deve se alimentar apenas de ração, nada de oferecer comida caseira e muito menos alimentos doces, como o chocolate, por exemplo. O mercado voltado aos animais domésticos está bastante difundido, por isso, é possível encontrar qualquer produto para eles, mantendo sua saúde.

Regularidade das Refeições

Filhotes com até 1 ano de vida precisam se alimentar de 03 a 04 vezes ao dia, com um regular intervalo entre uma refeição e outra, com uma ração que seja adequada aos  filhotes Poodles. Nas primeiras vezes em que o animal irá se alimentar pode apresentar dificuldades de mastigação, por isso, é interessante umedecer a mesma usando água morna.

Como os poodles vão comer apenas ração, ofereça uma que seja de qualidade garantida, sendo especialmente da linha Premium, o que acabará o sustentando por um tempo maior e deixará a pelagem mais brilhante e macia. Há no mercado rações próprias para animais de médios e pequenos portes.

Lembre-se que a água deve ser oferecida ao animal sem restrição, devendo estar limpa e fresca diariamente.

Para quem adora animais e, em particular, cachorros e mora em casa pequena ou sem quintal, uma boa opção é adotar filhotes de poodles que são fofíssimos quando pequenos e não atingem grande altura ou comprimento. Esses cachorros podem ser criados até mesmo dentro de casa, se tomados alguns cuidados com sua higiene.


Categoria(s) do artigo:
Caninos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • oi quer vender algum deles? meu numero é 48-88285265

    Rhana 1 de maio de 2010 23:25
  • Oiie Gostaria de verder ou doar uma emea pra mim,se quiser entre em contato comigo,(11) 76227067 Obrigada

    Tânia 15 de junho de 2010 22:19
  • Acho lindo,tenho um macho poodle toy, que é a coisa mais fofa do mundo!!!!ele se chama billy.
    (nao esta a venda)

    patricia 8 de agosto de 2010 8:21
  • o meu moreu

    doug 31 de janeiro de 2012 15:16
  • achai muito lindo esses animalsinhos queria muito ter um!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    camile 25 de março de 2012 12:41
  • eu vo ganhar alguma mas ki tamaho quando nascem tem? favor me responde

    OI 1 de abril de 2012 22:09
  • boa noite tenho uma filha de 09 anos vc nao doaria um filhote pra mim?mais se vc nao puder doar vender mais barato pra mim por favor estou muito a procura se vc quiser e só me ligar 035 98379838

    patricia pereira de andrade 1 de setembro de 2013 22:08

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *