Cão Labrador

O cão da raça Labrador é conhecido por ser uma das mais amistosas, boas companhias para crianças, por exemplo. São muito sociáveis com todos os membros da família. Principalmente quando são filhotes, os labradores são muito agitados. Portanto, quando deixados sozinhos, vão fazer alguma estripulias, como derrubar coisas ou mastigar objetos pessoais dos donos. Essa intensidade nas brincadeiras diminui um pouco com a idade do animal, mas ele mantém o espírito brincalhão.

É um cão de médio a grande porte, cujo peso pode variar de 35 a 43 quilos, em média. Sua altura pode chegar a 58 centímetros, do chão até a cernelha, como é chamado o ponto mais alto do ombro do animal, antes do pescoço. As fêmeas são geralmente um pouco menores do que os machos. É comum encontrar cães nas cores marrom, bege e preto. As orelhas têm um formato retangular, médias e levemente caídas. Os labradores são muito brincalhões e ativos. Também têm um temperamento obediente e fiel ao dono. É preciso acompanhá-los para fazer exercícios físicos, inclusive a natação. Justamente pela obediência, esses animais, quando bem treinados, conseguem trabalhar como guias, por exemplo, ou prestar algum outro tipo de assistência, por serem bem fáceis de adestrar.

A pelagem do labrador é dupla: existem os pelos mais duros e compridos e os subfilos, mais curtos, macios e com uma cor mais opaca. Os olhos, geralmente são castanhos claros.

Alguns cuidados com animais especiais podem evitar problemas mais graves. Os labradores considerados despigmentados, aqueles que têm o nariz, o contorno dos olhos e lábios nas cores rosa ou marrom. Essa falha na pigmentação faz com que o animal esteja mais suscetível a ter alguns problemas de pele, precisando de atenção quanto aos raios solares. O dono tem que atentar aos horários de exposição ao sol, evitando doenças mais graves, como o câncer de pele. Até um protetor solar especial pode ser passado no focinho do cão.

As costelas do labrador são bem largas, pois o pulmão precisa estar bem protegido, em função da caça em água. O rabinho também é largo. Isso porque é essencial no momento da caça.

Fora o caso da despigmentação, esses cães não têm outros grandes problemas de saúde comuns. A recomendação dos especialistas, caso você compre ou adote um filhote, é verificar chapas de displasia, os raios x dos pais do animal, para ver a incidência de desplasia coxofemoral e displasia de ombros. Esses exames são feitos depois dos dois anos de idade do cão, somente com veterinários credenciados.

Os cuidados básicos para quem quer ter um animal como este em casa é bar banhos regulares, escovações frequentes, garantir uma alimentação adequada, apenas com ração de qualidade. Após os banhos, é essencial secar bem as orelhas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Caninos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *