Cachorro Affenpinscher: Características Gerais

A raça é alemã de origem e remonta ao século XVII. Nome derivado do alemão Affe (macaco). Ancestral do Griffon de Bruxelas e Schnauzer, cães conhecido desde 1600 DC, época em que eram maiores entre doze a treze polegadas.

Traz cores de cinza, castanho, preto e castanho, cinza e bege ou vermelho. Patas e peitos possuem tonalidades brancas. Criado para ser caçador de ratos, trabalhando para remover os roedores das cozinhas, celeiros e estábulos.

Cachorro Affenpinscher: Características Gerais

Cachorro Affenpinscher: Características Gerais

Características Do Affenpinscher

Affenpinscher pesa entre três a seis quilos, de 23 a 30 cm de altura no garrote. Pelo suave e macio inclusive sobre a cabeça e ombros que formam a juba, com menor casaco longo nas costas e traseira.

Características Do Affenpinscher

Características Do Affenpinscher

Uma das mais antigas raças de cães pequenos, o Affenpinscher se originou na Europa Central (Munique, Alemanha e França), onde ganhou o apelido de “pequeno demônio com bigode”.

Durante o século XVII, terriers pequenos eram mantidos em torno de estábulos, fazendas ou lojas servindo como hábil caçador de ratos. São típicos companheiros da casa!

Imagem de Amostra do You Tube

Temperamento Do Affenpinscher

Affenpinscher tem aparência distinta associada com terriers. Em grande parte das vezes se dá bem com cães e animais de estimação. Ativos, aventureiros, curiosos, teimosos, divertidos e brincalhões. A raça é confiante, alegre, carinhosa com os familiares e também protetora.

Este cão leal pouco gosta de estar com a família. Ele precisa de treinamento consistente uma vez que alguns podem ser arteiros. Pode ficar aborrecido com facilidade e por isso o treino deve ser variado.

Affenpinscher tem espírito territorial, em principal quando se trata dos brinquedos e alimentos, para este motivo podem não ser recomendados às casas com crianças pequenas.

Embora tranquilo, pode se tornar animado ao extremo, se atacado ou ameaçado, não mostra nenhum temor para qualquer agressor. Adequado à família que gosta de show e tem senso de humor elevado.

Mortalidade Do Affenpinscher

Uma pequena amostra com 21 cães, feita no Reino Unido, demonstra que a raça tinha vida útil média de 11,4 anos, tempo típico de cão com raça pura, mas pouco menor do que a maioria dos cães do mesmo tamanho.

As causas comuns de morte foram: Idade avançada (24%), urológicas (19%) e outras “combinações” (14%). Alguns são propensos a fraturas, sufocamento e problemas respiratórios em climas quentes.

Propenso à displasia da anca, tal como acontece com raças pequenas de cães, propensas ao colapso na traqueia. Riscos às cataratas também foram comentados na pesquisa.

Queda De Pelo

Cada cabelo no revestimento do cão cresce a partir de um folículo piloso. Todos os eixos possuem ciclo de crescimento, em seguida, morrendo e sendo substituído por outro. Quando o eixo do cabelo morre e o pelo cai.

Período de tempo do ciclo de crescimento varia por raça, idade e pelo fato de o cão viver com maior periodicidade dentro do que fora de casa. A preparação frequente reduz a quantidade de pele solta no ambiente. O Affenpinscher é enérgico com a natureza travessa do macaco.

Raça Ideal De Cão à Família

Inteligência, aparência e atitude torna um animal de estimação bom para a casa, mas as crianças devem ser ensinadas de maneira correta a lidar com o cão. A pequena dimensão torna ideal para apartamento. Ativos dentro de casa, também gostam de caminhadas diárias. O revestimento metálico deve ser escovado, penteado duas vezes por semana e aparado de modo anual.

Cão De Companhia Ideal

O Affenpinscher é compacto e robusto, com osso médio. Ativo e ágil o suficiente para pegar ratos e camundongos, como se fosse um gato. Tem expressão facial dos macacos, sobrancelhas longas e barbas, o que lhe confere ar de seriedade cômico. Revestimento áspero. O tipo de pelagem serve para proteger contra condições de vermes.

Bruxelas Griffon: Antecessor Da Raça Affenpinscher

Raça de “cachorro de brinquedo”, com origem da cidade de Bruxelas, na Bélgica. Pode se referir a três raças diferentes (Griffon, Belge e Petit). Idêntico no padrão, exceto na quantidade e cor do pelo.

Raça é ativa. Conhecida por ter coração e desejo alegre de se aconchegar ou estar com o mestre. Eles exibem um ar visível de suma importância. Griffon não deve ser tímido ou agressivo, no entanto, pode ser sensíveis no aspecto emocional. Atentos, curiosos e interessados nos arredores.

Tendem a se relacionar de modo amistoso com estranhos. Isto, junto com o pequeno tamanho, pode tornar impróprio como animal de estimação da família, em especial quando existem bebes.

Tem tendência fraternal com animais da casa, incluindo gatos, furões e outros cães. No entanto, podem entrar em apuros porque não têm noção do próprio tamanho relativo ao tentar dominar cães maiores do que eles mesmos.

Em termos relativos existem poucos problemas de saúde herdados. Podem ter defeitos congênitos. O tempo de vida típico é de dez a quinze anos.

Não possuem problemas de parto por conta própria. Caso aconteçam complicações necessário apostar na cesariana. O tamanho da ninhada em média é de um a três filhotes. O tamanho, muitas vezes, determina a extensão dessas complicações.

Ninhadas de seis não são desconhecidas. Quando nascem, os filhotes pesam apenas alguns gramas, pequenos o suficiente para caber na palma da mão de um adulto. Podem desenvolver problemas cardíacos a partir de idade precoce.

Principais Riscos De Saúde

Perigo da Fenda Palatina: Questão fatal aos filhotes é ter uma fenda palatina. O cachorro não recebe nutrientes da mãe. Dependendo do tamanho da fenda é possível para o cachorro sobreviver. Uma vez que se torna mais velho a cirurgia pode ser feita para fechar o orifício.

Lacerações: Problema comum na raça. Porque têm olhos grandes e focinho curto, a visão fica desprotegida de corpos estranhos. Se a laceração não for tratada resulta em cegueira.

Catarata: Como a maioria das raças, cataratas são problemas comuns com o avanço da idade. Para criadores representa decepção quando desenvolvidas depois que o cão já foi criado. O glaucoma também pode ser problema comum devido às características faciais raças e tamanho do olho.

Focinho encurtou a raça pode causar problemas respiratórios no calor extremo, mas em geral eles tolerar clima quente e frio.

Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier

Imagem de Amostra do You Tube

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>