Como Evitar Que o Filhote De Cachorro Chore a Noite

Criar cachorros é uma ótima forma de ter amigos em casa, mas alguns donos desistem depois de alguns dias com o animal em casa. Os filhotes de animais em seus primeiros dias no novo ambiente tendem fazer xixi no lugar errado, bagunçar bastante e as primeiras noites são sempre angustiantes por conta do choro. Pode incomodar um pouco, mas você pode passar por esta fase e ter um sono mais tranquilo, e também um animal feliz em casa.

Por Que Os Filhotes Choram?

O principal motivo de um filhote de cachorro chorar muito na sua casa é a separação com a mãe ou saudades do seu ambiente. Se ele vivia em um canil mesmo já separado da mãe, também ira chorar porque sente falta da companhia dos outros animais, mas não tanto quando separado da mãe. Você já notou que os filhotes de cachorro e gato tendem a se aninhar para dormir? Isso acontece para que possam desfrutar da companhia um do outro.

O choro do animal é como uma sirene de ambulância tocada constantemente, que só sessa quando ele encontra a mãe. Se você tiver mães e filhotes em casa, irá notar que assim que ele acorda e não encontra a mãe, chora até que ela volte ou sai em sua procura.

A solidão no novo ambiente e saudades da mãe faz o animal chorar bastante. Mas por que a noite, você pode perguntar? Porque é quando os donos da casa vão dormir e o movimento do ambiente acalma, bem como a maior parte dos sons conhecidos sessam. Durante o dia há os donos para brincar, lugares para circular com gente que sessam sua solidão. À noite, quando a mãe não está com ele, há uma ausência de movimento e o animal se sente desprotegido sem conhecer a casa e chora bastante.

O choro do cachorro não acontece apenas enquanto filhote. Donos que costumam viajar e deixar seu animal na casa de um amigo podem deixar os amigos sofrendo um pouco. Quanto mais animado e ligado ao animal forem os donos, mais o pet sente falta, e por isso tende a chorar bastante a noite, às vezes durante horas e tornando a vida dos vizinhos um caus.

Como Se Comportar Quando Seu Filhote Chorar a Noite

O principal é não ir atrás todas as vezes que o animal chorar. Sabemos que não dá para resistir a um choro tão forte e carente quanto de um filhote de cachorro, que lembra bastante o de uma criança. Contudo, tente resistir um pouco. Cachorros são animais possuem inteligência associativa. Se o filhote chora e você vai até lá, sempre que sentir-se carente o filhote vai chorar e vai esperar os donos ao seu lado. Ele vai entender a chantagem bem rápido e vai praticá-la sempre que possível.

Por mais tentador que seja, o melhor é deixar o animal lidar com a solidão sozinho. Assim como as crianças e gatos, o cachorro também vai aprender com o tempo a dormir a noite. Pode demorar algumas horas, mas vai durar no máximo uma noite tanto choro. Os animais aprendem depois de uma noite sem dormir direito que ao final de um dia, o outro começa e os donos vão estar lá, esperando por ele. O segredo é manter-se firme para não haver problemas.

Tente não trazer o animal para o seu quarto caso não queira que este seja seu cantinho de dormir. Uma vez acostumado a dormir perto dos donos, ele tende a querer dormir sempre e nos primeiros dias o dono pode ter surpresas como cocô e xixi no piso e tapetes, já que o animal ainda não possui um local escolhido na casa para ser seu sanitário ou ainda não possui a rotina de sair com a coleira para fazer suas necessidades fisiológicas.

Como Evitar o Choro Do Filhote De Cachorro à Noite

Para não sentir tanto a falta da mãe, tente manter o ambiente o mais confortável possível para seu filhote em seu primeiro dia. Os cachorros até os primeiros três meses tendem a dormir aninhados do lado da mãe e com seu calor, sentem-se seguros. O melhor a fazer para reproduzir este ambiente de conforto e segurança é forrar um espaço ou um colchão com diversos panos e toalhas, que são mais quentinhas. Ele deve se aninhar no pano e se sentir quentinho, confortável e pode até nem chorar mais.

O local onde o animal vai dormir deve ter água e comida. Os filhotes de cachorro tendem a mamar várias vezes durante o dia e a noite e pode sentir fome, por isso irá chorar. O leite materno estava sempre presente, e agora não está mais e o problema deve ser solucionado com uma vasilha para raça própria para a sua raça e água para quando ele sentir vontade ter uma fonte ao seu alcance.

Uma teoria de alguns veterinários diz que animais desaninhados muito cedo tendem a gravar mais rápido o cheiro do dono. Uma camiseta suja no local onde ele dorme pode ajudar ao pequeno pet a se sentir mais seguro e confortado. Algumas pessoas dizem não funcionar, mas outras comentam terem tido um grande sucesso com a prática ao longo dos dias do recém-chegado em casa ou ao menos nas primeiras notas. Ele sente o mesmo cheiro que o dono lhe enviou quando o aninhou pela primeira vez e tende a se acalmar bastante, ao menos por algumas horas até sentir saudade do contato de fato.

Dormir Longe Dos Donos é o Melhor Para o Filhote

Adestradores e donos de animais comentam que dormir longe dos donos deixa o cachorro mais auto confiante, melhor para se adaptar ao seu novo meio ambiente de vão se tornar maiores protetores da casa, se essa e sua intenção. Animais desde o primeiro dia dormindo ao lado ou na cama com os donos tendem a ficarem mais dependentes, e não aceitam com facilidade viagens longas ou morte dos donos. Alguns chegam a morrer alguns meses depois de um dos donos falecer, em pleno sinal de lealdade e saudades pela ausência.

Os donos não precisam deixar o animal isolado, apenas em um local um pouco distante dos seus donos, mas no qual tenham algum conforto. Nada de trancar o animal em um quarto na parte de trás no qual ele esteja a céu aberto, ele irá sentir frio ou estar sujeito a chuvas. Caso não tenha um espaço e não queria o seu pet dentro de casa, crie uma própria casinha para ele.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Caninos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • lindos-ameiiiiii-

    lorena 16 de agosto de 2013 19:32

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *