Por Que As Aves Preferem As Sementes?

As aves são animais de grande beleza e que encantam as pessoas pelo seu cantar que é característico e produzido de forma diferente em cada espécie. São inúmeras as pessoas que gostam de ouvir o canto das aves e admirar a sua grande beleza que em suas casas criam aves em gaiolas (ou mesmo em cativeiro).

As aves sempre serão uma forma de estarmos em contato direto e pleno com a natureza, trazendo para o ambiente, paz e tranquilidade, enfim gera um bem estar para a pessoa e dá um novo animo ao local. É importante, saber que cada ave apresenta características diferentes, e a criação delas varia conforme essas particularidades de cada espécie.

Para criar um pássaro são necessários uma serie de cuidados como: habitação, alimentação, higiene e etc. por isso, surgem uma série de preocupações, como o que esses animais comem ou se podem comer ou não determinado tipo de alimento?

As aves são espécies animais que se alimentam de diversas maneiras: insetos; pequenos répteis; pequenos peixes; o néctar produzido pelas flores das espécies vegetais; as frutas; mamíferos de pequeno porte; restos de outros animais; sementes e grãos; e até mesmo de outras espécies de aves.

A alimentação das aves necessita ter muita qualidade e essa grande diversidade alimentar é devida ao fato de que elas precisam se alimentar muito, pois são animais que consomem muita energia (possuem alto metabolismo) para que consigam voar e para poder conseguir consumir essa grande variedade de alimentos, as aves possuem características únicas e especiais que na maioria das vezes é única de espécie para espécie (metabolismo e ciclo de vida).

O fato das aves voarem é um grande beneficio que esses animais possuem (apesar do gasto metabólico), pois dessa forma elas conseguem percorrer grandes distancias atrás de alimentos e condições climáticas de sobrevivência em pouco tempo.

Como As Aves Se Alimentam

As aves se alimentam através do bico. O bico possui formato diferente de acordo com a espécie de ave, pois ele muda de acordo com os hábitos alimentares de cada ave.

O bico é composto pelas mandíbulas superiores e inferiores e pelas narinas do animal (parte responsável pela respiração). As aves não apresentam dentes e por isso engolem o seu alimento sem mastigar o mesmo.

No entanto, as aves possuem um órgão muscular localizado antes do estomago que possui a função de triturar os alimentos que é chamado de moela. Esse órgão é presente nas aves que possuem o habito alimentar de consumir grãos e sementes, pois a moela realiza a trituração desses alimentos em pequenos pedaços de forma que a digestão fica facilitada. 

A Preferência Alimentar Das Aves e As Sementes

Quando as aves vivem livres, elas possuem uma grande variedade de alimentos e dessa maneira consomem diversos tipos de comida (frutas, néctar, insetos, sementes e etc.). A natureza permite que as aves encontrem todos os alimentos e nutrientes necessários para a sua sobrevivência e assim tenham uma alimentação completa, diferente de quando elas são criadas em gaiolas ou cativeiro por seres humanos.

A grande maioria das aves apresentam hábitos alimentares granívoros, isto é, se alimentam de grãos e sementes. Esse tipo de ave é a mais comum de encontrarmos sendo criadas pelas pessoas, pois a alimentação delas pode ser encontrada em qualquer loja especializada em animais. Entre as aves que possuem hábitos alimentares granívoros estão: as araras, os papagaios, os periquitos e outras espécies de aves.

Entre as sementes utilizadas na alimentação de aves, podemos encontrar as seguintes: alpiste, milho, painço vermelho, semilha, colza, nabo, trigo, aveia, girassol e linhaça. Existe uma grande quantidade de sementes que podem ser usadas na alimentação das aves, no entanto você precisa verificar se o consumo delas possa ou não trazer vantagens para essa espécie animal. Cada ave tem uma preferência com relação ao consumo de sementes. 

As sementes é uma espécie de alimento que apresenta um grande teor de gordura, e isso faz com elas se tornem um alimento bastante atrativo para as aves.

No entanto, estes animais necessitam consumir através da alimentação grandes quantidades de energia para conseguir voar, que é uma atividade muito desgastante para as aves, mas de fundamental importância para a sua sobrevivência, pois é através do voo que as aves conseguem obter o alimento necessário para a sua sobrevivência.

As sementes são de grande importância, pois ajudam as aves a terem uma alimentação correta, além disso, cada espécie possui naturalmente um instinto que faz com que as aves desejem determinado tipo de semente. Contudo, é necessário cuidados, pois as sementes não fornecem todos os nutrientes necessários na alimentação diária das aves.

Por isso, é necessário cuidado com o balanceamento das sementes para que os pássaros cultivados em cativeiro não possuam algum tipo de desequilíbrio ou distúrbio alimentar, pois quando misturamos sementes eles tendem a comer aquela que mais apreciam o que pode causar falta de determinado nutriente que seria encontrado na natureza.

As sementes apresentam desvantagens nutricionais, pois possuem baixos teores de proteína e não apresentam vitaminas, além dos minerais existentes não serem completamente absorvidos pelas aves. Outro cuidado que deve ser tomado com as sementes é o fato que elas podem estar repletas de agrotóxicos e aflotoxinas, que podem esterilizar as aves e dependendo do nível de substancias concentradas podem levar o animal à morte.

Para quem cria pássaros, uma solução para alimentação desses animais é oferecer uma mistura entre alpiste e sementes (com uma proporção de 60% de alpiste e 40% de sementes) e complementar a alimentação com frutas e verduras. Contudo é necessário cuidado com esses alimentos, pois eles podem se estragar com muita facilidade, por isso é necessário verificar constantemente para que a sua ave não coma alimento estragado.

Com relação à escolha da semente a ser usada na alimentação das suas aves, não existe uma semente ideal, é claro que existem algumas sementes melhor adaptadas a cada espécie de ave, contudo você precisa observar os hábitos alimentares e o comportamento delas e verificar quais os tipos de semente que estão sendo mais bem aceitas pelas aves.

Para as pessoas que criam  aves, elas devem ofertar as melhores condições para esses animais, pois os mesmos se estivessem em liberdade teriam condições de vida bem diferentes, tanto de alimentação, habitação e etc. por isso, deve se procurar ofertar as melhores condições para as aves criadas em gaiolas, viveiros ou qualquer outro tipo de cativeiro. 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Aves

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *