Os Veterinários de Aves e os Cuidados Com os Pássaros

Os animais precisam de cuidado e carinho, pois são quase sempre indefesos e estão as voltas com diversos riscos, desde a seleção natural, a cadeia alimentar, a destruição de seu habitat, até a maldade humana.

Alimentando o Papagaio

Alimentando o Papagaio

Os animais domésticos são protegidos por seus donos, que lhe dão toda a atenção e amparo, já os silvestres não contam com esta sorte, principalmente as aves.

Os veterinários são os profissionais responsáveis pela saúde e bem-estar dos bichos, e são dedicados a vários tipos de animais, inclusive às aves.

Comumente, os bichos tratados são os cães e gatos, no entanto, o tratamento das aves e animais exóticos, quando domesticados, é diferenciado, precisam de atendimento médico especializado, para que tenham uma vida longa e saudável.

Cuidando das Asas

Cuidando das Asas

Os profissionais dedicados às aves orientam que os donos tomem o devido cuidado com a alimentação dos bichinhos, os pequenos pássaros, por exemplo, precisam de uma mistura de sementes à base de painço, alpiste, niger e colza, rações próprias para aves, mas não só isso, toda a nutrição deve ser acompanhada de frutas com polpa mole, verduras e legumes, além de ser necessário que elas também comam 01 ovo cozido por semana. Tudo isso para repor todas as necessidades de vitaminas que as aves precisam.

Outro cuidado importante é obter sempre uma gaiola adequada ao tamanho e peso da ave, para que ela não fique desconfortável, manter sempre a gaiola muito limpa, fazendo a troca do jornal ou forro diariamente e oferecendo água limpa e potável, com troca periódica e lavagem do bebedouro.

Veterinário com Pássaro

Veterinário com Pássaro

As aves silvestres têm comportamento diverso dos animais já domesticados, pois para que suas chances de sobrevivência em ambiente natural aumentem, elas costumam camuflar os indicadores de doenças. Em razão disso, quando os sintomas aparecem, pode ser tarde de mais. Por isso, quando apresentarem comportamento diferenciado, procure rapidamente um profissional especializado, assim você preservará a vida de sua vida.

O local a ser colocada a ave deve ser bem protegido, longe de vento forte, sol constante, distante da chuva e também de possíveis predadores.

Os pássaros silvestres devem ser tratados diferentemente dos comuns, como canários, a eles devem ser oferecidas rações peletizadas, porém, que não sejam oleosas, além dos legumes e frutas próprios e também tenébrios (larvas de besouro), que devem ser oferecidos de duas a três vezes por semana.

Antes de comprar ou tentar adquirir uma ave silvestre, verifique se a espécie a ser comprada pode ser comercializada, se há cadastro dos vendedores e da loja junto ao Ibama, já que as aves vendidas no mercado negro sofrem grande tortura, por ficarem acondicionadas em pequenas caixas sem alimentação e água, adoecem e perdem suas penas, e atentar-se que a aquisição e o tráfico de aves silvestres é crime.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Aves

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *