Cachorro Com Temperamento Calmo: Quais As Melhores Raças?

Um dos principais fatores a serem analisados na hora de optar por criar um cão é o seu temperamento. Alguns donos costumam resistir a ter cachorros em casa porque tiveram uma experiência negativa antes ou já viram cachorros de amigos e vizinhos agitados, nervosos ou agressivos. Sim, é tudo uma questão de temperamento, mas este varia de cachorro para cachorro.

O Que Seria o Temperamento Canino?

Temperamento canino é a forma como o animal se comporta diante do mundo, da vida e com as pessoas. O conceito é o mesmo para os humanos: algumas pessoas são mais agressivas, outras mais nervosas e outras tão tranquilas que você jamais a verá envolvida em uma brigar. Com os animais há um comportamento bem humano quando se fala em temperamento, com atitudes que se assemelham a uma pessoa com raiva, as vezes os donos narram que o animal parecia ter ‘ódio nos olhos’. Esta é uma mania humana de atribuir pensamentos e ação do homem ao animal, mas com um fundo de verdade.

Não é a Raça, é Quem Cria

Os animais possuem sim temperamento e este pode variar de acordo com diversos fatores. Um deles é sua relação com o mundo, criação e educação em casa. Quando criado em um ambiente passivo e bem calmo, os animais tendem a ser mais bem comportados. Já os criados com diversos outros animais e com educação de agressividade, podem se tornar cachorros extremamente agressivos com mais episódios de raiva para com humanos e outros animais.

Os especialistas acreditam que a raça é um fator crucial para determinar o comportamento. Seria algo como genética, mas também acreditam que a criação pode sim influenciar no temperamento do animal. Se um cachorro é criado como mimos, sem disputa com alimento e acostumado com outros animais e a presença humana, não deve ter dificuldades de lidar com outros animais na rua e não deve estranhar a presença humana em casa.

As Raças e Seu Temperamento

O fator genético pode sim influenciar no temperamento do animal. Os estudiosos do setor e médicos veterinários acreditam que algumas raças são mais propensas a serem mais calmas, enquanto outras são naturalmente mais agressivas. Confira algumas:

Basset Hound – Conhecido por suas orelhas arrastando no chão já quando filhote, o Basset Hound é uma das raças mais calmas do planeta. Ele é o típico cão de família, que você pode criar ao lado dos seus filhos sem qualquer problema. Seu sobrepeso e suas patas pequenas também não o deixam correr muito. Aliados à sua calma, é melhor ter cuidado para o animal não ser vítima de brigas com cães de maior porte próximos. Seus olhos tipo ‘mortos’ e carentes são um convite para chegar junto e fazer carinho no animal.

Mastiff – o típico cachorro de pelúcia, comumente presente em fotos em redes sociais porque sua beleza é bem exótica e brincalhona. Mal conseguimos enxergar seus olhos diante de tanta pele e pêlos, o que deixa o animal ainda mais fofinho e atrativo para uma boa brincadeira. O Mastiff é uma raça tipicamente calma, sendo bacana para ter em casas. É um animal de médio porte que não liga se vai passear ou não, desde que esteja perto do dono.

Labrador Retriever – é a raça do animal do filme e do livro Marley e Eu. Dissemos tudo para quem leu o livro, não é mesmo? Um animal sim de grande porte e até assustador, mas altamente fiel. Jamais atacaria um humano se não fosse arriscado mesmo ou para proteger a vida de seus donos.

Mas seu temperamento pode se tornar destrutivo se não fizer exercícios. Ele pode arranhar portas, mortes sapatos e destruir uma sala inteira se não tiver ar livre para correr. Sua agressividade se volta para os objetos quando passa muito tempo entre quatro paredes. Esta é considerada a raça mais fiel do mundo de grande porte, protegendo inclusive crianças em casa.

Cocker Spaniel – não tem animal mais doce para ter em casa que um Cocker Spaniel. Esta é daquelas raças que não se estressam com nada. Se o dono deixar o amigo de quatro patas com um ossinho de pet shop, ele vai brincar por horas e cansar de tanta brincadeira. Sua pelugem exige cuidados por ser longa e pede uma tosa, mas este é um dos poucos trabalhos que você vai ter com este animal.

Yorkshire Terrier – fofinho e bem pequeno, é o perfeito animal de apartamento. Este é um cão calmo, mas enérgico. Precisa de exercícios e objetos para brincar sempre. Contudo, adora uma boa diversão e carinho antes de dormir.

Fatores Que Podem Alterar o Temperamento Do Animal

Mesmo seu animal sendo calmo a vida toda e sua raça propiciar a isso, alguns fatores podem alterar o temperamento do animal de passivo para agressivo. Um deles é episódios de agressão, quando o animal acaba sendo agredido na rua ou por outros animais. Ele pode ficar temeroso de sair na rua, mas poderá também desenvolver uma agressividade extra como fator de defesa. É involuntário.

Viver com animais agressivos e competidores também pode tornar um animal agressivo. É outro sistema de defesa desenvolvido por pets mais calmos para não ser privado de comida e brincadeiras só porque os outros animais chegam primeiro. Seria como um adulto tentando impor seu respeito em casa ou em uma mesa de bar com uma briga iminente. E funciona!

Como Deixar Seu Cachorro Mais Calmo

Se um dono sente que há um animal com temperamento agitado em casa, alguns fatores podem ser considerados e medidas podem ser tomadas.

  • faça passeios diários. Ver a rua e outros bichos acalma os pets de uma forma mágica.
  • jamais deixe a sua vasilha de água e comida sem ração, a menos que o cão tenha hora para comer. Com comida disponível 24 horas os cães tendem a ficar mais calmos.
  • busque tratar seu animal com carinho. O tom de voz do dono acaba deixando o animal mais agitado.
  • evite sons excessivamente alto em casa. Isso agita os animais com audição sensível e pode deixar seu cão agressivo.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Caninos

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • adorei.valeu quero um cao calmo mais acabei adotando um muito agitado vlw

    clara 2 de abril de 2014 9:41
  • vlwz mano curti abessa curta teu cao

    pug 2 de abril de 2014 9:42
  • mano sorte com teu cao kkkkkkkkkkkkkkkk nube mano nube

    carinha nube 2 de abril de 2014 9:44

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *