Quantos Dias Leva para Chocar Ovo de Peru?

A carne de peru tem sido cada vez valorizada por sua qualidade e sabor fazendo com que o número de criadores que investem nesse segmento de agronegócio aumente consideravelmente todos os anos. Para que o investimento traga o retorno esperado é fundamental ter conhecimento a respeito de algumas questões relativas ao trato e bom desenvolvimento dos animais. Continue lendo e se informe sobre o processo de reprodução passando pela postura de ovos e chegando incubação e sexagem.

Processo de Reprodução dos Perus

A criação de aves demanda conhecimento a respeito dos processos necessários para se ter como resultado animais saudáveis e fortes. O cuidado com cada etapa contribui para que a criação prospere e o dono tenha o retorno desejado.

Preparação para a Reprodução

No que concerne a reprodução de perus a proporção deve ser de 1 macho para cada 8 a 10 fêmeas. Os animais podem ser mantidos soltos durante o início do processo, contudo, quando se organizam os lotes de postura (grupo de macho e suas fêmeas) devem ser conduzidos para os cercados haja vista que nessa etapa precisarão de mais cuidados e assistência. Isso também facilita o momento da colheita dos ovos.

Escolhendo o Macho

O criador deve pensar a formação dos lotes observando tamanho dos machos em relação às fêmeas, para se ter ideia da proporção um macho que tem cerca de 15 kg deve acasalar com fêmeas que tenham cerca de 8 kg. O macho deve ser um espécime vigoroso e sadio para que possa transmitir para seus descendentes as melhores características de sua raça.

Para ter mais assertividade na escolha dos machos observe animais que tenham penas sadias e com vigor, elas deverão atender ao padrão da raça. A forma mais segura de conduzir o processo de reprodução de perus é evitar que os animais tenham brigas entre si, um cuidado relevante é separar os lotes, isto é, grupos de macho e suas fêmeas.

A Reprodução dos Perus

O momento ideal para que os machos de perus comecem a se reproduzir é a partir dos 9 ou 10 meses de idade podendo manter-se nessa atividade até completar 3 anos. Geralmente em grandes criações a inseminação artificial é utilizada com frequência oferecendo bons resultados.

Processo de Postura de Ovos

Peruas de nível médio podem botar entre 30 e 50 ovos no seu primeiro ano reprodutivo, contudo, aves de maior qualidade podem chegar a botar entre 100 e 180 ovos. Essa capacidade de postura de ovos tende a cair cerca de 30% no segundo ano. O criador deve ter o cuidado de recolher os ovos todos os dias. Esses ovos devem ser marcados com a data de postura bem como com os dados da perua que o botou.

Os ovos devem ser então guardados em locais frescos até que sejam então colocados para incubar. Quem tem interesse em extinguir o ‘choco’ pode prender a perua numa gaiola em que haja comida e água a sua disposição e que esteja distante do ninho. Já no caso de quem preferir a incubação natural a dica é evitar que mais de uma perua bote ovos no mesmo ninho.

Quantos Dias Leva para Chocar Ovo de Perua?

Os ovos de perus podem ser incubados de forma natural ou através das chocadeiras (método artificial), o processo leva 28 dias para estar completo. Observe que os ovos escolhidos para o processo de incubação artificial deverão ser de aves sadias, precoces, ter mais de 70 gramas e no máximo dez dias de postura.

As peruas podem chocar de forma natural entre 15 e 25 ovos sendo que em muitos casos pode acontecer do animal não deixar o ninho nem para comer. Ao perceber essa situação o criador deve encontrar uma maneira de forçar o animal a sair do ninho para se alimentar, pois os ovos deverão ser virados de 2 a 3 vezes por dia.

Ninhos

Quando a opção é pela incubação natural os ninhos podem ser simplesmente caixotes de madeira com pelo menos 40 cm x 50 cm nos quais se tenham camadas de capim seco ou palha no fundo. A incubação artificial demanda o uso de chocadeiras que geralmente são mais indicadas para grandes criações, apesar de que podem ser encontradas opções com espaços para menos ovos.

Exame dos Ovos

É necessário observar os ovos no 9° e no 23° dia para detectar se o seu andamento está correto. No 15º dia de incubação é necessário submeter os ovos a chamada Ovoscopia que é um exame que permite saber se os ovos estão gelados ou não. Nesse teste luzes são acesas sob as bandejas em que os ovos são dispostos sendo que os férteis não possibilitam a que a luz passe enquanto aqueles que não são férteis permitem sendo dessa forma descartados. Em relação à verificação da temperatura dos ovos no começo da incubação deve ser de 38,5°C e no final do processo deve ser de cerca de 39,5°C.

Sexagem das Aves – Separação de Machos e Fêmeas

Quando o processo de incubação termina e os ovos eclodem tem início o processo de sexagem que nada mais é do que a separação dos indivíduos machos das fêmeas. Trata-se de um processo que exige conhecimento técnico haja vista que não são tão destacadas as diferenças entre machos e fêmeas. A característica que diferencia perus de peruas é o órgão sexual que apresenta uma leve diferença entre machos e fêmeas. As peruas contam com um órgão liso e ovalado, os machos apresentam uma cavidade central.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Aves

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *