Melro Superbus

Melro Superbus – Passáro

  • Faz parte da Ordem Passeriformes
  • Pertence à Família dos Sturnidae

Como Deve ser Feita a Identificação na Natureza

Sua plumagem tem coloração azulada e possui reflexos metálicos especialmente na região do dorso, cauda e peito, enquanto que seu abdômen apresenta coloração acastanhada. A região da cabeça é preta e contém um anel de coloração clara entre o abdômen e o peito. Seu bico é preto e os olhos são bem amarelos

Sua Maneira de Viver

É um tipo de ave bastante gregária, e dela se conhece inúmeras formas de vocalização, contando com diversos significados. Ela se alimenta especialmente de pequenos insetos, entretanto pode comer ainda bagas e sementes. É bastante comum a encontrarmos procurando sua alimentação no solo.

Tipo de Reprodução

É uma ave quase sempre monogâmica. A construção de seu ninho, como em muitas espécies de aves, pode ser confeccionado em cima dos galhos das árvores, ou até mesmo numa parte oca das mesas e ainda em ninho deixados por outras aves. Seus filhotes são alimentados pelos machos e ainda por demais aves que costumam prestar ajuda, quase sempre machos de anteriores posturas.

Distribuição Geográfica

Esses pássaros tendem a ser vistos em regiões arbustivas, áreas urbanas e também em terrenos agrícolas. Sua incidência se dá na África, tendo uma grande área de distribuição, incluindo áreas de preservação. Ela é tida como uma ave comum, aparecendo com maior incidência no Kenya, Etiópia, e na Tanzânia.

Descrição

É uma ave de grande beleza. O destaque maior fica por conta da coloração das asas, dorso e cauda que apresentam uma aparência metalizada e reflexos esverdeados mesclados de violeta e azul. A cabeça é bastante escura o colo e a garganta contém um forte azul-metálico. Além disso, ainda tem uma franja branca na nuca e no peito, e a região ventral tem uma tonalidade perto do marrom tijolo.

  • Seu tamanho pode variar dos 18 aos 21 cm
  • Já a expectativa de vida pode chegar até os 30 anos

Características

É bastante alegre e muito ativo. Pode ficar próximo a outras aves parecidas, já que é bastante tolerante.

Cuidados Essenciais

Os cuidados com as aves, assim como com outros animais, devem ser no dia a dia, como a limpeza do viveiro, a troca da água e outros. Além disso, devem ser limpos diariamente os comedouros para inibir a criação de bolor, piorada com o ajuntamento de restos de alimentos.

Várias aves gostam de tomar banho e essa atividade causa benefícios à saúde do animal. Por isso, é importante deixar à disposição uma recipiente com água bem limpa e fresca, para que as aves possam se banhar.

Alimentação

A alimentação oferecida a qualquer ave precisa ser bem balanceada. Há no mercado uma enorme opção de marcas e substâncias específicas para cada tipo de ave. A forma de armazenar o alimento precisa ser feita com bastante cuidado, com a finalidade de manter as suas condições primeiras.

Essa ave gosta bastante de frutas, especialmente banana, maçã, mamão, e pera picadinhos. Pedaços de ovos cozidos e queijo branco também são muito bem vindos, inclusive ajudando a manter no organismo um nível de proteína animal. Além do mais, alguns vermes que há na farinha são uma iguaria muito esperada e de enorme valor nutricional.

Como estimulante pode-se oferecer ao animal algumas bebidas, como sucos natural de frutas ou ainda mel com água.

As vitaminas devem ser dadas de acordo com o período do ano. Por exemplo, no período da muda deve ser oferecido a Avi-Muda. Já durante os meses frios o melhor é o Complexo B ou ainda o composto chamado de Avi-Total. Durante a primavera deve-se oferecer um complexo vitamínico de D3, E e Avi – Ad

A água que as aves irão beber devem ser sempre fresca e, por isso, trocada todos os dias

Espaço Para o Desenvolvimento e Criação

O melhor é deixar os pássaros em um viveiro. O local deve ser bem ventilado, onde os mesmos possam ter acesso à luz do sol, mas ainda locais com sombra para que possam descansar. Vegetação ou folhagem podem auxiliar a gerar as condições necessárias para que ocorra a procriação.

Sexo

É bastante complicado de se conseguir diferenciar o individuo macho da fêmea, especialmente a olho nu, ocorre que tal procedimento pode ser efetuado por meio da sexagem. Após o encontro do casal ideal pode-se montar itens facilitadores, desde que haja um espaço considerável, como 2m x 2m x 2m e contando com uma ampla vegetação.

O ninho para esses animais pode ser feito numa caixa de madeira com tamanho mínimo que atinja 20x20x30 e nela seja disposta erva musgo, palha, dentre outros, isso não apenas dentro, mas fora também para que possam montar conforme sua vontade, o ninho.

Entretanto é conveniente por outro ninho com maior abertura, tipo vaso, já que algumas destas aves preferem procriar da mesma forma que os melros, em locais com ninhos mais amplos. A fêmea deverá colocar até 05 ovos que deverão ser chocados num período que pode chegar a 15 dias. Depois de eclodirem, os passarinhos sairão do ninho com aproximadamente três semanas de vida, e os mesmos será alimentados pelos pais num período que não excederá os 14 dias.

Neste período não lhes pode faltar o Tenebrio Molitor, os famosos vermes de farinha e ainda é importante o oferecimento de alguns pequenos grilos, além de ovos de formiga, dentre outros. Se esse tipo de alimentação não for oferecido à ave, nunca conseguirá êxito em suas criações.

Caso não saiba onde encontrar tal tipo de alimentação, saiba que os mesmos podem ser adquiridos em lojas próprias para aves ou ainda naquelas cuja especialidade sejam os répteis. Se tiver mais alguma duvida busque por sites especializados na criação de aves, para entender qual o procedimento certo para a criação, os locais mais apropriados e a montagem do viveiro.

Lembre-se que aves são animais que precisam de cuidados especiais, e não são brinquedos. Além disso, o espaço para seu desenvolvimento deve ser adequado, e não como uma jaula, apertados e tristes.

Pense nisso antes de adquirir um animal.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Aves

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *