Uru do Campo

O uru-do-campo está inserido na categoria das aves da família Odontophoridae, e como nome científico traz a denominação de Colinus Cristatus. As regiões em que a espécie é mais encontrada são nos seguintes países: Brasil, Colômbia, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Venezuela, entre muitos outros, principalmente da América do Sul. Por habitar geralmente regiões com clima tropical e úmido, os habitat não poderiam deixar de serem os matagais úmidos e florestas que abusam de constantes chuvas e ar extremamente tropical-úmido. É também a menor ave dentro de sua família, com apenas 21 cm de comprimento, e como outras aves pertence ao gênero galiforme. Sempre é visto deitado, dormindo pelas folhagens secas nos chãos das florestas. Os grupos são formados entre 10 a 15 urus, os quais sempre estão juntos a qualquer atividade realizada durante o dia.

Espécie

Hábitos e Reprodução

Dentro dos hábitos dos urus-do-campo está a interessante luta dos machos pela fêmea escolhida, que depois do acasalamento tem-se uma reprodução. Nesse período de reprodução a fêmea choca os ovos, que são de 8 a 16, com core creme e marrom por aproximadamente 20 dias, até o nascimento dos futuros urus-do-campo. Esse tipo de ave nos hábitos diurnos anda e rola pelos campos dos cerrados e florestas que habitam. E sempre buscam em meio às folhas do chão algum vestígio de alimento que necessita para o seu consumo diário. Especialmente no Brasil os urus-do-campo estão em grande parte localizados na região amazônica, altos da Bahia e nordeste, e também Roraima e Amapá. Dividem-se em grupos, e sempre dividem assim as tarefas diárias, de caça e alimento para os recém-nascidos, tarefa essa do macho, e também busca por esconderijos e locais seguros no caso de perigo.

Curiosidades

Outras Espécies

Além do uru-do-campo também há espécies semelhante à ave, que contribuem de maneira ainda mais rica para a fauna brasileira. Exemplos dessas aves estão no uru-corcovado e uru-de-topete. Apesar de possuir quase as mesmas características biológicas que o uru-do-campo eles diferenciam-se em pequenos detalhes, principalmente físiológicos. O uru-de-topete o habitat é sempre o mesmo ao demais, ou seja, cerrados e grandes florestas com clima úmido e temperado. Vivem também em grupos, e andam pelas folhagens do chão a busca de algum inseto para alimento ou mesmo pequenas minhocas.

Uru do Campo

Curiosidades

Qualquer barulho é motivo para assustar essas espécies que voam com muita agilidade, e reflexos extremamente potentes. Por serem pequeninos, a agilidade garante fator decisivo até mesmo na caça de insetos, os quais estão inseridos sempre em sua dieta de alimentação. As savanas e solos arenosos são também o melhor lugar para encontrar os urus-do-campo, que necessitam de lugares mais amenos para manter uma boa temperatura corporal, e terem segurança caso precisem fugir de seus maiores predadores, como as cobras e lagartos que estão presentes em grande quantidade nesses habitat.

Por: Patrícia Contiero

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Aves

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *