Significado de Urubu no Telhado

Por mais curioso que pareça está cada vez mais comum olhar para o alto de casas e prédios em ambientes urbanos e se deparar com urubus acomodados em telhados. As aves que são vistas como sinal de mau agouro por muitos tem uma função ecológica nesse contexto urbano, contudo, é essencial manter distância adequada e alguns cuidados de higiene para evitar a transmissão de doenças.

Superstição

A primeira coisa que deve ficar clara é que se deve evitar pensamentos supersticiosos em relação aos urubus ou quaisquer outros animais. Sendo assim ter um urubu sobre o telhado da sua casa não significa mau agouro e sim que provavelmente há algum tipo de carcaça ou carniça no entorno. Você pode entender a visita inesperada como um aviso para ter mais atenção em relação à limpeza do local em que mora.

Tenha cuidado com pequenos animais domésticos que podem se transformar em caça dos urubus, o uso de redes de proteção pode ser necessário quando as visitas são frequentes. Contate a prefeitura da sua cidade caso a presença dessas aves de rapina se torne constante.

Devemos ressaltar que urubus assim como pombos e morcegos são considerados animais silvestres e estão protegidos pela Lei n° 9.605 de 12 de fevereiro de 1998. Maltratar ou matar esses animais é passível de punição com pena variando de três meses a um ano além de pagamento de multa.

Questões Relevantes Sobre Urubus em Ambiente Urbano

Devido a sua característica necrófaga (que se alimenta de materiais em decomposição), os urubus, são aves que tem uma função no ecossistema urbano. Cidades de grande porte como São Paulo, por exemplo, se beneficiam da ação de ‘limpeza’ promovida por essas aves. A presença dos urubus se torna um problema quando sai do controle, isto é, a partir do momento que pode ser considerado uma praga.

O aumento da produção de lixo nas grandes cidades é um dos principais atrativos para os urubus assim como a percepção que essas aves podem ter de que os prédios são seus poleiros. A concentração de urubus em ambiente urbano pode acarretar na proliferação de doenças, algo que tem preocupado especialistas em zoonose. Quem tiver qualquer tipo de contato com as fezes de urubus – eles têm o hábito de defecar em vidros – deverá procurar auxílio médico imediatamente.

Adaptação dos Urubus as Grandes Cidades

A principal constatação a que podemos chegar a partir da observação do crescimento da quantidade de urubus presentes nas grandes cidades é a de que essas aves se adaptaram ao ambiente urbano. O fenômeno começou há pouco mais de uma década, o número de urubus nas cidades foi aumentando e até certo momento os moradores nem se davam conta, as pessoas achavam curioso quando percebiam que era um urubu a ave no telhado do vizinho.

Contudo, quanto mais essas aves foram ficando a vontade mais os moradores foram se assustando, trata-se de um animal com um bico curvo e afiado, pronto para o ataque. É realmente difícil conviver numa boa com esses vizinhos, não é mesmo? A questão é que devemos entender que o planeta é de todas as espécies vivas que o habitam, dessa forma não temos o direito de questionar a presença dos urubus, apenas pensar em soluções que tornem a convivência mais tranquila.


Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Aves

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *