Cão Que Rói Madeira e Come Pedras

Todos que possuem animais de estimação sabem que corremos riscos de ter objetos deteriorados em casa depois de sua chegada, porém não é necessário que o animalzinho seja bebê para que ele cause algum desastre, bichos de estimação adultos também podem gerar transtornos.

Para quem tem cães uma das grandes preocupações é quando eles roem os objetos que temos dentro de casa, mas fique atento, este tipo de atitude provavelmente é sinal que algo está errado, veja a seguir.

Se seu cãozinho está roendo madeira e comendo pedras estes comportamentos podem estar relacionados a uma deficiência nutricional ou também podem ser algum desvio de comportamento, que muitas vezes são causados pelo fato das pessoas não conseguirem conviver direito com seus bichos de estimação, deixando-os os animais frustrados e com desvios no comportamento.

Costumes Dos Cachorros

Alguns animais têm costumes que achamos curiosos, o cão come ervas (matos) quando está com dor de barriga, já vimos outros cães que comem pedras, e essas pedras têm uma função dentro do seu organismo. As pedras engolidas pelos cachorros são chamadas gastrólitos, elas ficam armazenadas no estomago e ajudam a triturar os alimentos e também limpam os parasitas que infestam seu estomago.

Seu animal não engole qualquer pedra, ele escolhe aquelas mais lisas e arredondadas. Mas as queixas mais comuns são sobre cachorros que roem tudo e que estão destruindo a casa, que cavam os jardins e as plantas, saiba que existem muitos motivos para um cachorro roer os móveis. A maioria deles é só um sinal de que seu bichinho tem deficiências típicas dos caninos, e às vezes o problema pode ser fácil de resolver, mas precisamos adaptar seu companheiro a rotina da casa. Ter atividade física, pois é fundamental para seu desenvolvimento.

Esses problemas podem acontecer com os filhotes que não estão vermifugados ou que estão com falta de cálcio na alimentação. Para desviar a atenção do seu bichinho desse comportamento ofereça um osso defumado, osso de nó (vendidos em lojas pets) ou ossos recreativos.

Cão Que Rói Madeira e Come Pedras

Cão Que Rói Madeira e Come Pedras

Esses tipos de ossos além de direcionar seu comportamento, também vão ajudar na sua nutrição e na limpeza dos seus dentes, vai remover o tártaro e também as placas bacterianas e vai melhorar seu hálito. Esses ossos foram desenvolvidos para distrair seu cão, mas além de entreter ele acalma seu animal e satisfaz suas necessidades de mastigação.

A maioria das queixas dos tutores de cães filhotes é sobre o hábito de seus animais roerem tudo e assim destruir tudo que tem a sua frente. Mas os cães adultos adoram roer um osso, de qualquer tipo (mas não ofereça ossos de galinha, porco, costela, esses ossos podem quebrar em lasca e perfurar seu estomago ou intestino)

Existem cães que também roem paredes, que comem tintas e for um cão adulto ele pode estar chamando atenção, quando você ver que ele esta roendo, repreenda firmemente, você também pode aplicar nos locais, produtos que tem um gosto amargo ou tem cheiro desagradável para eles, você encontra esses produtos nas lojas de pets, você deve passar os produtos nos locais que ele costuma roer, assim ele fica desestimulado. Esses produtos têm um cheiro agradável de citronela para nós humanos, mas é altamente enjoativo para os cães, pode aplicar nos móveis, nas paredes, no tapete, em todos os lugares.

Nos filhotes o mesmo comportamento pode ser por causa da troca dos dentes, isso ocorre entre dois e seis meses. Saiba que os cães quando filhotes exploram o mundo com a boca, eles cheiram, lambem e engole tudo o que encontram, pois para eles roer é uma brincadeira que vai aliviar o incômodo que ele está sentindo pela troca dos dentes. Você precisa ter atenção, pois eles podem morder os fios elétricos que estão pela casa, podem levar um choque, queimar a boca e também a língua, ele também pode ter uma parada  cardiorrespiratória.

Roendo Tudo o Que Pode

Os animais podem roer vasos do jardim, paredes, pedras, porém muitas vezes apenas o ato de roer não significa somente falta de nutrientes que pode ser causada pela verminose. Por isso quando seu filhote ou seu cão adulto tiver esse comportamento visite seu veterinário e realize um exame de fezes para tirar todas as dúvidas.

Roer é um habito comum e bastante saudável para os animais da natureza e também é uma forma de suprir as suas carências minerais. Outra função que também é importante quando seu cão rói é a limpeza de seus dentes, assim ao roer ossos e cartilagens, com o atrito gerado entre os dentes e a superfície do osso os cães estão eliminando as placas bacterianas que forma o tártaro que é responsável pelas doenças que provoca a perda dos dentes.

Ao roer os ossos eles estão sendo providos de minerais principalmente o cálcio, hoje as rações industrializadas já suprem essa necessidade e o ato de roer é para pura diversão de seu mascote e para a sua limpeza dentária.

Lembre-se que nem todos os ossos você pode oferecer para seu bichinho, existem os ossos sintéticos e também os naturais. Para oferecer os ossos naturais procure ossos grandes, como fêmur, joelho, tenha cuidado para não oferecer ossos que possa perfurar seu intestino ou que possa causar diarréia.

Saiba que roer é preciso, mas tome cuidado com o que o seu cão está roendo, seu cão é um excelente aprendiz, ele é sociável, sabe interpretar sinais, ele compreende as pessoas e estabelece uma relação de amizade, o seu filhote investiga o seu mundo com os seus sentidos, ele aprende e desenvolve habilidades, mas necessita de contatos com humanos e com outros cães para se tornar um cão adulto bem ajustado.

Você já viu que é comum este tipo de comportamento em cães, por isso fique muito atento às mudanças de comportamento de seu animal de estimação. É normal roer, porém deve-se ter atenção a que os animais estão roendo e como estão fazendo, faça sempre uma visita ao veterinário, desta foram conseguirá sanar todas as suas dúvidas e deixar o seu bichinho de estimação o melhor possível.

Quem tem um bicho de estimação em casa sabe que  corre o risco de que ele encontre nos seus objetos um lugar perfeito para brincar. Engana-se quem pensa que basta que ele deixe de ser filhote para que o problema não exista mais. Alguns animais de estimação na fase adulta podem conserver esse hábito de destruir tudo o que vê pela frente.

Quando Cães Adultos Roem Objetos

Enquanto o seu cão é filhote e destrói o que vê pela frente, nada com que se preocupar, a não ser evitar que objetos fiquem mais fáceis para que eles peguem, porém, quando um cão adulto rói alguma coisa acenda o sinal vermelho.

Um cão que rói madeira ou qualquer outro objeto está sinalizando que tem algo de errado. Outro sinal de que alguma coisa está errada é se além disso, ele ainda comer pedras. Cão que rói madeira e come pedras pode significar que o organismo desse animal está deficiente de alguma nutriente. A segunda hipótese é que ele esteja demonstrando um comportamento inadequado, que pode ser consequência da forma equivocada que as pessoas estão vivendo e interagindo com ele. Uma pessoa pode causar frustração em um cão quando não interage com ele da forma que deve interagir.

Manias Curiosas Dos Cães

É bem verdade que alguns cães possuem comportamento curioso, alguns bem fáceis de explicar, como é o caso de quando eles comem ervas. O mato serve para aliviar a dor de barriga que o animal está sentindo. Também existe explicação para quando eles ingerem pedras. Para os cães elas representam gastrólitos, que significa que essas pedras ficarão armazenadas no estômago dos animais e servirão para ajudá-los tanto a triturar alimentos quanto eliminar os parasitas que infestam o seu órgão.

Não pense que o cão ingere qualquer pedra. Ele sabe bem o que quer e precisa, somente aquelas arredondadas e lisas.

Se comer pedras tem uma explicação, o fato de o cão adulto roer móveis de madeira da casa não é um bom sinal. Assim como cavar os jardins e destruir as plantas pode ser um indício claro de que o animal está estressado. Também leve em consideração que algumas atitudes fazem parte da natureza da raça do cachorro. Aqueles que são natos caçadores vão sempre gostar de fazer buracos no jardim.

Cães Roendo Madeira

No caso do cão roendo madeira é bom procurar logo um veterinário, pois o seu animal de estimação poderá estar passando por um problema de saúde, que pode ser simples de resolver, mas é preciso ter certeza.

O cão acima de tudo deve ter atividades físicas cotidianamente e o dono deve ficar atento aos seus hábitos e as mudanças no mesmo.

No caso dos filhotes, em que é comum que eles roam o que encontram pela frente, a atenção deve ser redobrada. A madeira roída pode ser falta de cálcio na alimentação e não uma atitude comum.

Fácil resolver o problema, dando para o seu cão que rói madeira um osso defumado, que irá ajudá-lo na nutrição e mudar o seu comportamento, sem falar que ajudar a limpar os dentes do seu amigo, pois tirar o tártaro e as placas bacterianas. Nada como livrar o seu cão do mau hálito.

O osso é desenvolvimento não somente para deixar o seu cão distraído e calma, mas também para ajudar na mastigação.

É muito importante que até mesmo o cão adulto tenha o que roer. Caso contrário, não estranhe se o seu cão roer as paredes e terminar por comer a tinta das mesmas. O que também pode ser somente uma maneira de chamar a atenção.

Como Afastar Os Cães Dos Móveis De Madeira

Se para nós humanos a citronela tem um cheiro muito agradável, o mesmo não dá para dizer em relação aos cães. Para eles é um cheiro muito enjoativo e nos lugares em que você colocá-lo, o cão não chegará nem perto.

Os filhotes, por exemplo, tendem a buscar mais objetos para roer quando estão trocando os dentes, um período que vai de dois a seis meses. Depois entra a fase de “explorar o mundo”, e eles farão isso com a boca, lambendo, cheirando e roendo. Além de começarem a engolir objetos sem querer ou por pura curiosidade. É necessário ficar atento nessa fase e dar ao filho o que morder e roer, evitando que ele acabe se machucando com algo pela casa.

Se você não deter o seu cão ele vai roer tudo, mais tudo mesmo que encontrar pela frente e se esse comportamento continuar somente um veterinário será capaz de diagnosticar o problema e aconselhar a solução.

Normalmente, com um exame de fezes o veterinário consegue identificar o que está levando o cão a roer tudo que encontra pela frente. Quando é normal, roer não tem nenhum problema, pois ajuda a suprir as carências minerais dos animais, também limpa os dentes e elimina as placas bacterianas. Mas, muita atenção, nem todo os ossos que são vendidos são adequados para o seu cãozinho. São feitos em material natural e outros são sintéticos. No caso dos naturais, é melhor que seja um osso grande, para que não se corra o risco de que um pedaço venha a quebrar dentro do intestino e acabar perfurando algum órgão do seu cãozinho.

Já os ossos sintéticos é melhor verificar bem de que tipo de material é composto para acabar não intoxicando o seu bichinho e claro, também fique de olho na limpeza desses ossos.

Os cães são grandes amigos e gostam de sentir-se envolvidos nas atividades da família, algumas raças até mais que as outras. O comportamento deles deve ser observado e principalmente, quando se altera por algum motivo que você não conhece. Um cão pode agir de determinada forma para chamar a atenção, intencionalmente, ou pode estar de fato passando por um problema. Em alguns casos não basta a sua observação, mas será necessário que um veterinário busque respostas e soluções para o cãozinho.

Não considere tudo o que o seu cão faz como um problema e nem ache tudo comum. É necessário em primeiro lugar conhecer bem o comportamento natural da raça do seu cão e depois observá-lo ficando atento principalmente, aos momentos em que muda na maneira de agir.

 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Caninos

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • que fofo

    mateus nogueira de araujo 31 de Março de 2014 19:27
  • Bom dia, eu tenho um rottweiler com seis anos de idade e de uns tempos pra cá ele vem roendo pedrinhas que encontra pelo quintal. Ha uns dois meses ele perdeu/trocou um dente. Isso pode ser indicio de alguma doença? Obrigado!!

    fernando 17 de Abril de 2015 6:56

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *